outubro 29, 2014

Planeta Terra NÃO vai ficar às escuras durante 6 dias

Não, a NASA não previu um apagão mundial
O dia de hoje, 28 de outubro, está a ser marcado por uma notícia que já se tornou viral: a NASA previu um apagão mundial para o próximo mês de dezembro.
Pois bem, na verdade, a notícia de que o mundo ficará às escuras é… mentira.
A fonte das notícias relacionadas com este assunto teve origem no site humorístico Huzlers, que referia que a NASA havia previsto um período de escuridão total entre 16 e 22 de dezembro.
“A NASA confirma que a Terra irá ter 6 dias de completa escuridão em Dezembro de 2014! A escuridão abater-se-à sobre o planeta entre 16 e 22 de Dezembro. Durante estes 3 dias, num total de 216 horas, devido a uma tempestade solar, irá existir muita poeira na atmosfera, o que irá bloquear 90% da luz solar. O chefe da NASA, Charles Bolden, sugeriu que, durante esses dias, as pessoas devem manter-se calmas.”, diz o Huzlers.
Uma breve análise ao que foi escrito revela que esta é uma notícia falsa. Por exemplo, as tempestades solares são frequentes e não provocam escuridão diurna, além de não levantarem poeira na atmosfera terreste.
Seguidamente, a notícia confunde-se com os dias. Primeiro fala em seis dias, depois apenas em três… Além disso, 216 horas correspondem a nove dias.
Uma visita ao próprio site Huzlers revela que este é um website fictício. Por último, resta dizer que esta história não é original; já data de 2011. Veja aqui e aqui.
Notícia a dar conta da descoberta da NASA tornou-se viral na net
“NASA confirma seis dias de escuridão.” As redes sociais ficaram entupidas com a notícia. Os crentes do apocalipse prepararam-se para o pior e sites de todo o mundo – incluindo os de prestigiados órgãos de comunicação social – divulgaram a notícia, ajudando a que ela se espalhasse pela net como um vírus. O selo de garantia era o chefe da NASA, Charles Bolden, que dava conta de uma terrível tempestade solar, a maior dos últimos 250 anos, que iria impedir a luz solar de chegar ao nosso planeta. O fenómeno aconteceria por volta de 21 de Dezembro (solstício de Inverno) e duraria 216 horas.
Bolden pedia calma a todos os habitantes da Terra e garantia que três dias de escuridão total e outros três de parcial não causariam problemas de maior ao planeta. Era apenas preciso tranquilidade.
Se a notícia parece um argumento de ficção científica é porque anda lá perto. O site satírico Huzlers.com lançou a notícia – na sua página dá  conta de que a Starbucks tem usado leite materno nos seus cafés e que vítimas mortais do ebola se tornaram zombies – e muitos incrédulos foram na conversa, ajudados por órgãos de comunicação social que não confirmaram a fonte da notícia e ajudaram a propagar a mentira.
É óbvio que esta notícia se trata de mais um HOAX da internet. A NASA nunca fez qualquer reivindicação que qualquer coisa remotamente semelhante à seqüência de eventos descritas na “notícia” iria acontecer.
Com informações do Quero Saber e Ionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário