abril 24, 2014

A Juventude e seus Desafios na Política.



Quando falamos em participação da juventude tanto na política como nos movimentos sociais queremos ver a juventude sendo protagonista de um novo Lago Verde, de um novo Maranhão e de um novo Brasil. A juventude como parte ativa de nossa sociedade passa por novas transformações, transformações estas que no andar dos anos muitas vezes passaram por atividades intensas de  mobilização e participação. Nossa sociedade vivenciou momentos distintos quanto a participação da juventude no cenário político.

Quando falamos em juventude, vem ao nosso pensamento os caras pintadas, que foram parte importante no cenário brasileiro, mostrando mobilização e participação ativa em um episódio político que marcou história na vida de todos no pais.  Hoje possuímos uma juventude menos participativa no contexto social e também político onde cada vez mais percebemos uma menor participação da juventude na sociedade e na política brasileira.A juventude não pode ocupar espaços para ser coadjuvante num contexto tão importante. A juventude tem que participar, se mobilizar em prol de idéias inovadoras que venham a trazer o progresso e o desenvolvimento social de sua cidade. A juventude não pode ser suprimida nem renegada. A população em geral pede  hoje a participação da juventude para quebrar paradigmas impostos a décadas por uma politica que desassiste a vontade dos jovens. A sociedade implora por renovação, por uma nova visão. Nossa sociedade está cansada e calejadas de noticias de corrupção e insegurança.

A juventude tem um papel importante dentro do cenário político social, na qual cada vez mais vemos a necessidade e o pedido de renovação, de novas idéias, de novos conceitos  na política, sem essa de ude ude. A juventude desempenha papel fundamental na atualidade onde as transformações  precisam ser efetuadas, fazendo com que sejamos  protagonista destas mudanças. Isto que precisamos: novas atitudes, alicerçadas na justiça social com ética e transparência, tanto no mundo público, como no familiar.


Vamos mobilizar nossa juventude, e através dela mobilizar toda a nossa sociedade pelo bem comum, sem rancores e sem vaidades, sem essa de que sou melhor ou pior. Chegou o momento de a juventude ser protagonista, buscando ser o elo de ligação entre o novo e o inovador apoiada nas pessoas experientes e com credibilidade. A juventude vem para fazer o novo acontecer aliada e alicerçada na experiência daqueles que construíram com honra e ética o ontem e o hoje em benefício do bem comum para todos, tanto em nosso Lago Verde, como no Maranhão e no Brasil.


 A ação de hoje resulta no futuro de amanhã. Desta forma, plantaremos a semente para colhermos os frutos do futuro amanhã.

                                                                                       Jean Canuto*


                                                            Militante de Juventude de Lago Verde- MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário