maio 06, 2014

Beirou o Ridículo: Petistas enxergam mensagem subliminar em nova novela da Globo.



Control X
Simpatizantes do PT (Partido dos Trabalhadores) na internet estão vendo supostas mensagens subliminares do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na novela Geração Brasil, que estreou nesta segunda-feira (5) na Globo. Para eles, o nome da trama (G3R4Ç4O BR4S1L), com números no lugar de vogais, remete aos números dos dois partidos (40 e 45, respectivamente).
O PSB e o PSDB serão os principais rivais do PT na campanha eleitoral deste ano, com disputa pela Presidência da República.
"Repare que o 'BR4S' remete ao número do PSDB de Aécio [Neves] e o '4O', ao 40 do PSB de [Eduardo] Campos", notou o internauta Stanley Burburinho no Twitter. "Não é mensagem subliminar, é mensagem direta mesmo", acusou Joaquim Crispiniano.
O deputado estadual Carlos Bordalo (PT-PA) também enxergou a mensagem subliminar: "A Globo deu um jeito de ajudar o candidato do PSDB. Incluiu um 45 estilizado no nome da nova novela das sete. Par quem ele vai governar?", questionou.
A mensagem subliminar gerou controvérsia entre os próprios simpatizantes do partido. José de Abreu, ator da Globo e eleitor declarado do PT, ignorou a tese. "Loucura! Trabalho lá há 32 anos, nada a ver", respondeu a seguidores.
O consultor em marketing político Chico Santa Rosa não vê campanha oculta no nome da novela das sete da Globo e afirma que os eleitores do PT fazem uma especulação fantasiosa. "Eles vão acabar promovendo o PSDB. Todo mundo vai começar a ver ali o 45. É uma elucubração mental do [eleitor do] PT, que está desesperado porque vê a candidata perder muitos pontos", argumenta Santa Rosa.
Não é a primeira vez que a Globo é acusada de fazer campanha eleitoral disfarçada em seus produtos. Em 2010, o coordenador da campanha da então candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Marcelo Branco, criticou o texto da vinheta de aniversário da Globo que, segundo ele, remetia ao slogan de José Serra (PSDB), além de a emissora estar comemorando 45 anos (mesmo número do PSDB). A Globo teve de suspender a campanha comemorativa.
A Globo afirma que "não precede em absoluto" a acusação de mensagem subliminar do PSB e PSDB. "A novela trata de tecnologia e a grafia do nome da novela é inspirada no alfabeto 'Leet', ou 'L33t', uma espécie de linguagem codificada dos hackers. É baseada na substituição de letras por símbolos e números para formar uma linguagem usada por hackers e usuários de jogos, mas se popularizou e é usada por diversas pessoas para se comunicarem online", informou a emissora.
Fonte: Com informações do Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário