setembro 06, 2011

ATENÇÃO REFLITA:TÍTULO NÃO É HISTÓRIA

          

Quantas vezes você avaliou algo pela capa ou pelo Título apresentado? Com certeza não foram poucas. Saímos em busca de informações, mas acabamos nos encantando com as manchetes, e então nos frustramos com o conteúdo.
Somos assim com quem encontramos em nossas vidas também. Vemos uma pessoa que ostenta riqueza, mostra belas roupas, dirige carros potentes... e a tratamos como "boa gente", "VIP". Encontramos um morador de rua, muitas vezes sujo, barbudo, no meio de um lixão, e sentimos nojo e medo.
No entanto, todos nós temos uma história. O que mostramos em nossas "capas" nem sempre significa exatamente o que temos a contar, mas é apenas uma chamariz para o que queremos mostrar. Quem quer ver, investiga, nos "lê". Quem não quer, muitas vezes opta pela primeira impressão.
Talvez se resolvermos contar a história do que ostenta luxo, encontremos um trabalhador que "deu certo". Alguém que batalhou até chegar onde chegou, sem pisar em ninguém, tomando boas decisões e aprendendo com os equívocos.
Talvez o homem do lixo não tenha realmente uma boa personalidade. Talvez não se dê bem com os familiares, ou caiu no mundo das drogas por puro prazer e acabou se dando mal... e agora vive na rua, onde ninguém lhe cobra nada, numa prova total de sua preguiça e covardia para encarar o mundo.
Ou pode ser o oposto.
Pode ser que ao levantarmos a história do milionário, encontremos em suas linhas um corrupto, um assassino, um traficante de drogas, um explorador de mulheres ou crianças, um escravagista... Pode ser que encontremos alguém que cresceu às custas de pagamento de baixíssimos salários, da exploração da fome de trabalhadores, do não pagamento de impostos...
E o que vive na rua pode ter escolhido esta vida por falta de opções melhores, por promessas não cumpridas de polticos nos quais ele votou, porque bandidos mataram seus familiares, porque não teve oportunidade de formação... Aliás.. já parou pra pensar que grande parte das pessoas que vivem catando recicláveis no lixão poderia estar, na verdade, nas esquinas da prostituição ou segurando armas para defender pontos de tráfico pelas favelas de nosso Brasil afora? Pois é... A maioria destas pessoas opta por viver no meio da sujeira, mas com a dignidade e a honra sempre limpas!
Mas não dá pra saber isso se olharmos apenas a primeira imagem.. É preciso ter coragem para ler a história completa.
Falando em títulos e capas, lembrei-me de um amigo que me procurou para contar algo interessante. Ele havia lido um post que eu tinha feito sobre auto-conhecimento e metáforas, e resolveu procurar livros que falassem sobre o assunto, para aprender mais.
Encontrou os mais diversos títulos, com as capas mais belas. Palavras como "Poder", "Felicidade" e "Sucesso" pareciam saltar aos seus olhos a cada passada nas prateleiras. Comprou alguns, levou para casa... Alguns eram bons, mas não tinham o que ele procurava. Outros mal conseguiram segurá-lo no primeiro capítulo, de tão chatos.
Voltou à livraria, e resolveu procurar um pouco mais. Uma capa lhe chamou a atenção. Não era lá aquelas coisas em termos de tecnologia e diagramação... era simples demais, e parecia mais um livro de histórias para crianças... No entanto, naquela simplicidade havia algo que o atraiu, e ele resolveu comprá-lo.
Chegou em casa, praticamente "devorou" o livro, e com os textos que ele continha passou a refletir um pouco mais sobre sua vida, seus relacionamentos, sua forma de encarar e enfrentar os problemas do cotidiano...
O título do livro? "O pequeno principe"!
E você? Já parou pra pensar no quanto tem se enganado com as "capas" que a vida lhe apresenta? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário