janeiro 20, 2014

Viva a Sociedade Alternativa


Vivemos numa sociedade consciente e rodeada de informações por todos os lados, mesmo assim, precisamos urgentemente de uma sociedade alternativa e flexível a novas mudanças, haja vista que, todos nós somos portadores de direitos amparados por leis, ao mesmo tempo em que, devemos cumprir nossas obrigações simples, mesmo sendo, o simples fato dejogar lixo na lixeira uma atitude rara para muitos brasileiros. 


A frase, “VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA” é o título da música de Raul Seixas de desfecho textual relativamente pequeno, mas trás no título uma mensagem forte de reflexão, onde clama por um modelo diferente de sociedade. Raul Seixas usou sua música no período da ditadura militar e em movimentos sociais no Brasil para passar uma mensagem à Sociedade, “VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA”, viva uma sociedade diferente com novas ideias, ideias que contemplem o bem comum e democrático a todos. 

Enquanto cidadãos responsável por nossas ações é importante cada um questionar nossa conjuntura social, tendo como base resultados coletados ao longo das transformações ocorridas na sociedade, sejam mudanças positivas, sejam negativas, pois tais resultados são frutos de nossas constantes ações que lembram bem a terceira lei de Newton apresentada pelo Físico e Matemático Isaac Newton, onde diz resumidamente , para cada “AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO”. 

Nossa sociedade atual vive novos tempos, a ditadura está extinta no Brasil e a democracia é o nosso maior patrimônio social. Entretanto, nosso país e o mundo precisam mudar, para isso, precisamos mudar primeiro, sobretudo, em nossas ações voltadas para o Meio Ambiente e voltadas às Políticas Públicas, respectivamente. 

A primeira é uma problemática que para os mais exagerados pode decidir um curto intervalo de tempo entre a existência de nossa espécie “os seres humanos” e a nossa extinção, pois nosso planeta vem constantemente perdendo batalhas importantes contra o mau uso de recursos naturais e abusos do meio ambiente como: poluição de rios, lagos, mares; desmatamento, etc., sem contar a brutalidade que o homem de forma consciente causa todos os dias ao ecossistema, mesmo sabendo que essa irresponsabilidade resultará em desgraças globais. 

A segunda, naturalmente está interligada com a primeira é responsável pela criação e elaborações de políticas que visão corrigir erros comuns e maléficos no intuito de formar uma sociedade consciente, justa e capaz almejada por todos. No entanto, para isso acontecer é necessário entre várias outras ações, a promoção de governantes competentes, compromissados e leais às ideais que visem boas transformações, buscando sempre melhorias em todos os eixos sociais. 

No meio disso tudo, é fato entender que a “ação” é responsabilidade exclusiva de cada um pertencente a um grupo social ou à sociedade em geral, pois só com boas ações, mesmo que simples e corriqueiras seremos capazes de preservar o meio ambiente com uso sustentável dos recursos naturais; respeitando as normas, leis e diretrizes que os protegem; zelar pelos meus, os seus e os direitos dos outros contribuindo para harmonia de vários grupos sociais; cumprir obrigações básicas amparadas pela Constituição que rege no país. Assim com certeza teremos uma sociedade justa e capaz de manter a ordem, eleger bons representantes políticos se preocupando apenas no bem da sociedade e não no bem individual. 

É justo cada um parar e analisar as reações de nossas ações e perguntar: onde devemos mudar? O que é necessário fazer para se obter bons resultados sociais? Etc., com isso, veremos que muito precisa ser feito, muita coisa precisa melhorar na educação, na política partidária, na saúde, nas políticas sociais e ambientais, excluindo as possibilidades de ações negativas que podem gerar uma reação enferma trazendo o desequilíbrio e prejuízos históricos aos grupos sociais. Então, vamos refletir, “VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA” a mudança só depende de nós e não esqueçam jamais, para cada ação existe uma reação. 
___________________________ 
*Vicente Bastos Pereira é Professor da rede pública de ensino de Lago Verde - MA; Graduado em Licenciatura em Ciências, com habilitação em Matemática; Pós-graduado em Reengenharia de Projetos Educacionais. E-mail: vicente.fisica@hotmail.com. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário