agosto 15, 2014

Nova sede do CRAS já é uma realidade em Lago Verde

                                      Roseana Sarney, Governadora do Maranhão


A governadora Roseana Sarney assinou, nesta quarta-feira (13), ordem serviço para a construção de 158 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 18 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Maranhão. O ato, contou, também, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, e de centenas de prefeitos municipais reunidos na parte externa do Palácio dos Leões. O prefeito de Lago Verde e o secretário de Assistência Social, que também foi contemplado com o convênio, estavam na cerimônia e assinou a ordem de serviço, onde será construído imediatamente o prédio do Cras, que ficará localizado em frente à Praça Petrônio Pereira na Av. Kenndy, no terreno onde funcionava a antiga escola John Kennedy.

O principal serviço ofertado pelos Cras é a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O órgão funciona como triagem e entrada de famílias em situações de vulnerabilidade e que necessitam de auxílio social para adentrarem no Sistema Único de Assistência Social (Suas), onde vão receber orientações e contribuições para o acesso aos seus direitos e melhoria de qualidade de vida. A governadora Roseana Sarney falou sobre a importância dos centros para aperfeiçoar os trabalhos de Assistência Social em cada município: “São 103 milhões investidos na construção e mobília desses centros. Espero que as famílias que irão usufruir desse serviço tenham um atendimento mais humanizado e que nossos resultados sejam multiplicados”, disse.
Prefeito Raimundo Almeida e Sec. de Assistência Social e Vice-prefeito Randolfo Oliveira

Roseana destacou ainda como os Cras e Creas vão modificar a economia dos municípios: “Desde as obras, que serão realizadas com mão-de-obra local vamos trazer um impacto positivo para essas cidades. Ajudando o cidadão a ter acesso a medidas sócio-educativas, aposentadoria, reconhecimento de seus direitos e cadastro no Bolsa-Família, vamos mudar a realidade sócio-econômica dessas localidades”, falou. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho ressaltou a parceria das secretarias do Governo para a concretização desses projetos: “As secretarias de Direitos Humanos, Planejamento e as secretarias municipais de Assistência Social foram de grande importância para levarmos esse trabalho à frente”, disse.

Fernando Fialho comemorou a interiorização dos avanços sociais, principalmente nas áreas rurais do Maranhão. E considerou a instalação dos centros como mais uma ação para o combate da pobreza extrema no Estado, que vem decrescendo desde 2012 com números louváveis (hoje está em 12%, segundo o IPEA). O secretário lembrou que a assistência será contínua: “O impacto dos Cres e Creas será diário na vida dessas famílias, em 90 dias estaremos inaugurando estes centros e transformando a vida dessas pessoas”, pontuou. Também estavam presentes na assinatura da ordem de serviço a secretária de Assistência Social de Penalva, Rosângela Reis e o Prefeito de Arari, Djalma Machado, que na ocasião representou a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão). O prefeito destacou a relevância do projeto: “É uma satisfação para todos nós assinar esse grande convênio, logo em uma área de imensa importância para nós, que é a social”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário