maio 28, 2015

Lago Verde: PLUVIÔMETRO INSTALADO COM SUCESSO


A Prefeitura de Lago Verde, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com o CEMADEN- Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, instalou um Pluviômetro Automático, nesta quinta- feira (28/05). O equipamento foi colocado na lateral da sede da Prefeitura Municipal, localizada na Av. Kennedy. No caso de chuvas, a CEMADEN acompanhará os índices pluviométricos no município, e se houver necessidade, em virtude de prevenir alagamentos ou alguma outra catástrofe ambiental, informarão os números registrados a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que por sua vez, comunicará a Defesa Civil.


O pluviômetro automático é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.  Desde agosto do ano passado a Prefeitura firmou convênio com esse importante órgão, e é hoje o primeiro pluviômetro automático instalado no município de Lago Verde em seus quase 54 anos.

O secretário adjunto de meio ambiente e coordenador do CEMADEN em Lago Verde, Jean Canuto, destacou a importância do pluviômetro para deixar as comunidades de Lago Verde mais segura. “É importante à comunidade ficar atenta à percepção de risco, principalmente em relação à vulnerabilidade”. Temos que aprender com o exemplo do aconteceu em 2009 quando houve grandes alagamentos na região da baixada lagoverdense, com a instalação desse pluviômetro, fica mais fácil acompanharmos as variações climáticas no município.

O projeto faz parte de um pacote de medidas do prefeito Raimundo Almeida para deixar a comunidade de Lago Verde mais segura no período de fortes chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário