dezembro 19, 2011

B de Belo, B de Barcelona e B de Bicampeão

Por Raymundo José

Como previsto, a decisão do mundial de clubes, em Tóquio - Japão, entra para a história não pelo feito (título) do Barcelona, mas pelo que vimos em campo: uma formula de como se joga futebol, exercida por um time (Barcelona) programado para encantar o mundo para com a arte da bola nos pés. Foi assim que o mundo viu a constelação espanhola golear o time dos “meninos da vila” (Santos). 
Puyol levanta a taça do Mundial 2011 (Foto: AP)
Sou da geração que viu o Flamengo ser campeão do Mundo, naquele palco da decisão de hoje (18.12.11), e voltei a encantar-me em ver um time (Barcelona) jogar o verdadeiro futebol arte.
 Hoje vimos lições que devem ser absorvidas. O Brasil é um celeiro de futuros craques, é claro, mas não é tudo isso que muitos iludidos acham que somos.  Vejo assim porque temos muitos brasileiros acostumados a viajarem na ilusão de que passar o pé  sobre a bola já pode ser considerado o rei do futebol mundial. Não, esta não é a realidade atual. Esta (realidade) é o que vimos, via o jogador Messi , ao mostrar ao mundo como se deve jogar futebol: pra frente, limpo, Objetivo e Conclusivo. Nada de “firulas” e “frescuritas” no cabelo.
É preciso que entendamos que o restante do mundo também aprendeu a jogar um bonito futebol. Que as lições de hoje amenizem a ilusão da grande maioria dos nossos amigos brasileiros. O futebol, além-fronteiras Brasil, já é visto como um referencial às nossas pretensões de como devemos (de hoje pra frente) trabalhar os nossos atletas (e clubes), se quisermos voltar a figurar no topo da lista dos melhores do mundo.
A lição de futebol, hoje em Tóquio – Japão, ensinada pelo Barcelona, aciona a luz amarela para com as nossas práticas (e métodos) na hora de jogar futebol. É preciso jogar primeiro (bola) para depois ajeitar o cabelo, e não arrumar primeiro o cabelo para depois (tentar) jogar futebol.  O Barcelona mostrou que tudo isso tá errado. E o PUYOL, com os seus cabelos “esculhambados” é um grande exemplo de aplicação e vontade na arte de jogar futebol.    Espero que aprendamos a lição.
Parabéns ao futebol bem jogado. Parabéns ao respeito ao torcedor, que merece mais aplicação e responsabilidade. Parabéns ao BELO futebol mostrado ao mundo (pelo Barça).  Parabéns ao Barcelona, pelo belíssimo futebol apresentado na conquista do seu Bicampeonato.
Futebol deve ser assim: simples, objetivo e concludente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário