agosto 23, 2011

Vice Governador Washington Luis participa da Conferência de Juventude em Coroatá.

Washington Luiz, Luís da Amovelar e Saddam Hussein



A cidade de Coroatá, cidade da Região Leste maranhense, distante cerca de 270 km da Capital do Estado, foi palco no último dia 13 de agosto da 2ª Conferência Municipal de Juventude. Sob o tema "Conquistar Direitos é Desenvolver o Brasil", a Conferência se transformou na maior festa juvenil de toda História da cidade. Washington chega ao local da Conferência acompanhado de Luís da Amovelar e Saddam Hussein Nunes


Convidado pela Juventude, o Vice-Governador do Estado Washington Luiz Oliveira chegou logo nas primeiras horas da manhã na cidade. Recepcionado pelo líder juvenil Saddam Hussein Nunes, Washington seguiu com grande comitiva para o Centro São Raimundo, onde participou da abertura da Conferência de Juventude.

Em sua chegada à Conferência, Washington foi saudado por Bombeiros Mirins

Com a participação maciça de jovens estudantes, evangélicos, católicos, de bairros, da zona rural etc., a Conferência iniciou às dez da manhã com um público de mais de seiscentas pessoas.

População compareceu em massa para discussões sobre a Juventude.

Consolidando o município dentre os que mais se preocupam com Juventude no Maranhão, a solenidade iniciou com o Prefeito Luís da Amovelar assinando o Ato de nomeação do Secretário e do Conselho Municipal de Juventude, os quais tomaram posse em seguida.
Erinaldo Rodrigues, Luís da Amovelar e Cici Almeida. No detalhe, Luís da Amovelar assina as nomeações
Erinaldo Rodrigues e Jociel Fernandes

Erinaldo Rodrigues, Secretário de Juventude empossado, classificou como “uma grande conquista juvenil” a implantação do Sistema de Juventude no Município. “Há muito os jovens coroataenses reivindicavam mais atenção do poder público, e hoje, concretizamos esse antigo anseio”, disse, em clara referência à criação da Secretaria. Jociel Fernandes foi escolhido Presidente do Conselho Municipal de Juventude.

Saddam Hussein Nunes, Conselheiro Estadual de Juventude e um dos líderes do movimento na cidade, ressaltou a importância histórica da data, afirmando que Coroatá deu um grande passo para a consolidação de Políticas Públicas. “Hoje Coroatá dá uma mostra de grandeza e sensibilidade administrativa, saindo à frente de maioria dos municípios do Estado ao instituir um Conselho e uma Secretaria Municipal de Juventude, resultado de uma antiga reivindicação nossa”.


Saddam, que também é membro da Comissão Organizadora das Conferências no Maranhão, falou ainda da preocupação do Prefeito Luís da Amovelar e do apoio irrestrito do Vice-Governador em concretizar essa antiga reivindicação. “O Prefeito Luís da Amovelar está de Parabéns ao saldar uma dívida de sucessivos governos municipais com a Juventude, Juventude essa que tão somente era lembrada nos discursos políticos e nos períodos eleitorais. A vinda do Vice-Governador Washington Luiz a nosso convite, explicita o prestígio que a Juventude coroataense tem junto ao Governo do Estado e que teremos a parceria necessária para a efetivação das nossas metas” assinalou.


Luís da Amovelar (foto), que há sete anos administra a cidade, fez uma retrospectiva das ações do Governo voltadas para o segmento, afirmando que a Juventude sempre foi uma das prioridades da sua gestão. “A gestão participativa e popular que iniciamos em janeiro de 2005, deu espaço para todos os segmentos da sociedade, e assim, a Juventude sempre teve participação nos rumos de nossa administração. A criação da Secretaria e do Conselho Municipal de Juventude é a efetivação de um compromisso firmado com os jovens durante nossa campanha eleitoral em 2008, onde instituímos um canal direto do jovem com nossa administração” reiterou.


Washington Luiz, grande entusiasta das lutas sociais e juvenis, ao fazer uma análise da situação juvenil no País, classificou como “grande avanço” a implantação da Secretaria e do Conselho de Juventude de Coroatá. “Com a criação da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude no Governo do Presidente Lula, a Juventude passou a estar prioritariamente na agenda do Governo brasileiro. Ano passado, através de Emenda Constitucional, a Juventude passou a ser responsabilidade direta do Estado com a inserção do termo 'Jovem' na Carta Magna do País. De igual modo, o Estado do Maranhão não fica aquém, e através da sensibilidade da nossa Governadora Roseana o Governo criou no início do ano uma Secretaria específica para a Juventude. Nessa sintonia, a cidade de Coroatá evidencia que não está na contramão da História e sobremaneira que as discussões de políticas públicas para a Juventude não ficam restritas apenas à Capital do Estado” argumentou o Vice-Governador.

Washington em entrevista à imprensa

Sobre as ações do Governo do Estado para a Juventude, Washington abordou com propriedade: “O Maranhão tem sido referência em se tratando de Políticas Públicas. O ‘Projovem’, o ‘Primeiro Emprego’, os novos Centros Tecnológicos – inclusive um em Coroatá – os novos Campus do Instituto Federal de Educação (antigo CEFET), a ampliação de pólos da UEMA e UFMA por todo o Estado, enfim, tudo um grande esforço do Governo para que capacitemos nossos jovens para o vasto mercado de trabalho que se abre com as novas oportunidades e investimentos que o Maranhão recebe” disse.
No encerramento de seu discurso à platéia, Washington agradeceu o convite dos jovens e reiterou seu compromisso com Coroatá. “A minha História e meu compromisso com Coroatá não vem de ontem, vem de muitos anos atrás (...). Vocês têm o meu respeito e admiração. Saibam que nossa parceria é firme e duradoura e faremos o que tiver que ser feito para o bem da nossa juventude. Contem comigo!” finalizou empolgadamente para alegria dos presentes.
Antes do encerramento da abertura, o Prefeito Luís da Amovelar convocou todo os Secretários de Governo presentes e determinou que as demandas da Juventude sejam prioritariamente atendidas.

Em baixo, da esquerda pra direita: Carlos Rios (Obras), Macílio Gonçalves (Comunicação), Delfino Lúcio (Cultura), Luis Junior (Saúde), Mayra Franco (Gabinete), Godô Brandão (Administração), Ronnes (Assessor Especial), Cízio Janus (IPM), Francimar (Finanças), Orlando Dantas (SAAE), Marilena Silva (Meio Amebiente)

A Conferência prosseguiu normalmente com os Grupos de Trabalhos que discutiram temas pré-selecionados pela Comissão Organizadora Municipal (educação, esporte, lazer, cultura, entretenimento, qualidade de vida, etc.), onde a platéia debateu os avanços já obtidos e os desafios a serem enfrentados pelo município no que tange à Juventude. Os relatórios dos GT’s seguirão para a Comissão Organizadora da Conferência Estadual, a fim de que as propostas integrem o relatório estadual a ser enviado para a Comissão Organizadora Nacional.

Em conversa com lideranças juvenis, Washington assegurou que intensificará sua agenda com a Juventude durante o processo de Conferências por todo o Estado, onde deve participar ainda das cinco Conferências Regionais que precedem a Conferência Estadual.

Tacurumã, Cici Almeida, Wasington Luiz, Luís da Amovelar, Daniel Viana e Saddam Hussein Nunes



Estiveram presentes à Conferência Carlinhos Borba (Superintendente da Caixa Econômica de Codó), Assis Filho e Daniel Gleyson (Conselheiros Estaduais de Juventude), Preto Dico (Professor de História da UFMA e Coordenador Estadual da CUFA), Pedro Lopes (Coordenador Municipal de Juventude de Pio XII), Zé Alves (Secretário-adjunto de Juventude de Pedreiras), Leondas Sousa (Secretário de Juventude de Timbiras), João Filho (Presidente do Fórum de Juventude de Coroatá) além de secretários de governo, vereadores e empresários de toda região.


VEJA MAIS FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário