agosto 18, 2011

Juventude do Maranhão em clima de Conferências.



PRESIDENTE VARGAS (MA) - A I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Presidente Vargas aconteceu no dia 26 de julho de 2011, no Auditório Angelina Pelúcio, cujo tema foi “Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude".

O evento teve inicio às 08h:00minh com o credenciamento dos participantes e exibição de vídeos das ações realizadas pela Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Juventude – CMPPJ. Após houve uma apresentação cultural do grupo de capoeira do CRAS que cantou o hino do Município de Presidente Vargas e em seguida foi feita a composição da mesa cujos convidados foram:


* David da Silva – Representante do NAMP - Núcleo de Adolescentes Mobilizados Pró-Selo;
* Elismael de Sousa Barbosa – Coordenador Municipal de Políticas Públicas para Juventude;
*Neusa Viana – Presidente da Câmara de Vereadores;
*Arnaldo Luna de Sousa – Vice Prefeito;
*Pedro Robson Sousa Aguiar – Representante da PJ – Pastoral da Juventude;
*Iolanda Saling – Presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
*Raimundo Nonato Pereira – Coordenador da Secretaria Municipal de Educação;
*Wellington Alves – Coordenador do Conselho Tutelar;
*Liliane Pimentel – Representante da Secretaria Municipal de Saúde;
*Ivete Pereira Almeida – Secretária Municipal de Assistência Social;
*Raimundo Nonato Gonçalves – Sargento da PM – Polícia Militar;


Todos os convidados tiveram a oportunidade de expressar-se demonstrando em suas falas a importância da realização deste grandioso evento. O Coordenador Municipal de Políticas Públicas para Juventude, Elismael de Sousa Babosa, foi o último a se pronunciar, e iniciou a sua fala com uma linda frase de Franklin D. Roosevelt que diz “Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir a nossa juventude para o futuro”, ele frisou ainda que I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude é uma iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a construção e fortalecimento das políticas Juvenis Municipal, Regional, Estadual e Nacional. Com o intuito de promover um debate sobre assuntos ligados a realidade dos jovens e para entender suas necessidades, estabelecendo metas que atendem a esta demanda, que provoquem mudanças significativas na esfera social.



A Conferência de Juventude é um espaço para que a juventude Presvarguense e interessados na temática juvenil possam discutir e apontar as ações e programas a serem desenvolvidas pelo Poder Público.



Finalizou a sua fala declarando aberta a conferencia com uma frese de inspirada em Raul Seixas “um sonho sonhado sozinho é ilusão, já sonhado a dois é realidade” e desejou a todos e a todas um bom trabalho, em seguida a Adolescente Mobilizada Luana de Almeida Azevedo fez uma apresentação individual de todos os integrantes do NAMP e explicou a função do mesmo.



Às 10:20h houve uma pausa para o lanche e por volta das 10:40h retorno com a leitura e aprovação do Regimento Interno da I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude.



As 11:00h Conferencia Magna com o tema “Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude” por Tiago Braz representante do FEJMA – Fórum Estadual da Juventude do Maranhão.



Por volta do meio dia pausa para o almoço que foi servido na Escola Wladimir Barbosa Uchôa.


Às 13:40h retorno dos trabalhos com as falas de Keila Cristina Cantuário, Liliane Pimentel e Raimundo Nonato Pereira que apresentaram as políticas de Assistência Social, Saúde e Educação voltadas para a juventude de Presidente Vargas, e em seguida o público lançou perguntas sobre as políticas aos seus representantes.



Seguindo a programação foi feita a divisão das equipes para realização dos trabalhos em grupos que discutiram os seguintes eixos temáticos:


I – Direito ao Desenvolvimento Integral (educação, trabalho, cultura e comunicação)
II – Direito ao Território (cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais)
III – Direito à Experimentação e Qualidade de Vida (esporte, saúde, lazer e tempo livre)
IV – Direito à Diversidade e à Vida Segura (segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos)
V – Direito à Participação.


Posteriormente, apresentação das propostas dos grupos com seus respectivos eixos, e logo após houve uma apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes de 15 a 17 anos – Projovem Adolescentes do coletivo da Comunidade Quilombola Sapucaial que deram um verdadeiro show de criatividade usando o Cordel.



Em seguida foi feita a eleição dos delegados que participarão da Conferencia Nacional (Elismael de Sousa Barbosa – Poder Público e Pedro Robson Sousa Aguiar – Sociedade Civil).



Os delegados eleitos para a Conferencia Regional foram:


Poder Público – (Raimundo Nonato Pereira, Raimundo Nonato Bezerra, Ivete Pereira Almeida e Luana de Almeida Azevedo).
Sociedade Civil – (Maria de Fátima Amorim, Jéssica Vieira Sousa, David da Silva e Meridiane).


Após a eleição dos delegados o Coordenador de Políticas Públicas para Juventude Elismael Sousa apresentou a COM – Comissão Organizadora Municipal, e agradeceu a todos e todas que participaram e contribuíram com os trabalhos e declarou encerrada a I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude.



Com informações de Elismael Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário