março 03, 2011

Chuva deixa milhares de desabrigados em Trizidela, Pedreiras, Grajaú e Imperatriz

 Do imirante.com

Já são mais de seis mil pessoas desabrigadas em Trizidela do Vale. O
aumento no nível do rio Mearim atingiu, também, o município vizinho, Pedreiras, que tem 440 famílias sem casa.
Cheia em Trizidela deixa casa quase submersa. Foto: De Jesus/O Estado Maranhão
De acordo com dados da Defesa Civil, o nível do rio Mearim está seis metros acima do normal. O problema começou a atingir as famílias na madrugada dessa terça-feira (1º). Muitas nem tiveram tempo de tirar todos os seus pertences, e a correria foi grande para salvar os objetos e móveis. Quem tem comércio na área baixa da cidade, o trabalho foi tentar salvar as mercadorias.
Hoje, muita gente já estava alojada em abrigos improvisados, como num hospital desativado, escola e, até, parque de exposição de animais.
De acordo com o vice-prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, as famílias estão sendo alojadas em galpões ou indo para a casa de parentes. Durante todo o dia de ontem, a prefeitura disponibilizou 40 carros para retirar das casas alagadas os pertences das famílias. Até tratores foram usados para ajudar os moradores a retirarem móveis de casas alagadas.
A chuva forte começou na noite de segunda-feira. As águas do rio Mearim subiram em poucas horas, de acordo com os moradores. A previsão do tempo para o município, nesta quarta-feira, é de mais chuva.
- É impressionante a rapidez com que ele transbordou – disse Maia.
Em 2009, a situação na região de Trizidela do Vale e Pedreiras foi bastante grave com a enchente do rio Mearim. Com as chuvas dos primeiros meses daquele ano, o nível do rio subiu e deixou, só em Trizidela do Vale, 18 mil famílias desabrigadas. A água do Mearim cobriu agências bancárias, Correios, cemitério, farmácias, telefones públicos, postes de energia elétrica e um estação da Caema.
Grajaú e Imperatriz
Na noite dessa terça-feira (1º), 15 famílias tiveram que abandonar as casas no bairro Tresidela, às margens do rio Grajaú, no município de Grajaú. O nível do rio subiu e invadiu as casas.
Em decorrência da cheia, cerca de 12 famílias já foram desabrigadas, sendo que destas, pelo menos metade foi transferida pelas equipes da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Exército para barracas improvisadas no parque de exposições da cidade.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, há previsão de que o número de desabrigados aumente nas próximas horas em função das chuvas que atingem a região da Usina Hidrelétrica de Lajeado e enchentes de afluentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário