julho 12, 2012

Deputados fecham acordo e definem nova composição da Mesa Diretora da AL


O Estado do Maranhão
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), e as lideranças dos dois blocos governistas na Casa – o Bloco Parlamentar Pelo Maranhão (BPM) e o Bloco da União Democrática (BUD) – finalizaram, ontem, os acertos sobre a nova composição da Mesa Diretora e decidiram quem terá cargos no grupo que assume o comando dos trabalhos a partir do dia 4 de fevereiro do ano que vem.
O acordo que garantiu aos dois blocos governistas sete vagas na Mesa e duas à oposição foi mantido e a chapa - única a ser registrada – ficou assim definida: 
 O atual presidente, deputado Arnaldo Melo, segue no comando da Casa; o 1º vice-presidente será Ricardo Murad (PMDB); o 2º vice-presidente, Eduardo Braide (PMN); 3º vice-presidente, Marcelo Tavares (PSB); 4º vice-presidente, Gardênia Castelo (PSDB); 1º secretário: Rogério Cafeteira (PMN); 2º secretário, Carlinhos Florêncio (PHS); 3º secretário, Dr. Pádua (PSD); e o 4º secretário será Zé Carlos (PSDB).
O presidente Arnaldo Melo destacou o espaço que a base governista manterá no comando dos trabalhos e ressaltou o aumento da força do PMDB na Mesa. Atualmente o partido tem o presidente e o 3º vice-presidente. Após a eleição de hoje, continuará contando com dois parlamentares, mas um será o presidente e o outro, 1º vice-presidente.
Para Melo, o processo de definição foi cansativo, mas recompensador. “Após muita discussão e muitos debates, conseguimos distribuir bem os cargos, respeitando a representatividade de todos os partidos e blocos, que ficou a mesma da composição atual, e, acima de tudo, levando em conta a heterogeneidade da Casa”, frisou.
Escolhido 1º vice-presidente da chapa na manhã de ontem, Ricardo Murad (PMDB) já pediu exoneração da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ele reassume a vaga na Assembleia hoje, às 9h30, mas volta ao posto no Executivo logo em seguida, onde permanece até a posse da Mesa, em fevereiro de 2013 – quem deixa o mandato temporariamente é quarto suplente, deputado estadual Chico Gomes (DEM).
Na avaliação de Murad, o processo que culminou com a costura de uma chapa de consenso mostrou a união dos deputados. Ele acredita que o respeito à representatividade dos partidos favoreceu a manutenção de um boa relação entre os deputados e do parlamento estadual com o Governo do Estado.
“Eu aceitei o pedido da governadora assim que ela me informou que havia combinado com o Arnaldo Melo de indicar o 1º vice-presidente. Acho que essa nova composição está muito boa, porque mantém a representatividade de todos os blocos e tendências e mostrou a união geral dos deputados”, disse.
Resolução – A eleição da Mesa Diretora acontece hoje, após o plenário ter aprovado, por unanimidade, na terça-feira, dia 10, projeto de resolução que faculta ao presidente do Legislativo realizar o pleito, no segundo biênio da legislatura, em qualquer data entre o dia 1º deste mês e o último dia de sessão ordinária.
A única exigência do novo dispositivo regimental, que passou a valer imediatamente após sua aprovação em sessão plenária, é que seja respeitado um interstício de 48 horas entre a convocação da eleição e a realização efetiva da votação em plenário.
Pela regra anterior, a eleição deveria ocorrer em dezembro. Após a aprovação do projeto, a nova regra foi publica em edição extraordinária do Diário Oficial da Assembleia Legislativa, convocando a eleição para hoje, às 12h.

Mais

A Mesa Diretora que assume o comando dos trabalhos dia 1º de fevereiro do ano que vem terá oito novos componentes. Apenas o presidente Arnaldo Melo foi mantido. Apesar disso, a divisão por blocos continua a mesma. O Bloco da União Democrática segue com quatro membros no comando da Casa; o Bloco Parlamentar Pelo Maranhão com três; e a oposição, com dois, sendo um do BPO e um do bloco PDT/PSDB.

Mais

A atual composição
Presidente: Arnaldo Melo (PMDB)
1º vice-presidente: Marcos Caldas (PRB)
2º vice-presidente: Neto Evangelista (PSDB)
3º vice-presidente: Afonso Manoel (PMDB)
4º vice-presidente: Francisca Primo (PT)
1º secretário: Hálio Soares (PP)
2º secretário: Jota Pinto (PR)
3º secretário: Edilázio Júnior (PV)
4º secretário: Cleide Coutinho (PSB)
A nova composição
Presidente: Arnaldo Melo (PMDB)
1º vice-presidente: Ricardo Murad (PMDB)
2º vice-presidente: Eduardo Braide (PMN)
3º vice-presidente: Marcelo Tavares (PSB)
4º vice-presidente: Gardênia Castelo (PSDB)
1º secretário: Rogério Cafeteira (PMN)
2º secretário: Carlinhos Florêncio (PHS)
3º secretário: Dr. Pádua (PSD)
4º secretário: Zé Carlos (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário