setembro 30, 2011

Com participação maciça de jovens, Sejuv realiza Conferência Metropolitana de Juventude

Vista panorâmica da plenária

A Secretaria de Juventude do Estado realizou nesta quarta-feira (28) sua quinta Conferência Macrorregional de Juventude. A Conferência Metropolitana aconteceu em São Luís, Capital do Estado, e reuniu municípios da grande ilha e do interior do Estado, entre eles São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Presidente Vargas e São Luís.

Mais de mil jovens participaram da Conferência, entre estudantes secundaristas, membros de movimentos sociais e político-partidários.

O Secretário de Juventude, André Campos (foto), coordenador das Conferências, atribuiu a participação maciça do segmento à um sentimento de preocupação do jovem com a implementação e ampliação das políticas públicas.

“Nossa Governadora Roseana tem dado todas as condições para que os jovens discutam as prioridades do segmento, e a presença maciça dos jovens nas conferências de juventude evidencia a preocupação que o jovem tem em contribuir com o Governo para a ampliação de políticas públicas que atendam seus anseios” afirmou.

Em fala direcionada à São Luís, André Campos afirmou que “Nesses quase 400 anos de existência, São Luís ficou conhecida como ilha dos azulejos, ilha do amor, ilha rebelde, capital brasileira do reggae; mas hoje proponho que para os próximos 400 anos, façamos com que nossa cidade seja conhecida como Ilha da juventude” disse para entusiasmo geral dos presentes.

Mesa de honra dos trabalhos

Parceiro do movimento juvenil, o Vice-Governado Washington Luiz Oliveira esteve presente à conferência e falou do novo momento em que vive a juventude do Estado.

“O Estado do Maranhão muito avançou em políticas públicas para a juventude, e a ampliação significativa da participação de jovens em fóruns de discussões como esse, possibilita elaborar um panorama preciso da situação juvenil, de modo a se avaliar quais ações devem ainda ser feitas” enfatizou completando que a gestão da secretaria de juventude “está no caminho certo”.

Grande entusiasta do movimento juvenil, o Deputado Estadual Roberto Costa (PMDB) compareceu à conferência acompanhado de Max Barros (Secretário de Estado da Infraestrutura). Saudado calorosamente pelos presentes em sua chegada, Roberto Costa relatou brevemente sua trajetória e militância pelos movimentos juvenil e estudantil, onde, explicitando a experiência que adquiriu, falou do entusiasmo com que as ações para o segmento são discutidas. 

“Em importantes momentos da história do nosso País a juventude nunca se eximiu de contribuir com a transformação social e política, e suas principais características, a força de vontade e vitalidade, sempre foram marcantes nesse processo” disse.

Referindo-se aos avanços do segmento, Costa expôs algumas ações do Governo.

“No Maranhão, a sensibilidade da nossa Governadora com os jovens, possibilitou a criação de uma Secretaria específica, que tem à sua frente um jovem competente e que congrega, sobretudo, todas as correntes jovens do Maranhão. O ‘Maranhão Profissional’, a expansão dos Institutos Federais e dos Centros Tecnológicos, evidenciam que a juventude é prioridade no Governo” pontuou sob fortes aplausos dos presentes.

Conhecido no segmento como Deputado da Juventude, Roberto Costa reafirmou que seu gabinete “continua de portas e janelas abertas para a juventude maranhense”.

Deputado Estadual licenciado e Secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros afirmou que as Conferências, em todos os segmentos, possuem o importante papel de, junto ao segmento interessado, sistematizar ações.

Não tenho dúvidas que a juventude exerce um grande papel ao discutir seus interesses e, sobretudo, em suas Conferências, definir o Maranhão que temos e o Governo que queremos” garantiu.

Participaram ainda da Conferência José Antônio Heluy (Secretário de Estado do Trabalho), Virna Teixeira (Secretária de Estado da Educação Adjunta), Ney Jefferson (Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão), Ruy Pires (Presidente do Conselho Estadual de Juventude), Saddam Nunes (Secretário Executivo da Comissão Organizadora das Conferências), Ana Paula Ribeiro (Diretora da UNE do Maranhão), entre outros.


CONFERÊNCIAS

A Conferência Metropolitana finalizou o calendário das Conferências Macrorregionais. Ao todo, além desta, a Secretaria de Juventude realizou por todo Estado quatro Conferências: Central do Maranhão, em Bacabal; Baixada e Munim, em Viana; Médio Mearim, Pindaré e Leste, em Pio XII; e Sul do Maranhão, em Balsas.

A Conferência Estadual de Juventude acontecerá dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Governador “Pedro Neiva de Santana”, em São Luís.

Segundo cálculos da Comissão Organizadora Estadual das Conferências (COE/MA) a expectativa é que mais de mil e quinhentos jovens participem da etapa estadual, onde serão eleitos os quarenta delegados que representarão o Maranhão na Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.


Da ASCOM / SEJUV

Nenhum comentário:

Postar um comentário