março 31, 2017

Falta de merenda nas escolas prejudica alunos em Lago Verde

Alunos da escola Eliza Coquinho

Em Lago Verde, localizado na região do Médio Mearim, os estudantes estão sem merenda desde o início do ano letivo.

As aulas têm sido encerradas antes do horário previsto. Em vez das 5 horas/aula diárias, os alunos permanecem no colégio em média duas horas e meia e são dispensados. O motivo? Falta de merenda!

O turno da tarde na escola Eliza Coquinho nem terminou, mas os alunos já estão de saída. O motivo é a falta de merenda. Sem a alimentação, as aulas estão terminando mais cedo. 

"Tem muita gente que não tem condições em casa, que chega na escola sem ter merendado e saem de casa muito cedo, porque eles têm que pegar o ônibus muito cedo para chegar na escola", explica um aluno. 

“Não tem merenda não, todo dia eu compro um dose”, disse outro aluno.

O problema da falta de merenda nas escolas foi percebido assim que começou ano letivo, no inicio de março.  Mais de 5.000 mil alunos da rede pública, incluindo sede e zona rural não contam nesses primeiros dias de aula com a merenda que era para ser oferecida nas escolas, um direito constitucional, que contribui para o melhor desempenho do mesmo. E o que se ver é, que muitos desses alunos saem de casa sem comer nada. Com o horário de aulas reduzido, a educação dos alunos está comprometida.

Outros não têm dinheiro para comprar a merenda vendida na porta. "A gente sai às 6h para chegar na escola. Quando chegamos aqui, não tem merenda. O jeito é sair cedo pra não morrer de fome", lamenta outro estudante. 

Os pais de alunos se perguntam: cadê aquele povo que apontava supostos problemas na educação de Lago Verde? Onde eles estão e por que estão calados diante desses graves problemas que atinge as crianças? Será que aquelas acusações não passavam de interesses políticos eleitoreiro? 

Segundo o blog apurou, o recurso da merenda escola, cerca de 36 mil reais, caiu há muito tempo nas contas do município; no entanto, como o prefeito Dr. Francisco não priorizou a  licitação da merenda, o recurso ainda não pode ser usado.

O repasse para a compra de merenda escolar em todas as escolas do país é feito por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que transfere valores per capita diferenciados por faixa etária e condição de vulnerabilidade social. No caso de creches e escolas que atendem crianças até 10 anos, o valor varia de R$ 0,50 a R$ 1,00 por dia letivo de cada aluno.

Por outro lado, Dr. Francisco está à frente de um governo engessado, não consegue sequer gastar os 36 mil que estão na conta para adquirir merenda para os estudantes de Lago Verde.

Enquanto esse processo licitatório da merenda escolar não se define. Os alunos de rede pública de Lago Verde serão os grandes prejudicados!

E um ano letivo de 2017 está comprometido!



Nenhum comentário:

Postar um comentário