janeiro 20, 2017

Câmara de Vereadores de Lago Verde não tem Portal de Transparência e está irregular segundo o TCE-MA



Dos 217 municípios do Maranhão, apenas duas Câmaras Municipais de Vereadores está cumprindo as determinações da Lei Complementar nº. 131/2009, a chamada Lei da Transparência, Magalhaes de Almeida e Balsas. A norma estabelece obrigatoriedade a todos os entes federativos na divulgação, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público. O levantamento é do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo o tribunal, a iniciativa tem como objetivo principal dar maior efetividade ao acompanhamento da transparência e contribuir com o controle social das câmaras maranhenses. A avaliação será realizada a cada trimestre.

O levantamento apontou que a Câmara Municipal de Lago Verde está entre as 141 casas legislativas que se quer possui portal de transparência, considerada irregular. As demais não disponibilizam informações financeiras e orçamentárias em tempo real; e 74 estão em desobediência ao padrão mínimo de qualidade.

Dar transparência a os gastos públicos do legislativo municipal será um dos grandes desafios da mesa diretora da casa e em especial do atual presidente  Emmanoel Latino-PR, além de acompanhar os feitos do executivo, missão essa que beneficiará todos os lagoverdenses, contribuindo com o desenvolvimento do municipio.

Com a publicação do TCE-MA da lista com todas as Câmaras que não cumprem a Lei da Transparência, e a constante atualização da página, cabe ao Ministério Público acionar todos os chefes do Legislativo dos respectivos municípios. A punição vai de cassação de mandato a suspensão de direitos políticos.

Em tempos de informação, não acompanhar o andar da carruagem é sem duvidas muito arriscado.

Pois como diz o ditado. Quem tem informação tem poder!


Clique aqui e veja o levantamento do TCE-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário