junho 07, 2013

Lago Verde: Com uma homenagem especial, vem ai a 5° edição do MAIOR SÃO JOÃO DO MARANHÃO.


A Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio da Prefeitura Municipal de Lago Verde – MA, realizará mais uma vez “O MAIOR SÃO JOÃO DO MARANHÃO” o tema deste ano será “VIVA SÃO JOÃO AO BRILHO DA ESTRELINHA DA ROÇA”, em homenagem a Quadrilha “ESTRELINHA DA ROÇA” que sobreviveu a várias gerações, contagiando e divulgando a Cultura de Lago Verde em várias cidades do Maranhão e estados vizinhos por mais de duas décadas de tradição.



Ano de fundação da Estrelinha: 1986 | Fundador: Professor Osmar Rodrigues Lima

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESTRELINHA DA ROÇA

“O brilho da Estrela”
(com Jô Meneses) 

Em meados de junho de 1986, surgia em Lago Verde a quadrilha junina ESTRELINHA DA ROÇA, mesclando simplicidade e organização, trouxe para a Cultura lagoverdense muito brilho e inovação para aquela época, (que por sinal era a melhor).


Criada e organizada pelo professor Osmar Rodrigues Lima, a quadrilha conseguiu reunir várias gerações por décadas, sendo assim considerada por muitos “A MAIOR QUADRILHA JUNINA DA REGIÃO”.

Com o passar do tempo a quadrilha sofreu diversas transformações, mas foi na década de 2000, que as mudanças foram ficando visíveis. No figurino os brincantes deixaram de lado a simplicidade da chita e optaram pela beleza da seda para confeccionar as peças.

Na dança foram inseridos alguns ritmos  típicos do nordeste e até de outras regiões como: xote, bumba meu boi, carimbó, dança portuguesa e muitas outras.

A quadrilha estrelinha da roça já fez e ainda faz parte da vida de muitos lagoverdenses. Quem não lembra da sua 1ª viagem? Ou então a “famosa viagem de três dias?”.

A quadrilha que sempre foi referência para outros grupos, hoje se encontra desativada, fechando assim um ciclo de 25 anos de muita alegria e tradição.


Tudo isso é muito bom, mas corremos o risco de tudo isso acabe de vez, pois com o passar do tempo as pessoas vão perdendo o interesse em continuar mantendo viva a cultura junina de nosso município. Visando essa problemática a Secretaria de Cultura e Turismo veio homenagear esse grupo folclórico que sempre abrilhantou "O MAIOR SÃO JOÃO DO MARANHÃO" e mostrar que nada é pra sempre, mas quem é pioneiro se eterniza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário