abril 07, 2017

Cleomar Tema discute pleitos dos municípios na área da saúde.


O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, voltou a se reunir com o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, para tratar de pleitos das cidades no setor. O novo encontro aconteceu nesta semana.

Tema solicitou à Lula soluções, por parte do governo estadual, no que diz respeito à manutenção de hospitais de 20 leitos implantados em vários municípios ainda na gestão estadual passada.

Ainda durante a reunião, o presidente da Famem pleiteou a devolução de recursos destinados ao setor da saúde retirados dos municípios pelo gestor anterior da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e lembrou o fato de que apenas metade das cidades maranhenses tem autonomia para gerir a saúde.

Neste sentido, ele pediu ao titular da SES que habilite os demais municípios para que estes passem a receber os recursos a que tem direito na modalidade fundo a fundo, colocando fim aos pagamentos aos municípios prestadores de serviços, por meio de boletos, acabando, assim, com essa prática burocrática.

Cleomar Tema cobrou do secretário celeridade na realização de uma reunião técnica com representantes do Ministério da Saúde com o objetivo de discutir o aumento per capita dos repasses. A promoção do evento, por parte da SES, foi decidida durante encontro de prefeitos e prefeitas em Brasília no mês passado.


Receptivo aos pleitos propostos pelo presidente da entidade, Carlos Lula garantiu brevidade no encaminhamento e atendimentos das solicitações e citou um estudo concluído recentemente sobre a questão da devolução dos recursos retirados dos municípios no governo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário