março 21, 2011

ASSSIS FILHO CONFIRMA PRESENÇA DO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE NA REUNIÃO DO FEJMA EM TIMBIRAS – MA

SÃO LUIS (MAS) – O Conselheiro Estadual de Juventude, Assis Filho, que também é vereador de Pio XII, entrou em contato com o Presidente do Conselho Nacional de Juventude – CONJUV, Gabriel Medina, para estar presente no XI ENCONTRO DO FÓRUM ESTADUAL DE JUVENTUDE DO MARANHÃO – FEJMA que nessa oportunidade ocorrerá no município de Timbiras – MA.


O Conselheiro de Juventude, Assis Filho, já mentem contato com Gabriel Medina desde a realização do III ENCONTRO NACIONAL DE CONSELHOS realizado em Brasília – DF no final de Novembro de 2010, naquela ocasião o Presidente do CONJUV era Danilo Moreira.



Gabriel Medina se elegeu Presidente do Conselho Nacional de Juventude pela sociedade civil representando do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (Fonajuves) na 23ª reunião ordinária do Conselho, que aconteceu no último dia 14 de dezembro, em Brasília (DF).


Gabriel Medina será uma das principais personalidades no próximo encontro do FEJMA, ele será o primeiro presidente do CONJUV a prestigiar pela primeira vez um encontro do Fórum de Juventude do Maranhão.

Na conversa que teve com o Conselheiro Assis Filho, Medina disse que será uma satisfação está no Maranhão e reencontrar a militância que esteve no encontro de conselhos no ano passado e que além disso será mais que oportuna a sua presença quando vai tratar sobre um assunto que será uma marco no ano de 2011 para a juventude - as conferências.

O Presidente do CONJUV vai ministrar o Painel de formação sobre as Conferências de Juventude em 2011. Esse ano será o ano das conferências, municipais, regionais, estadual e Nacional de juventude já convocada por decreto pelo ex – presidente Lula ainda no ano passado. O Painel pretende orientar as organizações de juventude do Maranhão sobre as novas regras e procedimentos das conferências em 2011.

Gabriel Medina já está com passagem marcada para o Maranhão e deve chegar no aeroporto de São Luís às 00h30min da madrugada de quinta para sexta – feira. Fica em São Luís pela manhã onde deve se reunir com representantes do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão e com o futuro Secretário de Juventude do Estado Roberto Costa e depois do meio dia seguem direção ao município de Timbiras acompanhado pelo conselheiro Assis Filho onde devem participar a noite da posse do Conselho Municipal de Juventude do município. O painel sobre as conferências de juventude em 2011 acontece às 15h00min do sábado (29/03), conforme a programação. Medina retorna à Brasília no domingo (27/03).

HISTÓRICO

O paulista Gabriel Medina tem 28 anos, é psicólogo e milita há dez anos nas lutas da juventude. Participou do movimento estudantil onde foi dirigente do Centro Acadêmico e do Diretório Central dos Estudantes, contribuiu com a construção do Projeto Juventude — marco na elaboração coletiva dos projetos de juventude no país – além de trabalhar com assessoria na área de juventude em órgãos legislativos e executivos.

Em 2008 concorreu a um mandato de vereador em sua cidade natal, Araraquara (SP) conquistando a segunda suplência. Participa do Fonajuves através do Movimento Música para Baixar – MPB, que procura debater a importância da cultura livre difundida na internet e defende bandeiras como a reforma do direito autoral e a instituição do Plano Nacional de Banda Larga.


CANDIDATURA AO CONJUV

No primeiro turno das 60 cadeiras que compõem o Conjuve 56 retiraram crachás e estavam aptas a votar. A participação massiva dos conselheiros, assim como o número expressivo de candidaturas (7 no total), foram comemoradas como reflexo do momento de valorização e amadurecimento vividos pelo coletivo do Conjuve.

Antes do início da votação os sete candidatos fizeram uma breve exposição de suas ideias. Durante a apresentação os conselheiros Ângela Guimarães retirou sua candidatura e passou a apoiar Gabriel Alves. Josbertini Virginio e Samoury Mugabe também retiraram suas candidaturas e manifestaram apoio ao conselheiro João Vidal. Por fim Luciana Martinelli anunciou a retirada de sua candidatura e o apoio à Gabriel Medina.

Durante sua apresentação Gabriel Medina afirmou que sua candidatura conquistou muitos apoios, inclusive de entidades que não fazem parte do seu Fórum e defendeu a diversidade da juventude e a valorização da participação juvenil. “Queremos um Conjuve mais forte, participativo, combativo, coletivo e democrático para gerar avanços coletivos nas Políticas Públicas de Juventude”, enfatizou.

AS VOTAÇÕES

Gabriel Alves teve 15 votos, ficando em 3º lugar. João Vidal teve 16 votos e passou para o segundo turno onde disputou com Gabriel Medina, que obteve 24 votos. Por estar conduzindo o processo de votação a Secretaria Nacional de Juventude absteve-se de votar.

Observando um intervalo regimentar o Conjuve realizou o segundo turno das eleições ainda na tarde da terça-feira (14). Os conselheiros e observadores conversaram e organizaram alianças de acordo com o novo cenário. 55 instituições se habilitaram para essa fase da eleição. Gabriel Medina foi eleito com 38 votos contra 16 votos de João Vidal. Novamente houve uma abstenção, da SNJ.

Falando sobre o processo de votação, em que teve maioria de votos nos dois turnos, Medina destaca como fundamental a unidade de movimentos juvenis – redes, fóruns e organizações – com ONGs (organizações não governamentais) e movimentos religiosos, passando pelos mais diversos setores como jovens trabalhadores, rurais e ambientalistas. A articulação que garantiu aproximadamente 70% dos votos no segundo turno incluiu também a aliança com o movimento estudantil. O presidente destaca, ainda, o apoio dos candidatos Gabriel Alves e Ângela Guimarães na composição do cenário que lhe garantiu a vitória.


O ATO DE POSSE


Logo após o anúncio do resultado aconteceu o ato de posse. Danilo Moreira conduziu o ato em que passou a presidência do Conjuve ao eleito Gabriel Medina. Compuseram a mesa os sete candidatos à presidência, o ex-presidente do Conjuve David Barros e o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário