junho 04, 2013

Lago Verde participará da Conferência Regional Do Meio Ambiente em Bacabal

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) vai realizar no dia 06 de junho (quinta-feira), a partir das 7:30h, na Universidade Federal do Maranhão Campus III, Avenida João Alberto, s/n, Bairro Bambu, em Bacabal,  a Conferência Regional do Meio Ambiente. O evento será a sexta etapa regional de uma série de onze (11) Conferências do Meio Ambiente que serão realizadas no estado até 5 de julho.

No Maranhão o evento foi iniciado em Chapadinha (8/5). Em seguida passou por Itapecuru Mirim (10/5), Barra do Corda (22/5), Presidente Dutra (24/5) e Santa Inês (4/6). Vinte e quatro municípios integram a Etapa Regional de Bacabal. São eles: Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Marajá do Sena, Olho D'Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pedreiras, Peritoró, Pio XII, Poção de Pedras, São Luís Gonzaga, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha,  Trizidela do Vale e Vitorino Freire.

Na Conferência Regional de Bacabal e, em todas as outras conferências regionais, será debatido o tema “Resíduos Sólidos” nos subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Em 2013 o mesmo tema e subeixos serão discutidos na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.


Para o doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Prof. Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, os debates em torno do tema Gestão de Resíduos Sólidos são fundamentais para que a sociedade entenda que todos são responsáveis pela produção dos resíduos. “A produção de resíduos sólidos não é responsabilidade do poder público. Cada pessoa é responsável pelo resíduo que gera. Essa responsabilidade não cessa quando jogamos o lixo para fora de casa. Fora de casa é 'dentro' da cidade. Devemos repensar nosso modelo de produção de resíduos e desperdício”, alerta.

Durante as etapas regionais também são eleitos delegados que deverão participar da IV Conferência Estadual, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Em Bacabal os participantes elegerão 54 delegados.
Caxias, Balsas, Imperatriz, Pinheiro e São José de Ribamar serão os outros municípios-sede das próximas etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. "Essas conferências poderão contribuir muito para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado do Maranhão. Isso porque elas fomentam as discussões relativas ao tema entre os diversos segmentos da sociedade. É uma excelente oportunidade para todos assumirem as suas responsabilidades em benefício de uma sociedade mais sustentável", disse o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes.
Informações: Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário