julho 31, 2015

O cabo de guerra partidário em Lago Verde.


A os poucos a quadro político em Lago Verde vai se definindo, a busca dos pré-candidatos no momento é de guarita partidária que dê sustentação a seus projetos em 2016. Alguns para conseguir um lugar privilegiado na corrente partidária estão sujeitos a tudo, inclusive destronar históricos que até antes, arrotavam  ter o controle de seus partidos no município.

Partidos como PPS, PDT, PRB, PSDB são alguns das legendas em Lago Verde que mudaram de direção nos últimos meses. Alguns foram alçados de maneira nada ortodoxia, outros, nem tanto, porém suas conquistas deixaram  rastos de discórdia política entre os ex e  os atuais detentores dessas legendas. Discórdia essa que não está auto declarada, mais que é latente nos comentários de algumas lideranças em rodas de conversas.

O campo mais complicado é o da oposição no município, pré-candidatos que dizem estarem conversando rumo a uma união em 2016, atropelam seus ideias e na tática do meu “pirão primeiro”, exercem sua influencia na capital maranhense e levam na mão grande o controle dos partidos, sem querer saber se o mesmo tem ou não representantes no legislativo, essa categoria cabe a o Partido Popular Socialista- PPS que mesmo tendo dois representantes na câmara municipal está agora sob o comando da colônia de pescadores. O PRB que elegeu seu único vereador deixou as hortes oposicionista e agora está no sob o comando do jovem Gedian Macedo e Raimundo Viana.

Já o controle de uma dos maiores partidos do Brasil, o PSDB do ex-presidenciável Aécio Neves em Lago Verde  sai das mãos do ex-vereador Chico Maroca e cai nas garras do jacaré. Luis Revil, ex-prefeito de três mandatos e sua esposa Erica Revil já se preparam para fazer da legenda uma ancora nas suas pretensões em 2016.

O caso mais emblemático e indefinido é o do PDT. O partido do atual vice-prefeito Randolfo Oliveira e disputado a ferro e fogo por alguns dos grupos na cidade, de um lado da corda está grupo da colônia de pescadores, que mesmo estando agora no comando do PPS busca por meio de uma forte liderança o controle da legenda em Lago Verde, do outro está o ex-presidente da Câmara municipal Marlon Costa, que usando de sua influencia com o Deputado Federal  Weverton Rocha busca desenfreadamente o controle da legenda. Não se sabe ao certo como está se comportando o atual vice-prefeito e histórica liderança do PDT em Lago Verde no meio desse tiroteio.

Quem já manifestou abandonar o PDT foi o Vereador mais bem votado no município em 2012, Franklin Oliveira e seu grupo já tem o controle do Solidariedade, partido criado recentemente. Por meio de um blog na cidade, Franklin já  demonstrou está  afinado com os projetos da direção estadual do SD no Maranhão.

Em 2016 novos partidos deverão lançar candidaturas em Lago Verde, são eles PV, PEN, PROS, PSD,PHS, PR e SD. Somados claro a os já existentes na cidade, PRTB, PMN, PSL, PTN, PMDB, PSB dentre outros. Todos com grandes chances de apresentarem quadros competitivos nas próximas eleições.

Já o Partido Progressista-PP, que por três vezes elegeu prefeitos em Lago Verde, deverá perder  sua hegemonia. E tem tudo pra ficar como coadjuvante nas próximas eleições. O partido que elegeu por duas vezes só o prefeito Raimundo Almeida, vem perdendo grandes lideranças, que estão migrando para outros partidos, seguindo orientação do gestor, que já manifestou abandonar a legenda.


E assim segui a disputa partidária em Lago Verde, numa trama que só se encerrará em outubro próximo, até lá muito água ainda vai correr debaixo dessa ponte, o Blog Lago em Foco buscará fazer o melhor analise dessa corrida partidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário