novembro 03, 2016

Veja quais partidos terão representantes na Câmara municipal de Lago Verde


Enquanto nesta legislatura a Câmara Municipal de Lago Verde encerra em 31 de dezembro de 2016 com 07 partidos representados, a partir de 2017, com o resultado das eleições, passará a ter vereadores distribuídos em 09 siglas. Neste contexto a cinco situações, algumas legendas foram extintas com o resultado do pleito, outras retornam, terão novatas, algumas cresceram e ainda houve diminuição.
Como sigla novata, está o PV, com a Vereadora Professora Rosangela e o Vereador Leandro Cajado e o PRP com o vereador eleito Zaqueu. Entre os que retornam, tem o PSB com a Vereadora Edilsa. O partido foi extinto no período da janela partidária, quando era representado pelo vereador Jackson que foi para o PTB.
Quem também retorna entre as siglas em janeiro de 2017 é o PMDB com o Vereador Livan. A legenda há anos não tinha um representante na Câmara Municipal, seus últimos eleitos foram Chico Maroca e Seu ERRE para o pleito de 2000 a 2004.
Crescimento
No caso do PROS, passa de um para dois parlamentares, Burrego e Vera Lucia, ambos eleitos com grande votação. Entre os partidos na nova legislatura, em proporção o PROS será o partido que mais representará eleitores, mais de 1.100 votos.
Diminuição
Entre os partidos que tiveram uma queda brusca no número de seus representantes está aquele que por pouco tempo foi à maior bancada na casa, o PR. A sigla caiu mais da metade com somente um reeleito. De atuais quatro vereadores, um concorreu ao cargo de prefeito que foi o Vereador Oliveira (Oliveira desistiu de concorrer ao pleito e apoiou o prefeito eleito Dr. Francisco, ajudando em sua vitoria no município), já os outros três Pretinha da Saúde, Marcela do Filuca, e Latino buscaram a reeleição, porém só Latino foi reeleito com 446 votos.
Outro que está nesta mesma linha é o PSDB. Ele cresceu de um para dois representantes em aproveito a janela partidária, Davi e Rosalba representam o partido na Câmara, a partir do dia 01 de Janeiro somente Davi estará falando em nome do PSDB no legislativo municipal, isso porque a Vereadora Rosalba Maroca não concorreu à reeleição.
Mesma quantidade
Entre os que se mantiveram na mesma quantidade está o PTB. Em 2012, Davi foi eleito pelo partido, aproveitou a janela partidária  e migrou para o PSDB. O PTB então recebeu a adesão do atual presidente da Câmara, Vereador Jackson que foi reeleito para um mandato de mais quatro anos, representado assim a partido no legislativo.  
Praticamente na mesma está o PDT, que ficando sem representante no legislativo  com a saída de Franklin Oliveira para o Partido Solidariedade, o PDT agora volta com o Vereador eleito Geovani Costa.
Extintos
Com relação aos extintos, duas siglas perderam seu espaço e ficaram totalmente sem representantes na casa de leis municipal. O PRTB que tem como vereador Alessandro (Rango) que  não conseguiu sua reeleição.
Da mesma forma, ocorreu com PMB, que tem o parlamentar Zé Baixote, que mesmo superando sua votação de 2012, não conseguiu uma vaga no legislativo municipal, ficando na primeira suplência.

E esses são os partidos e os seus respectivos representantes que em 01 de Janeiro de 2017 irão dar posse ao prefeito eleito Dr. Francisco- PPS. E com ele cumprir as propostas de trabalhos apresentadas ao povo no período eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário