maio 18, 2015

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


No dia 18 de maio, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.

Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Todos os anos, o Comitflorê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual realiza a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, com o objetivo de mobilizar a sociedade. Acesse o blog da campanha:
A logomarca da campanha é uma flor, que desde 2010 tornou-se o símbolo do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
 

Dados do Disque 100

O Disque 100 ou Disque Direitos Humanos, é um serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) que recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Segundo dados da SDH, desde o início do serviço, em maio de 2003, até agosto de 2011, o Disque 100 recebeu e encaminhou 195.932 denúncias de todo o país. Só em 2011, de janeiro a agosto, foram registradas 50.833 denúncias. Os dados do Disque 100, revelam que a maioria das vítimas de violência sexual são do sexo feminino, representanto 78% das  denúncias registradas entre janeiro a fevereiro de 2011. Para saber mais acesse as informações no site da Secretaria de Direitos Humanos.

As denúncias registradas no Disque 100 são examinadas e encaminhadas aos serviços de atendimento, proteção e responsabilização do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Adolescência presentes nos estados e nos municípios brasileiros. Os principais parceiros são os Conselhos Tutelares, o Ministério Público e os órgãos da segurança pública - Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.


Imagens: Palestra realizada na escola Balão Mágico

A Prefeitura municipal de Lago Verde por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social  e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV veem realizando um  ciclo de palestras nas escolas sobre violência e indisciplina dos alunos na sociedade.
As palestras tem como objetivo debater, orientar e prevenir os jovens e crianças sobre vários temas de relevância, principalmente sobre a  exploração sexual infantil, o uso de drogas no meio social, o bullyng e outros temas de igual importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário