abril 25, 2011

PARA QUE SERVE UM VEREADOR?


Em 2010 a Rede Globo de televisão apresenta em sua grade um programa com uma pergunta que deu o que falar, O que pesam as Mulheres?

Virou febre em todo o Brasil , em todos os lugares havia sempre alguém que se arriscava em dar sua opinião,gerando assim o debate Nacional.

Por fim intendeu-se que somente as Mulheres seriam capaz de dar a resposta a essa pergunta,colocando o homem com "H" maiúsculo em uma tremenda saia justa.

Ressentimente a O Legislativo Municipal de Lago Verde deu de mão beijada um tal Titulo de Cidadão Lagoverdenense a o jovem Edivaldo Holanda Júnior,o mesmo que somente pisou aqui uma única vez, e já levou de quebra esse Mimo Municipal.

Surge uma pergunta ,PARA QUE SERVE UM VEREADOR?

  Segundo a constituição brasileira vigente   a Câmara Municipal de Vereadores representa o Legislativo no município, um dos três poderes que ajudam governar o Município, juntamente com o Executivo e o Judiciário. É um poder independente dos demais, porém nada impede que trabalhe de forma harmoniosa, colaborativa e complementar com os outros poderes.
          Dentro da Democracia sua função básica é aprovar projetos de lei, fiscalizar os atos do Executivo, no que se refere à administração e gastos do orçamento, e trabalhar em sintonia com a comunidade municipal visitando, observando, dialogando com cidadãos, vendo suas necessidades coletivas e dando os encaminhamentos que se fizerem necessários, objetivando a vida de qualidade dos munícipes.
       No sítio Brasil/Escola o geógrafo Eduardo de Freitas acrescenta ainda uma lista das funções do vereador nestes termos: “Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder; fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito; receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações; promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo; elaborar e redigir projetos; criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.”

 O que podemos dizer da Câmara Municipal de Lago Verde?

Tem muitas metáforas que poderíamos utilizar para ilustrar as condições daquele que tem atributos ou obrigações na área pública. “Em terra de cego quem tem um olho é rei!” Esta passa a impressão de que o mundo é dos ‘espertos’ que sabem tirar ‘vantagem’ de todas as situações, trabalha em causa própria. Mas ser político, ser vereador é estar antes e acima de tudo a serviço dos interesses da maioria do povo, em sintonia com sua realidade e suas necessidades coletivas. E para isto reitero a necessidade de estar preparado e de ter visão de mundo a partir da realidade que nos cerca.

Sem rodeios o que se nota da Câmara Municipal de nosso Lago é uma total ausência por parte dos Vereadores junto a população,nota-se que não a projetos que possam suprir as necessidades dos Lagovernendeses,  não sem tem ouvido falar em nenhum plano piloto,para resolver o os problemas Municipais.Nesta Legislatura faltam projetos e sobram escândalos.


Como já havia postado antes é inaceitável que um casa que se diz ser do "POVO",fecha as suas portas para seus verdadeiros donos e dão a chave a alguém que nunca se quer pisou aqui? Arranca na marra o direito de Homens e Mulheres que fizeram a Historia desta  cidade para satisfazer seus caprichos pessoais,ingnorando nossa inteligência? Como uma casa que se diz "NOSSA",quando deve honrar o compromisso de funcionar nas sextas-feiras fecha literalmente suas portas,deixando a população a ver navios?


Foi- se o tempo em que para se ter informação era preciso se deslocar ate a capital, hoje temos a Internet,que de forma sorrateira nos enchem de noticias a todo instante sendo nossa aliada incondicional.


Se paramos pra pesar na situação em que se encontra nossa querida CASA DO POVO teremos a certeza que essa é a pior Legislatura que nossa cidade já teve.


Esse blog,usando de sua imparcialidade lança uma nova Inquete.

QUEM É O PIOR VEREADOR DESSA LEGISLATURA?

Vote ! e juntos vamos ajudar nossa Casa que esta Desnorteada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário