janeiro 31, 2017

E o piso dos professores será pago?



Prefeito Francisco Clidenor no ato de sua posse.

Em Lago Verde muito se tem comentado, principalmente no meio educacional sobre o novo valor do piso a ser pago a os professores da rede pública municipal, previsto para o mês de janeiro. Trata-se de um reajuste de 7,64% para professores que exercem a carga horária de 40   horas semanais.

Em recente postagem a FAMEM alertou aos gestores que não há a obrigatoriedade da concessão do reajuste de 7,64% aos professores, caso já esteja cumprindo o piso do magistério, determinado por meio da Portaria Interministerial nº. 31, 12 de janeiro de 2017.

Diante dos fatos, suje uma pergunta: a Prefeitura de Lago Verde irá pagar o valor estipulado pelo Ministério da Educação e conceder o reajuste salarial a os professores municipais de 40 horas, valor esse que passa de R$ 2.135,64 para R$ 2.298.80?

Em anos anteriores a novela do “piso” gerou uma série de fatores, um deles, foi uma greve   encabeçado pelo sindicato que representa a categoria no município. Uma luta árdua, que dividiu a opinião da sociedade, gerando uma série de prejuízos ao sistema educacional de Lago Verde.

Ao termino de tudo, prevaleceu o reajuste concedido pelo gestor, que mesmo criticado, adotou a medida de acordo com a necessidade do município na época. Porém, essa decisão segundo boa parte dos educadores, foi arbitraria e ditadorial, no que deu vez ao surgimento de um movimento politico forte, que mais tarde veio a somar com o grupo do prefeito eleito. O resultado foi a maior representatividade na câmara de vereadores e o controle do sistema de educação no município.

Há alguns dias de receberem seus vencimentos, uma ligeira dúvida paira sobre os educadores. O piso determinado pelo MEC será ou não pago?

Com a palavra do tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário