janeiro 11, 2017

Opinião: dicas do blog a os novos gestores


imagem:google

Os novos prefeitos que tomaram posse no dia 1º de janeiro de 2017 não vão ter vida fácil pelos próximos quatro anos.
Quem se elegeu com um mínimo de juízo deve, ou pelo menos deveria, se preparar para uma verdadeira guerra em sua gestão.
O blog apresenta algumas dicas para esses novos gestores, sem a pretensão de querer ensinar como esses homens e mulheres de coragem devem administrar suas cidades. Vamos lá.
Não ao discurso da “herança maldita” – Virou moda um novo gestor assumir um cargo no executivo e depois de poucas semanas passar a dizer que recebeu uma ‘herança maldita’ do seu antecessor.
Ora, por mais que seja uma realidade evidente em alguns casos, tal discurso está mais para um ‘atestado de incompetência’ do que uma justificativa para o prefeito dizer que não consegue cumprir com seus compromissos de campanha.
O futuro gestor não pode esquecer que quando resolveram se candidatar ao cargo de prefeito, correria o risco de receber uma situação ruim. Logo essa história de ‘herança maldita’ em tempos de informação não cola mais.
“Não tem dinheiro” – Outro argumento que prefeitos assim que assumem o cargo gostam de usar e que está muito ligado ao discurso da ‘herança maldita’. Só que o povo não quer saber se tem ou não dinheiro, pois quando ele votou no prefeito que se elegeu foi acreditando que o mesmo tem o devido preparo e competência para driblar as dificuldades e fazer algo para melhorar a cidade e a vida dos cidadãos.
Transparência – Qualquer gestor minimante comprometido com a honestidade e boa aplicação dos recursos públicos tem que implementar políticas de transparência. Não se trata apenas de uma obrigação formal, mas de uma prática que pode fazer a diferença em qualquer administração.
Participação popular – O povo exige ser ouvido, exige opinar e participar dos destinos de sua cidade. O prefeito precisa fazer da comunidade que representa um parceiro, aliás, mais do que uma parceira, o povo tem que se sentir dono da gestão.
Cabe, portanto, que a administração crie canais de participação para que os moradores da cidade possam se sentir valorizado e não apenas ser tratado como “mercadoria” em tempos de eleição. Enfim, o prefeito não pode ter medo da voz do povo.
Não a perseguição desnecessária- Uma dica importante é o prefeito evitar que sua administração use do ar de perseguição para justificar seus atos com o povo. Eleito o prefeito representa a todos. A perseguição ao desafeto historicamente tem data e hora para acabar em qualquer administração, ficando a lacuna de revolta que pode ser colhida ao longo dos anos.
Projetos – Não adianta ter boas ideias, contar com emendas parlamentares, convênios etc para a cidade se não tiver projeto.
Os projetos têm que esta diretamente direcionados ao interesse da comunidade que ira beneficiar.
Relação com o Legislativo – Uma questão fundamental numa administração é o prefeito manter uma boa relação com os vereadores. Mais do que ter apoio da maioria, o importante é impor respeito político entre entre os poderes. Uma relação respeitosa mesmo que eventualmente pareça  tensa a os olhos da democracia.
O ideal é o executivo sempre estar aberto a prestar informações aos vereadores, colocando sempre que necessário os secretários para esclarecer algo na Câmara Municipal, ou o próprio prefeito fazer, ao final de cada exercício, um balanço pessoal da sua gestão.
Estas são algumas dicas do blog que deixamos a os novos gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário