maio 10, 2011

Assojovem participará do Lançamento do programa Estadual "Maranhão Profissional"

 Colaboração :blog do Assis Filho

A Assojovem ,Associação de Jovens de Lago Verde a convite do Conselho Estadual de Juventude CEJOVEM ,participará nesta quarta feira em São Luis  do lançamento do Programa Maranhão Profissional ,as 10 h no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (cohafuma).

A governadora Roseana Sarney lança o programa “Maranhão Profissional”, em cerimonia . Por causa da morte do secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Fernando Leal, a governadora Roseana Sarney adiou o lançamento do programa “Maranhão Profissional” para a próxima quarta-feira (11), mantendo - se o mesmo horário e local.

Na elaboração do Plano Integrado de Educação Profissional do Maranhão, participaram as secretarias de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), de Trabalho e Economia Solidária (Setres), de Desenvolvimento Social (Sedes), de Ciência e Tecnologia (Sectec), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) e de Educação (Seduc), além do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).



Também são parceiros da ação governamental, o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Sistema S (Senai e Senac), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE/MA), UNYCA/CDP - Centro de Desenvolvimento Profissional, Alumar e Vale.

É um plano grandioso que visa qualificar a mão de obra local para suprir a demanda dos empreendimentos instalados e em fase de implantação no estado, priorizando as oportunidades de emprego e renda para a população, com inclusão social e combate à pobreza extrema.


Ao lançar o Plano Integrado de Educação Profissional do Maranhão, o Governo do Estado demonstra que, na sua política de atrair novos investimentos para o Maranhão, tem a preocupação de que os empreendimentos que aqui se instalam resultem em geração de emprego e renda.

O Maranhão Profissional será executado em São Luís e em vários municípios do estado. Prevê a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação.


Com esse objetivo, foi realizado um mapeamento da situação da educação profissional e tecnológica do estado nas esferas pública e privada, visando à criação de novos Centros de Formação no Maranhão, a fim de que se tenham profissionais qualificados atuando em todas as empresas aqui instaladas. O plano é fruto de um estudo da atual e da futura demanda por mão-de-obra, que contemplará formação técnica, tecnológica e superior, com foco nas principais oportunidades de cadeias produtivas como agronegócio, papel e celulose, siderurgia, alumínio, logística, refino e petroquímico e exploração e produção de petróleo e gás.

A Assojovem confirma participação nesse importante evento ,e  levará o nome da juventude Lagoverdense para junto com o estado discutir uma politica social voltada para a inclusão do jovem no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário