agosto 31, 2011

Bumba-Meu-Boi agora é patrimônio Cultural do Brasil



A principal manifestação folclórica no Maranhão, o bumba-meu-boi, foi transformado nesta terça-feira (30) em Patrimônio Cultural do Brasil.

A decisão ocorreu após reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

A partir de agora, a brincadeira deve ser protegida pelo Estado para manter as suas características originais. Nos últimos anos, alguns grupos implementaram modificações na brincadeira que não eram condizentes com sua forma original.

A proposta do título foi apresentada há três anos por uma comissão de pesquisadores que reunião membros do Iphan do Maranhão, da Secretaria de Cultura do Estado e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O trabalho de pesquisa de inventário sobre o bumba-meu-boi durou aproximadamente quatro anos.

Essa é a segunda manifestação folclórica maranhense considerada Patrimônio Cultural Brasileiro. Em 2007, o Tambor de Crioula já havia conquistado esse título.

O bumba-meu-boi é uma brincadeira que contempla teatro e dança e conta a história de Pai Francisco e Mãe Catirina. Grávida, Catirina deseja comer a língua do boi precioso do patrão de Pai Francisco. Ao atender o desejo da esposa, Francisco é perseguido. No final da trama, o boi é ressuscitado e Francisco volta tranquilamente a trabalhar na fazenda.

Hoje, existem no Maranhão aproximadamente 200 grupos de bumba-meu-boi e todos obedecem um calendário que vai do batismo do boi (maio ou junho) até a “morte” da brincadeira, após os festejos juninos. O ápice da brincadeira ocorre em junho, durante as festas para São João e São Pedro. No largo de São Pedro, em São Luis, as homenagens ao santo chegam a receber até 150 mil pessoas.

No dia de São Marçal, em 30 de junho, os bois se reúnem em uma avenida de São Luís e também dançam em reverência ao santo. A festa reúne por volta de 200 mil pessoas e já tem mais de 80 anos.

Fonte: Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário