janeiro 02, 2012

PREFEITOS VÃO TENTAR REELEIÇÃO EM 138 CIDADES MARANHENSES

  Nas eleições municipais deste ano, um total de 138 prefeitos pode entrar na disputa pela reeleição, o que representa 63% dos municípios maranhenses. Destaques para João Castelo (PSDB), que pretende se manter na Prefeitura de São Luís, e Sebastião Madeira (PSDB), que vai tentar permanecer no comando da cidade de Imperatriz.
Em ano eleitoral, as articulações políticas iniciais são para viabilização de candidaturas. Políticos lançam suas pré-candidaturas em busca de aliados. Além desses, existem os candidatos naturais que são os detentores de cargos eletivos que podem disputar reeleição.
Além de São Luís e Imperatriz, entre as cidades que podem já ter um candidato definido estão Arari, Chapadinha, Codó, Dom Pedro, Maracaçumé, Mata Roma, Pinheiro, Penalva, Santo Amaro, São João Batista, Tuntum, Vargem Grande e Paço do Lumiar.
Seis gestores que estão habilitados a disputar novo mandato não foram eleitos no pleito de 2008. Cinco foram em 2009 por eleição suplementar depois de o prefeito eleito ter sido cassado pela Justiça Eleitoral. Os crimes cometidos pelos gestores foram de abuso de poder econômico ou político, conduta vedada e irregularidade durante a campanha eleitoral. Outro gestor assumiu após cassação do prefeito que não obteve mais de 50% da votação.
Os eleitos nessa situação especial foram Adriana Luriko (Amarante do Maranhão), que ficou no lugar de Gildásio Chaves; Arnóbio Rodrigues (Centro Novo do Maranhão), que ocupa hoje cadeira que era de Domício Gonçalves; Maria Édila de Abreu (Joselândia) eleita para substituir o filho Marcelo de Queiroz, cassado por compra de votos; Francisco Ademar dos Santos (São Francisco do Maranhão), que substituiu Jônatas Alves; e Wellington Sousa Pinto (Vila Nova dos Martírios) que ficou no lugar de João Moreira Pinto.
A prefeita Surama Soares assumiu após a cassação de Eduardo Dominici, eleito prefeito de São João Batista. No município não teve eleição suplementar porque, pela regra eleitoral, o pleito especial somente ocorre quando o candidato que foi mais votado obtém mais de 50% dos votos válidos. Como Eduardo Dominici não alcançou a marca (ele ficou com 49,9% dos votos válidos), Surama Soares, que ficou em segundo lugar, assumiu o cargo sem precisar disputar uma nova eleição.
Disputas deverão ser acirradas
As disputas mais esperadas no Maranhão devem acontecer nas duas maiores cidades do estado: São Luís e Imperatriz. Na capital maranhense, o prefeito João Castelo deverá enfrentar pelo menos quatro candidatos. Flávio Dino - que aparece como pré-candidato do PCdoB - Max Barros, pré-candidato do PMDB, Roberto Rocha, que pode entrar na disputa pelo PSB, e Eliziane Gama, que garante ser pré-candidato pelo PPS.
Em pesquisas divulgadas sem registro eleitoral em 2011, o tucano aparece atrás apenas de Flávio Dino, seu adversário no primeiro e segundo turnos das eleições de 2008.
Já o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, deverá enfrentar o ex-prefeito Ildon Marques (PMDB), Jomar Fernandes (PT), Luiz Carlos Porto (PPS) - que foi vice-governador - e ainda o deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT). A candidatura do parlamentar pedetista indica a perda da aliança com o PDT, que ajudou a eleger Madeira.
Eleições que deverão ter destaques ainda são a de São José de Ribamar, de Paço do Lumiar e de Pinheiro. Em São José de Ribamar, disputará a reeleição o prefeito Gil Cutrim (PMDB) - que assumiu o cargo em 2011 após renúncia de Luis Fernando Silva do comando da administração ribamarense.
Por enquanto, Cutrim não tem adversários definidos e não deverá ter dificuldades para continuar no comando da cidade, já que a avaliação da administração de Luis Fernando, da qual ele fazia parte, é positiva. Cutrim vem mantendo o padrão de administração deixada pelo seu antecessor, o que facilita, em tese, sua reeleição.
Já em Paço do Lumiar a prefeita Bia Venâncio (DEM) não apresenta a mesma condição do colega Gil Cutrim. A prefeita, que já foi cassada três vezes, sob a acusação de improbidade administrativa, tem avaliação negativa de sua administração e não deverá ter a maioria dos vereadores a seu favor para uma composição para disputar a eleição.
Em Pinheiro, a disputa deverá ocorrer entre o prefeito José Arlindo e seu ex-padrinho político Filuca Mendes. A principal estratégia de José Arlindo para barrar o confronto é conseguir na Justiça uma condenação contra Mendes para que este se torne inelegível.
Em Miranda do Norte o prefeito Junior Lourenço(PTB) disputa a reeleição com a empresaria Benilma Martins (PT) 
Em Santa Inês a disputa será entre o deputado federal  Ribamar Alves (PSB) até agora o único nome definido para a disputa já que o prefeito Robert Bringel (DEM) e o ex deputado e ex prefeito  Vadivino Cabral romperam e apresentam nomes diferentes para a sucessão, o candidato de Robert Bringel é o empresario NONO, enquanto o ex-deputado Cabral lança o nome do também empresario Sirino da Farmacia. 

FONTE: IMIRANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário