setembro 13, 2011

Em conferência, vice-governador destaca papel da juventude na construção de um Maranhão progressista e democrático


                                     Abertura da Conferência da Juventude, em Pio XII

As Conferências Regionais da Juventude que estão sendo realizadas pelo Maranhão afora é um claro exemplo do poder que a juventude pode exercer na luta por uma sociedade melhor para se viver.
Promovidas pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), as Conferências mobilizam milhares de jovens por onde têm passado, e neste sábado (11) não foi diferente, já que a cidade de Pio XII sediou a Conferência da Microrregional do Médio Mearim, Pindaré e Leste, considerada por todos a maior já realizada.

Presente em todos as conferências, o Vice-Governador do Estado, Washington Oliveira, tem sido um dos grandes parceiros e entusiastas do evento, conquistando assim o reconhecimento das diversas correntes juvenis.
Washington Luiz Oliveira afirmou que o Maranhão vive um novo momento para os jovens, com grandes oportunidades e uma atuação destacada do segmento, que colabora com a efetivação de importantes Políticas Públicas.
“O Maranhão que hoje temos é um Maranhão que está em sintonia com o novo, que garante ao jovem participação ativa e democrática nas discussões dos caminhos do Estado. O Maranhão Profissional, os Institutos Federais, os Centros Tecnológicos e o aumento significativo de empregos disponíveis, evidenciam a compromisso do Governo Estado e mostram que as discussões realizadas em fóruns como esse não ficam apenas o papel” afirmou sob fortes aplausos dos presentes.
Sobre as Conferências, Washington enalteceu o desempenho da Secretaria de Juventude, elo entre o jovem e o Governo do Estado, quem potencializa satisfatoriamente a abrangência das discussões.
“O trabalho da Secretaria de Juventude mostra que sua condução está no caminho certo. Tenho plena convicção que os jovens do Maranhão serão sempre parceiros na construção de Estado mais progressista e democrático” pontuou.
Segundo Oliveira, as Conferências são de fundamental importância por serem o fórum adequado para discussão das Política Públicas de juventude para o Estado, além de serem democráticas, por congregar um misto de jovens de diferentes regiões e correntes juvenis.
“Eventos como este de hoje oferecem a possibilidade de interação dos jovens com autoridades do poder público, sejam municipais e ou estaduais. Tenho a convicção de que a participação da juventude é fundamental para a construção de um Maranhão mais progressista e democrático”, assegurou.
SUCESSO POLÍTICO E DE PÚBLICO
A Conferência de Pio II foi um sucesso tanto de público quanto de representatividade política. Delegações de 26 cidades lotaram a quadra esportiva do Centro de Ensino Profº Rafael Braga, tais como: Coroatá, Caxias, Timon, São Mateus, Timbiras, Coelho Neto, Codó, Parnarama, Matões, Alto Alegre do Maranhão, Miranda do Norte, Pedreiras, entre outras.

                                                               Juventude: presença maciça

Do ponto de vista da representatividade política, além do vice-governador Washington Oliveira, outras autoridades e agentes políticos prestigiaram a conferência.

Em seu discurso, Marco André Campos, Secretário de Juventude do Estado e coordenador do processo de Conferências, reafirmou o compromisso da Secretaria em fomentar as discussões de Políticas Públicas de interesse dos jovens.
“A construção das ações do Governo para a Juventude se dá com discussões que envolvam maciçamente o segmento, e com toda certeza, as Conferências têm reunido Maranhão afora um misto das várias juventudes. Deveras um espaço democrático, onde as propostas resultantes das discussões explicitam a juventude que temos e as ações que queremos” mencionou André.
Sobre as muitas parcerias da Secretaria, André enfatizou. “A dinâmica e o sucesso que as Conferências têm produzido, devem-se às parcerias com entidades e Prefeituras, ao trânsito que temos nos vários segmentos da Juventude, e ainda, pelo incentivo e apoio da nossa Governadora Roseana, do nosso Vice-Governador Washington Luiz, do Senador João Alberto, do Deputado Roberto Costa, aos quais agradeço pela confiança” assinalou emocionadamente.


O anfitrião, prefeito Mundiquinho, deu total apoio aos jovens e participou ativamente da programação da conferência realizada na sua cidade. O prefeito fez questão de afirmar que, embora não seja mais jovem na idade, sua mente é jovem e que não tem medo da juventude, pelo contrário, pretende aprender coisas novas com ela.
“Não sou jovem de idade, mas penso como vocês da juventude, pois não tenho medo do novo, pelo contrário, quero aprender com a juventude para trabalhar mais ainda pela nossa cidade. Todos vocês estão de parabéns, da nossa parte terão todo o apoio que for possível a cidade de Pio XII oferecer”, disse.
Já o vereador por Pio II e membro da Comissão Organizadora das Conferência, Assis Filho, agradeceu a presença maciça dos jovens e autoridades, assegurando que a juventude maranhense passa por um excelente momento, evidenciado pelas Conferências. Assis agradeceu o apoio recebido pelo secretário André Campos e pelo prefeito Mundiquinho na realização do evento em Pio XII.
“É um prazer para a cidade de Pio II sediar essa grandiosa conferência, que mostra de forma inconteste, que a juventude maranhense passa por um momento excelente. Agradecemos o apoio decisivo do prefeito Mundiquinho e desse jovem secretário André Campos, que tem feito um ótimo trabalho a frente da Sejuv. Daqui a pouco faremos a inauguração da sede da Umes e o lançamento da Lançamento da Carteira Estudantil 2011 de Pio XII, coisas que só foram possíveis graças ao apoio decisivo desses dois companheiros”.
O secretário Executivo da Comissão Organizadora das Conferências, Saddam Hussein Nunes, fez um pronunciamento vibrante onde ressaltou o a importância das conferências e o avanço das Políticas Públicas de Juventude no Maranhão.
“As conferências realizadas até aqui são uma mostra da nova fase por qual passa a juventude maranhense. A nossa favor temos a sensibilidade do nosso Vice-Governador Washington Oliveira, companheiro do PT, que afinado com nossa Presidente Dilma ajuda o nosso Estado e faz o Maranhão continuar seguindo o ritmo do País, onde o Jovem é prioridade. Estamos todos de parabéns” assegurou.
PASSEATA, SEDE DA UMES E CARTEIRA ESTUDANTIL
Logo após a abertura oficial da Conferência, feita pelo vice-governador Washington Oliveira, os presentes saíram em passeata para a inauguração da sede da Umes. Onde na oportunidade promoveram o lançamento da Carteira Estudantil 2011 de Pio XII.

                  Vice-governador em caminhada com a juventude rumo à sede da Umes

Cerraram a faixa de inauguração o vice-governador Washington Oliveira; o prefeito Mundiquinho; o secretário de Juventude, André Campos e o vereador Assis Filho.
Outras autoridades e lideranças presentes na conferência: Raimundo Monteiro (presidente estadual do PT); Domingos Alberto (vice-prefeito de Coroatá); Ângela Maria (diretora da Fetaema); Ney Teixeira (Delegado Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário); Virna Teixeira (secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Educação); Ruy Pires (presidente do Conselho Estadual de Juventude).

Nenhum comentário:

Postar um comentário