maio 18, 2012

Em Pio XII veja como esta a corrida para Vice Prefeito



Pré - candidatos a prefeito: Carlos do Biné (PV), Paulo Veloso (PRB) e Dr. Franzé (PC do B)

Blog do Assis Filho

Uma coisa estar certa em Pio XII, em mais uma eleição teremos três candidatos a Prefeito para o pleito de Outubro de 2012.

Os dois principais pré – candidatos são Carlos do Biné (PV) e Paulo Veloso (PRB), ambos representam duas famílias, os Gonçalves/Batalhas e os Velosos, respectivamente. As duas famílias há 50 anos têm revezado poder no município. Nunca um prefeito se elegeu em Pio XII sem o apoio de um dos dois grupos que comandam a política local.

Quem tentará mudar esse quadro é o atual vice – prefeito, Dr. Franzé (PC do B). Ele é o candidato do chamado terceiro grupo. Há quem aposte na desistência do médico comunista de disputar essa eleição, suas chances são poucas diante das estruturas de poder que rodeiam os dois outros candidatos, entretanto, Dr. Franzé tem dito a seus aliados que manterá sua candidatura até o fim.

Nesse contexto, por tanto, teremos três candidatos a prefeito. Dois deles finalizam seus nomes para compor a chapa de vice.

Paulo Veloso – candidato da família Veloso - foi o primeiro a definir há quase dois anos seu companheiro de chapa. Seu vice será o vereador Edmundo Pescador que junto com sua família controla a Colônia de Pescadores em Pio XII – MA. Edmundo é filiado ao PSL, detém o comando do partido, sua filha Lúcia é Presidenta da Colônia de Pescadores e seu filho, o empresário Wilkias deverá ser candidato a vereador no seu lugar.

Carlos do Biné – candidato do atual Prefeito Mundiquinho, de quem é sobrinho e foi Chefe de Gabinete – estar tendo um bom jogo de cintura com sua equipe de coordenação de campanha para definir o vice sem perder aliados do grupo e outros que estão por vir.

A provável candidata a vice de Carlos do Biné deverá ser a viúva do Deputado Pedro Veloso, Drª Arilde Veloso (PTB) que tem as benções do Deputado e Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Arilde é a herdeira do grupo político do deputado Pedro Veloso falecido um ano depois das eleições municipais de 2008 quando foi candidato a prefeito ficando em segundo lugar. A tese de somar votos com o grupo Batalha e por carregar o nome Veloso, sendo viúva do então Deputado Pedro Veloso, pesa a favor de Arilde que tem a preferência da articulação política do grupo Batalha e do próprio prefeito Mundiquinho. Sua definição é praticamente certa.

A definição do vice de Carlos do Biné movimentou muito os bastidores do grupo do prefeito Mundiquinho, vários nomes de peso no grupo colocaram seu nome a disposição e brigaram pela vaga.

O primeiro foi o Presidente da Câmara, ver. Júnior Bomba (PP) que deixou a disputa logo cedo. Depois o vereador Claudinho (PMN) tentou emplacar seu nome e lançar o seu cunhado Chico Lope como candidato a vereador. Claudinho recuou da disputa. Depois surgiu a pretensão do PMDB sob a orientação do Senador João Alberto de ter a vaga de vice na chapa. Estavam no páreo o jovem vereador Assis Filho e alguém da família do Dr. Pereira. Assis Filho foi convidado para assumir a Secretaria Adjunta de Juventude do Governo do Estado e não disputará as eleições municipais esse ano. Dr. Pereira ainda se mantém na articulação, mas deve mesmo lançar novamente sua filha, Drª Patrícia, candidata a vereadora.

O grupo do Prefeito Mundiquinho chegou a se aproximar do Presidente do Sindicado dos Pescadores, Ivar (PC do B), porém o novo líder político no município quer permitir a legenda do partido para a candidatura de Dr. Franzé e ser mesmo candidato a vereador.

Também esteve na lista de prováveis vices, a líder sindical do movimento dos trabalhadores rurais, vereador Duduca (PSB). Duduca não concorrerá à reeleição na Câmara e apoiará seu companheiro de movimento sindical, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Seu Pequeno. As negociações não definiram o nome da vereadora Duduca na chapa, porém as conversas para a aliança com o grupo do prefeito Mundiquinho continuam.

Por fim, Dr. Franzé é o pré – candidato que não tem ainda nenhuma definição sobre seu companheiro de chapa. A sua eventual coligação deve reunir no máximo três partidos (PC do B, PR e PSDC). O médico andou convidando alguns nomes, mas nenhum tem manifestado interesse, por enquanto.

Assim caminha a as articulações dos pré – candidatos a vice em Pio XII.

As convenções acontecem no próximo mês e tudo estará definido.

O blog fez uma análise bem imparcial das movimentações políticas, porém com o conhecimento do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário