junho 21, 2011

O Presidente do Conselho Nacional de Juventude Gabriel Medina, participou de cerimônia com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.




O presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Gabriel Medina, participou de cerimônia com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, realizada no Palácio do Planalto, no dia 17 de junho. O evento foi organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que possibilitou o encontro de Ban Ki-Moon com o ministro da SG, Gilberto Carvalho, e com representantes dos movimentos sociais brasileiros. Na ocasião, Gabriel Medina falou sobre o protagonismo da juventude no processo de participação social e entregou a Ki-Moon uma carta contendo as prioridades desse segmento que, na opinião do Conjuve, devem receber atenção especial das Nações Unidas.


Gabriel Medina fez uma leitura do documento que cita, entre outras questões, o enfrentamento das desigualdades, em especial, o combate à fome e à miséria no mundo; a promoção do trabalho decente para a juventude e a importância de a ONU defender um mundo mais justo e sem opressões sobre as mulheres, os negros, as pessoas com deficiências e os homossexuais. O presidente do Conjuve destacou, também, a importância de ampliar e fortalecer uma agenda global sustentável, com destaque para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), ou Rio+22, com especial atenção para a participação dos (das) jovens no evento, que acontecerá no Rio de Janeiro, em junho de 2012.


O secretário Ban Ki-Moon permaneceu dois dias no Brasil, onde cumpriu uma agenda intensa, incluindo a audiência com a presidenta Dilma Rousseff. No encontro com a sociedade civil, os participantes debateram o fortalecimento da participação social na implementação de políticas públicas, estratégia bastante elogiada pelo secretário das Nações Unidas. Na ocasião, Ban Ki-Moon afirmou que os líderes da sociedade civil vêm participando cada vez mais de medidas importantes junto à ONU e que a entidade aprecia muito essas iniciativas, sobretudo aquelas voltadas para o alcance dos Objetivos do Milênio.


Ele citou, ainda, as ações pelo empoderamento das mulheres, a luta pela preservação do meio ambiente e o compromisso em relação à garantia dos direitos humanos. “Precisamos de uma parceria tripartite forte entre governos, sociedade civil e ONU. Quando essa parceria é forte, pode-se esperar que as sociedades e os países se fortaleçam e sejam capazes de aproveitar a liberdade da democracia. O papel da sociedade civil é sempre importante e eu estou aqui para ouvir suas opiniões e sugestões”, declarou. Ao final do encontro, Ban Ki-Moon agradeceu as contribuições recebidas. “Precisamos da capacidade de mobilização da sociedade civil. Vocês têm um número ilimitado de membros e podem mobilizar suas forças para que, em um futuro próximo, tenhamos um mundo melhor para todos”, concluiu.


Leia aqui a íntegra da carta entregue por Gabriel Medina ao secretário-geral da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário