setembro 03, 2015

CPI de Crimes Cibernéticos chama jornalista Maju para prestar esclarecimentos.


Vítima de comentários racistas no Facebook em julho, a jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo, será convidada a prestar informações à CPI de Crimes Cibernéticos, da Câmara. Além de Maju, como também é conhecida, foram chamados a comparecer à CPI o criador do perfil Dilma Bolada, o publicitário Jeferson Monteiro, representantes do Movimento Brasil Livre (MBL) e do Revoltados On Line e a procuradora de Justiça Beatriz Kicis de Sordi, uma das coordenadores dessa última organização.

O convite a Maju foi aprovado pela comissão a pedido do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE). Segundo ele, a jornalista é uma das vítimas individuais da “assustadora escalada de crimes cibernéticos” praticados no Brasil. “Nessa linha, não se pode deixar de colher as impressões da jornalista a respeito do ocorrido”, afirmou o deputado na justificativa do convite. Os comentários racistas contra a apresentadora da previsão do tempo do Jornal Nacional gerou reações da Rede Globo e de usuários da internet, que aderiram à mobilização #SomosTodosMaju, em solidariedade à jornalista, atacada pela cor de sua pele. O assunto chegou a ser o mais comentado do Twitter no Brasil no dia 3 de julho.

No caso de Jeferson e dos representantes dos movimentos de rua, a comissão decidiu transformar os pedidos iniciais de convocação em convite. O acordo foi feito para evitar a rejeição dos requerimentos originais. Há uma diferença entre convite e convocação: os convidados podem recusar o chamado da comissão, já para os convocados a presença é obrigatória.

No pedido aprovado, de autoria do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), não foi especificado o nome de quem falará pelo Movimento Brasil Livre, que defende o impeachment da presidente Dilma e atuou na convocação das manifestações de rua deste ano. O grupo é liderado pelo estudante Kim Kataguiri

Blog do Lourimar

Um comentário:

  1. Esses criminosos não praticam só o racismo, prejudicam e caluniam famílias e pessoas de bem em todas as regiões do Brasil, espero que a justiça acorde e penalize severamente esses in civis malfeitores da nossa sociedade.

    ResponderExcluir