março 05, 2012

Engole essa:Maranhão avança na saúde e sobe no ranking nacional


por Zeca Soares

Add caption
Com os investimentos realizados nos últimos três anos pelo governo do Estado, o Maranhão deu importante salto de qualidade na área da saúde. O estado, que em 2008 ocupava a última colocação no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), avançou nove posições e hoje está em 18º lugar com pontuação de 5,20, à frente, por exemplo, do Rio de Janeiro, que apresenta índice de 4,58. Entre as capitais, à frente de cidades como Brasília, Rio de Janeiro e Teresina, em nono lugar está São Luís, onde hoje a maioria dos atendimentos é feita pela rede estadual de saúde.

 
O IDSUS 2012 (disponível no sitewww.saude.gov.br/idsus) avaliou o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
A governadora Roseana Sarney destacou que o avanço alcançado na saúde nos últimos três anos, retratado agora pelo Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde, mostra que o Maranhão está no caminho certo. “Hoje, temos uma rede totalmente estruturada e que está se consolidando com as ações do Programa Saúde é Vida, garantindo mais qualidade de vida para os maranhenses”, afirmou a governadora.
“O Maranhão deixa a lanterna e acaba de uma vez por todas com o discurso vazio da oposição de que sempre estamos disputando o último lugar. São Luís passa Teresina em acesso e qualidade de saúde e quebra um tabu secular. O ranking do IDSUS reflete o esforço de dois anos (2009 e 2010) do Programa Saúde é Vida, iniciado em 2009. No próximo ranking, em 2013, o Maranhão haverá de obter o resultado da implantação total do programa e sem nenhuma dúvida estaremos na liderança”, avaliou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.
O Programa Saúde é Vida prevê a construção de 72 hospitais e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da completa reestruturação da rede estadual já existente. Desde que foi iniciado, o programa já colocou em funcionamento sete UPAs – cinco na Grande São Luís, uma em Coroatá e outra em Imperatriz – e cinco novos hospitais em Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Magalhães de Almeida, Morros e Grajaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário