maio 26, 2011

FEJMA SE REÚNE E ARTICULA PRÓXIMO ENCONTRO ESTADUAL EM BURITI BRAVO

 

Do blog do Saddam


O Colegiado e a Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA), se reuniram ordinariamente no último sábado (21) para tratarem de uma pauta bastante extensa.

Um tom de descontração imperou na reunião

Na ocasião, além de debateram sobre as adesões de novas entidades, ocorridas no último Encontro do Fórum (março), na cidade de Timbiras [reveja], trataram sobre toda a logística do próximo Encontro, o décimo segundo, que será realizado em junho na cidade de Buriti Bravo.

REUNIÃO

Apesar da reunião ter começado com praticamente duas horas de atraso, contou com a presença de um número significativo de representantes dos colegiados (órgão representante das regionais) e de entidades adesas. A reunião foi aberta pelo Secretário Executivo Glauber Leonardo (Pastoral da Juventude).

Logo no início, o Secretário-Executivo Pedro Lopes (foto), representante da Central da Juventude de Pio XII, solicitou a palavra e explicitamente manifestou sua felicidade, socializando com os presentes à reunião, que o Prefeito Municipal de Pio XII, “Mundiquinho” Batalha, implantará em breve a Coordenação Municipal de Juventude. A repercussão da notícia entre os presentes foi unânime. Logo em seguida às palavras de Pedrinho (como é popularmente conhecido), a plenária parabenizou a iniciativa do Prefeito, estimando votos de sucesso à coordenação de Juventude da cidade que é vanguarda na discussão das Políticas Públicas de Juventude no Estado.

Já adentrando à pauta propriamente dita, Glauber propôs a delimitação dos indivíduos que comporão a mesa de honra da abertura dos trabalhos do FEJMA nos encontros estadual, visto o exacerbado prolongamento de sua composição e conseqüente uso da fala dos presentes. Após debates acalorados de posições contrárias à questão proposta, ficou acordado o estabelecimento de uma orientação às cidades que sediarão o Encontro Estadual da agremiação, para que haja uma delimitação na composição da mesa de abertura.
Acalorados debates culminaram em consenso

O posicionamento da Direção da entidade orienta que a mesa de abertura dos trabalhos dos próximos encontros estadual seja composta pelo Prefeito do Município sede, Presidente da Câmara, Coordenador da Secretaria ou Departamento Municipal de Juventude (caso haja), Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Secretário-Geral do FEJMA ou, em caso de ausência, os representantes destes, resguardado, eventualmente, as peculiaridades/particularidades de cada município sede.

Partindo para a metodologia, após intenso debate e proposições das mais diversas, surgiu um entendimento que a temática central do Encontro de Buriti Bravo seja as Conferências de Juventude, visto que o Encontro precede a realização de todas as etapas de conferências (municipais, estadual e nacional). Fora aprovado ainda, a inserção de oficinas sobre Fóruns e Conselhos de Juventude, de forma a capacitar os partícipes do Encontro à cerca da criação destes e ainda a ampliar a bagagem no que tange à finalidade e formas de atuação do mesmos.

Em seguida, passou-se então à discussão da realização das Conferências de Juventude (municipais, estadual e nacional), onde ficou estabelecida a participação do Fórum na COE (Comissão Organizadora Estadual) das Conferências.

Outra importante decisão, foi a instituição de uma carta aberta que será redigida ao final de cada Encontro Estadual, onde conterá os diagnósticos, as discussões e proposições do Fórum para as o município e Estado. A carta levará o nome de seu respectivo município sede.

COBRANÇA


Ao final da reunião, o Conselheiro Estadual de JuventudeAssis Filho solicitou explicações da atual Secretária Executiva do Fórum sobre por quais alegações os documentos da última gestão do Fórum, sob responsabilidade do ex-Secretário Executivo Rafael Oliveira, ainda não foram repassados para a atual direção da entidade. “É inadmissível que os documentos do FEJMA ainda não estejam sob responsabilidade da atual gestão”disparou Assis Filho. Glauber Leonardo respondeu afirmando que resolverá em breve a questão.



RECADASTRAMENTO

Na reunião, após consenso dos presentes, ficou ainda aprovado um recadastramento de todas as entidades aderidas ao Fórum, desde a fundação deste. A medida, que via traçar um panorama da real situação de cada entidade, quer ainda reorganizar o banco de dados dos cadastramentos do Fórum.

AVALIAÇÃO

Explicitamente, a reunião ordinária, uma das mais proveitosas do FEJMA, ocorreu sem inusitadas eventualidades ou discussões ásperas entre os presentes. As proposições da pauta foram analisadas e em consenso tudo foi encaminhado.

BURITI BRAVO

O décimo terceiro Encontro Estadual do FEJMA, programado para o mês de julho (ainda sem data definida), será realizado em Buriti Bravo distante cerca de 400 km de São Luís. Todos os encaminhamentos para a realização do Encontro (alimentação, hospedagem e programação) já foram decididos pelo Colegiado responsável.
Na cidade, o financiamento do Encontro ficará à cargo da Prefeitura Municipal, através da Coordenação Municipal de Juventude, cujo titular é Jofran Luís

VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário