março 02, 2011

Em primeira mão: ASSEMBLÉIA APROVA REFORMA ADMIISTRATIVA E SECRETARIA DE JUVENTUDE PERMANECE EXTRAORDINÁRIA


Do blog: veriadorassisfilho.blogspot.com

Na tarde de última segunda - feira, 28 de Fevereiro, a Assembleia Legislativa do Maranhão apreciou e votou sem discussão e sem modificação a Medida Provisória Nº 081 de 14 de Novembro de 201o que estabelece a reforma administrativa no Governo do Estado. A MP já estava em vigor por sua força de vigência do ato de sua publicação e foi convertida em lei nessa segunda - feira (Lei Estadual Nº 9.339 de 28 de Fevereiro de 2011).

De toda a reforma realizada pelo governo, daremos ênfase a Secretaria de Juventude.

A pasta foi separada do Esporte que tem como titular o ex - deputado Joaquim Haickel e ficou como extraordinária na estrutura do governo. Chegou a se especular que a governadora Roseana tornasse a pasta ordinária e com orçamento - seria um grande salto na política de juventude - no entanto, nesse primeiro momento a reforma foi mantida como anunciada em meados de Dezembro do ano passado, não ficando, entretanto, descartada a possibilidade de dar estrutura e orçamento próprio à secretaria.

A secretaria foi alvo de muitas disputas intestinais dentro do governo, de um lado o grupo liderado pelo Deputado Roberto Costa e de outro o grupo da Juventude Guerreira apadrinhada pelo Presidente da Câmara, vereador Pereirinha.

Inicialmente o deputado Roberto Costa tentou emplacar os nomes do Vereador de Pio XII e membro do Conselho Estadual de Juventude, Assis Filho e do advogado e Presidente do Cejovem, Ruy Pires. A pasta permanece em definição. Ruy Pires e André Campos foram nomeados como adjuntos, Roberto continua na Assembléia.

O titular da pasta deverá ser o deputado Roberto Costa - nome de consenso no governo - porém não se sabe de fato se o deputado deixará seu brilhante mandato na Assembleia, Costa tem apresentado vários projetos inteligentes e saído em defesa do governo, o que tem lhe rendido grande espaço na mídia e utilidade para o governo na Assembleia.

Correndo por trás a Juventude Guerreira já até fez uma eleição para indicar um dos secretários adjuntos e outros auxiliares, a questão agora é saber onde acoplar, na secretaria extraordinária só tem vaga para dois adjuntos e nessas vagas já tem duas nomeações. Uma disputa intestinal dentro da Juventude Guerreira por cargos no governo fez o grupo rachar e perder força.

As principais decisões da pasta, passam e passarão pelo deputado Roberto Costa, independentemente da sua ida ou não para a secretaria।



Pelo que se ver muita água ainda tem por passar debaixo dessa ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário