março 05, 2012

SECRETARIA DE JUVENTUDE DO ESTADO ACOMPANHA A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL EM COLINAS - MA


COLINAS (MA) – Durante esse final de semana, entre os dias 03 a 05 de Março, o Vereador Assis Filho (PMDB/Pio XII - MA) que também é membro do Conselho Estadual de Juventude, esteve a apedido do Secretário de JuventudeAndré Campos acompanhando a Conferência Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul no município de Colinas – MA. 


A abertura do evento aconteceu na noite dessa sexta – feira, 03/03, no Colinas Center Club com a presença do Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Arnaldo Melo, do ex – prefeito de Colinas, dos representantes do parlamento Juvenil do Uruguai, do Rio Grande do Sul e do Acre e do Parlamentar Juvenil do Mercosul, o maranhense e anfitrião do evento, Adão Randerson.


Numa solenidade bastante prestigiada por jovens do município de Colinas e da cidade vizinha de Jatobá o coordenador da conferência, Adão Randerson, apresentou o projeto do Parlamento Juvenil do Mercosul como forma de contribuir para o melhoramento da educação básica dos países que integram o Mercosul, a partir da visão da juventude que integra o bloco. Visivelmente emocionado, Adão Randerson lamenntou a falta de apoio da administração pública local, mas agradeceu as parcerias que obteve que foram culminante com o sucesso do evento.


O Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Arnaldo Melo, que foi homenageado no evento pelas contribuições prestadas, ressaltou w importância do protagonismo juvenil na sociedade, disse que era necessário cada vez mais apostar na qualificação da juventude e declarou que a Assembléia Legislativa estará sempre de portas abertas para os jovens maranheses.


O vereador Assis Filho que também é membro do Conselho Estadual de Juventude, representou o Secretário de Juventude do Estado, André Campos e disse que o desejo do secretário e da Governadora Roseana é que todas as ações de juventude no Estado tenha o apoio e o acompanhamento do Governo para cada vez mais fortalecer essa parceria indispensável com a sociedade civil organizada. Assis Filho parabenizou a iniciativa do jovem Adão Randerson afirmando que era um prazer para o Maranhão receber essa importante Conferência Internacional, sendo ela um desafio por ser realizada no interior do Estado.


Depois da solenidade de abertura houve uma festa cultural no local do evento.


Na manhã de sábado, 04/03, Assis Filho ministrou uma palestra na Mesa sobre o Estatuto da Juventude. Na palestra o conselheiro de juventude explicou o que era o Estatuto, seus principais debates atuais no Senado e as conquistas que a juventude brasileira alcançará com sua aprovação. Foi fornecida a todos os participantes cópias integral do Projeto de Lei Nº 4.529 – B de 2004 que institui o Estatuto da Juventude.



O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é um projeto de caráter internacional, realizado pelos Ministérios da Educação do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia, cujo propósito Central é abrir espaços de participação, possibilitando que os jovens possam debater e trocar idéias sobre temas atuais e importantes. O debate e a participação constituem práticas sumamente importantes para uma educação democrática, respeitosa dos direitos humanos e promotora de uma cidadania crítica.


O evento se estendeu até a manhã do domingo, 05 de Março e todo o debate ocorrido durante a conferência será resumida em um relatório final que posteriormente será encaminhado a cúpula do Mercosul que servirá com diretrizes norteadoras para ações conjuntas dos países pertencentes a Mercosul implementarem como política pública educacional para juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário