agosto 30, 2011

Em retimo de Conferências de Juventude,Timom exemplo de Organização.



Blog do Assis Filho.
TIMON (MA) - A II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude realizada dias 26 e 27 deste, no Centro de Treinamento Wall Ferraz, foi encerrada com a apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalhos, Plenária Final e Eleição dos Delegados que representarão Timon na Etapa Regional da II Conferência Estadual, a ser realizada no município de Pio XII, no dia 11 de setembro próximo.


Segundo Eduardo Santos, a conferência atingiu seus objetivos e resultados. Os Grupos de Trabalhos apresentaram como proposta final a criação da Secretaria da Juventude e Conselho Municipal. Quanto ao conselho, a lei já foi criada na Câmara e sancionada pela prefeita Socorro Waquim, e ainda este ano deverá ser homologado. Quanto à secretaria, trata-se de um ato da prefeita, que tem demonstrado muita sensibilidade com as questões que dizem respeito às políticas públicas para os jovens.


A conferência foi ampla em vários os setores. Os participantes tiveram acesso às informações e novos debates em diversas áreas, através de seis grupos distintos. Sobre o tema Cultura, Sônia Terra, coordenadora no Estado do Piauí de Políticas Públicas para as mulheres. Esporte a Lazer, Padre Gustavo Covarrubias, da Congregação dos Missionários Combonianos. Trabalho, Geração de Renda e respeito à diversidade foi tema de Vitor Sampaio, do movimento Coletivo Mirindiba; Controle Social x Políticas de Juventude, proferidas pelo Professor José Carvalho Neto, controlador do município de Timon, Lucivânia Paz, Sub-controladora de Normas Técnicas e Carlos Ronny, do Conselho da Juventude de Fortaleza. O professor Eliézio Campelo Lima, da Faculdade São José falou sobre Educação e Tecnologia. Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, professora Vitória Mota da Faculdade São José e Lindalva Campelo da Rede Estadual de Ensino e Marina Silva enfermeira especializada em Saúde da Família falaram sobre os temas: Saúde e Meio Ambiente.


Com as informações e temas abordados pelos os Grupos de Trabalho, a conferência se habilita a criação de um plano municipal de políticas públicas que já está sendo elaborado e será enviando à Câmara Municipal para ser aprovado ainda este ano e incluído a partir de agora no orçamento geral do município.


A participação na conferência foi satisfatória e preencheu os requisitos propostos. Das 341 pessoas inscritas cerca de 270 pessoas, representando o poder público, sociedade civil, entidades de ensino superior, evangélicos e católicos, além de um excelente público que prestigiou a abertura e os trabalhos da conferência.


O tema principal abordado na abertura do evento foi proferido por Gabriel Sousa, da Coordenadoria de Assuntos Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude. Falando sobre Juventude, Desenvolvimento, Efetivação de Direitos, Gabriel fez uma explanação dos avanços que o governo federal tem defendido juntos aos jovens, através dos programas como: Projovem, Prouni, Pronatec, e ressaltou sobre os investimentos que o Governo Dilma ainda fará como a criação do estatuto da juventude e a PEC da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário