novembro 04, 2014

Um pouco de História: Lago Verde à caminho de seus 53 anos


No século XX muitos migrantes da seca vieram para o maranhão encontrando terras disponíveis e desenvolvendo culturas de arroz e algodão. Com o arroz aqui no maranhão, a terra se valorizou a concentração da produção se organizou nos centros, o arroz atraiu o caminhão que, utilizando os caminhos abertos pelos migrantes, motivou a abertura de estradas.
No espaço rural dos antigos municípios, surgiram povoados que mais tarde, transformaram – se em sede de novos municípios como Lago verde, Lago do junco, Pio XII entre outras.
E graças ao arroz surgiu em 29 de novembro de 1961 Lago Verde que inicialmente teve o nome de Santo Antonio das Laranjeira, idealizado pelo seu primeiro morador, Sr. Teodoro Sobral de Araújo, e mais tarde Centro dos Gomes que perdurou ate a emancipação do então município. O nome de Lago Verde foi dado ao município em razão da existência de um lago na região, com essa denominação. Foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lago Verde, por lei estadual de 29 de dezembro de 1961, desmembrado de Bacabal e Vitória do Mearim em 31 de dezembro de 1963. Sede no atual distrito do Lago Verde ex-povoado.

Imagem aérea de Lago Verde nos dias de hoje

Um comentário:

  1. Prezado, Jean Canuto.
    Fiquei muito feliz, em encontrar o teu blogue na Blogosfera. O meu pai, era dono do Cazumba, na década de 60 e 70, na beira do Lago Açú, conheceu o Sr. Teodoro. Não nasci no Lago Açu, e sim em Arari, hoje moro em Portugal, mas te confesso, da alegria, em ler esses detalhes, de uma região, onde passei parte da minha infância. Estou Seguindo o teu blogue. Visite o meu. Um abraço e tudo de bom
    https://www.facebook.com/pages/josemariacostacom/477150875674204?ref=hl

    ResponderExcluir