agosto 31, 2011

SEJUV debate políticas públicas de juventude em Conferência Regional


André Campos nos braços da Juventude
Multidão lotou Clube "Vanguard"


Com presença maciça de jovens da Região Central do Estado, a 1ª Conferência Macrorregional de Políticas Públicas de Juventude foi realizada em Bacabal, neste domingo (28). No evento, foi discutida a situação juvenil da região, elencando conquistas e desafios, estabelecendo propostas para a Conferência Estadual de Juventude.

De acordo com cálculos da Secretaria de Juventude, mais de 600 pessoas participaram da Conferência, entre eles jovens das cidades Bom Jardim, Buriti Bravo, Carutapera, Colinas, Esperantinópolis, Graça Aranha, Governador Nunes Freire, Presidente Dutra e Bacabal. O secretário de Juventude, André Campos participou da Conferência.
André Campos empolga a Juventude

André Campos classificou o momento como um marco na história juvenil. “A histórica luta e dedicação dos jovens por melhorias consolida, hoje, um momento singular no Maranhão. A juventude, ao discutir e eleger suas prioridades, mostra amadurecimento e conhecimento de suas necessidades”, ressaltou.

O deputado federal Alberto Filho participou da abertura da Conferência e garantiu que a Juventude deve ampliar seu espaço na política. “Foi-se o tempo em que os jovens eram espectadores. Hoje, o jovem cada vez mais se destaca e ocupa importantes espaços na política nacional”, afirmou.

O secretário-adjunto de Juventude de Bacabal, Frank Oliveira da Silva, representou a titular da pasta, Nathusa Chaves, que está em viagem à Europa, e destacou ações voltadas para o jovem bacabalense. “As ações da nossa secretaria são sempre pautadas no interesse comum dos jovens da nossa cidade. Bacabal hoje é referência para o estado por possuir toda estrutura para que aqui o jovem estude e trabalhe”, garantiu.
Assis Filho ao lado do Secretário André Campos

Assis Filho, conselheiro estadual de Juventude e membro da Comissão Organizadora das Conferências da Juventude do Maranhão, destacou que hoje o Maranhão encontra-se em um patamar de solidez quando se tratar de políticas públicas de juventude. “O Brasil avança e o Maranhão acompanha esse ritmo. Não há ações efetivas para um segmento, se o Governo não ouve os principais interessados. Desse modo, o Governo do Maranhão dá uma demonstração de sensibilidade e grandeza ao ‘sentar’ com a Juventude e discutir os seus anseios (...) Jovens, o futuro do Maranhão está nas mãos de cada um de nós” afirmou.

Prestigiaram a abertura da Conferência inúmeras autoridades de Bacabal, entre eles o presidente da Seccional da OAB, José Agnelo Rodrigues; o secretário Municipal de Administração, Almir Rosa Junior (que na oportunidade representou o prefeito Raimundo Lisboa); o presidente da Câmara Municipal, Manoel da Concórdia; o secretário municipal de Obras, Nonato Chaves, além do prefeito de Pio XII, Raimundo Batalha.

A Conferência Regional da Região Central do Maranhão elegeu 90 (noventa) delegados, dentre eles do poder público e a grande maioria da sociedade civil, que representarão a região na 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude que acontecerá em São Luís nos dias 30 e 31 de outubro.


A próxima Conferência Macrorregional acontecerá em Viana no domingo (4), reunindo os municípios das regiões da Baixada e do Munim. As propostas das Conferências Regionais serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual de Juventude, na qual serão, então, definidas as propostas do Maranhão para a Conferência Nacional de Juventude.

André Campos com jovens de Nova Olinda

Saddam coordenadou os trabalhos de um Grupo de Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário