fevereiro 13, 2013

Apocalipse 17, o oitavo rei, Bento XVI e os “profetas de plantão”.



Ao ler a notícia da renúncia de Joseph Alois Ratzinger (Papa Bento XVI), veio-me à memória alguns profetas de plantão que não podem ver alguém do Vaticano “mexer-se na cadeira”, que já começam a fazer suas “predições” mirabolantes para buscar “pêlo em ovo” ou “chifre na cabeça de cavalo”.
Uma dessas “predições” se baseia no texto de Apocalipse 17:8-11 onde são mencionados sete reis proféticos ou sete formas de governo que oprimiriam o povo de Deus ao longo da história. O principal desses poderes é, sem dúvidas, o papado (não um papa em si), como revela um estudo historicista de Daniel 7, 8 e Apocalipse 12, 13 e 18.
Ao invés de terem uma visão mais ampla da profecia de Apocalipse 17, muitos conjecturam que “os sete reis são sete papas” (o invés de sete formas de governo opressoras), e que o oitavo (v. 11) será o último a tomar posse antes de Jesus voltar.
Não tenho dúvidas de que algumas dessas pessoas afirmam esse tipo de coisa por ignorância, fruto de um estudo equivocado das profecias do Apocalipse. Outras, no desejo de suprir alguma carência afetiva, elaboram algo de “espetacular” para chamarem a atenção para si, sendo que esse não é um caminho saudável para a felicidade e realização pessoal.
Deus ama esses irmãos, compreende suas lutas e tem um grande desejo de auxiliá-los a obterem o conhecimento da verdade e/ou a cura emocional que necessitam.
Porém, não vou me deter nesse lado da questão. Meu objetivo ao fazer este breve comentário (não um estudo sobre Apocalipse 17) é prevenir-lhe contra essas teorias sem cabimento, sensacionalistas, que são utilizadas pelo Diabo para desviar sua atenção do estudo sério e sistemático das profecias de Daniel e Apocalipse.
Há anos disseram que o “oitavo rei” de Apocalipse 17 era o papa João Paulo II. Quando ele faleceu, alardearam que “O Diabo o personificaria para parecer que foi ressuscito”. Depois, afirmaram que o último papa a tomar posse antes de Jesus voltar não era mais João Paulo II e sim Bento XVI.
Agora, depois da renúncia de Ratzinger, pode ter certeza: dirão que o próximo a assumir o pontificado após de 28 de fevereiro de 2013, “será aquele que preparará o caminho para a volta de Cristo através do decreto dominical”.
A mente desse pessoal é tão “fértil” que também poderão alegar que “o próximo papa será o oitavo rei porque há somente um precedente de renúncia que remonta ao ano de 1294”, quando Celestino V desistiu do pontificado antes da sua consagração. Isso poderá ser um “sinal” do cumprimento “profético” para tais indivíduos e, desse modo, a mentira continuará se espalhando, inclusive através de vídeos na internet.
Entretanto, caso Bento XVI “se arrependa” e decida permanecer na cadeira papal, não tenha dúvidas de que escreverão em vários sites e blogs que “o Leandro Quadros estava errado”.
E assim, uma heresia que já deveria ter sido banida da vida das pessoas bem informadas, vai ganhando mais vida com o passar dos anos, e enganando um monte de gente sincera, ávida por sensacionalismo e que infelizmente não sabe o que é estudar corretamente a Bíblia.
Por isso, me impressiono com o que Ellen White escreveu em O Grande Conflito (mesmo que a citação esteja noutro contexto) pág. 625, por ver que suas palavras podem ser perfeitamente aplicadas aos filhos de Deus em qualquer circunstância que envolva o engano doutrinário:
Apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberam o amor da verdade,estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo. Pela testemunho da Bíblia estes surpreenderão o enganador em seu disfarce. Para todos virá o tempo de prova. Pela cirandagem da tentação, revelar-se-ão os verdadeiros crentes”.
Que você não seja mais um(a) a ser enganado(a) pelo sensacionalismo em torno dos “reis” de Apocalipse 17. Que por meio do estudo sério das Escrituras não seja surpreendido(a) pelo enganador com seu disfarce “profético”, que consiste também nas interpretações dos “profetas de plantão”.
E que o conhecimento da verdade (Jo 14:6) liberte-lhe (Jo 8:32) e/ou proteja dos “enganos sensacionais” que, longe de aproximarem as pessoas de Cristo e levá-las à uma reforma de suas vidas, as tornam joguetes nas mãos de alguns fanáticos. Sensacionalistas esses que deveriam aceitar a revelação de Atos 1:7, de que não devemos nos colocar no lugar de Deus para “saber o futuro”: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade”.
Para que tenha acesso a um estudo sério sobre as diferentes interpretações de Apocalipse 17, recomendo a leitura do artigo “A Besta de Apocalipse 17: Uma Sugestão”, de Ekkehardt Mueller, Diretor associado do Biblical Research Institute da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O material se encontra disponível em língua portuguesa na revista teológica “Parousia”, e pode ser lido clicando aqui.
Um abraço e até a próxima.

Um comentário:

  1. Caro irmão Leandro Quadros,
    Não acreditas que:
    "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei". Dt 29:29
    "... há um Deus no céu, o qual revela os mistérios"? Dn 2:28; 2:29;
    " que nos diz o que há de ser futuramente"? Dn 2:45"
    "... tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança"? Rm 15:4
    as profecias serão entendidas no tempo do fim? Dn 12:4
    as palavras destas profecias foram encerradas e seladas até o tempo do fim? Dn 12:9
    ...quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Mt 24:33
    As profecias de apocalipse são a "revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deus para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer..." Ap 1:1
    ... se não vigiares, virei como ladrão, e não conheceras de modo algum em que hora virei contra ti? Ap 3:3
    Mateus 24:14,o ultimo sinal, está em cumprimento?
    O livro de Apocalipse nos indica o que se cumprirá e quando e como se cumprirá?

    Saiba, querido irmão, que, você concorde ou não:

    1. As profecias apocalipticas se referem ao tempo do fim e foram dadas aos servos de Jesus para que soubessem as coisas que em breve devem acontecer, para evitarem ser surpreendidos. Ap 1:1; 3:3
    2. Apocalipse 13 apresenta um poder unificado mundial que "Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta cuja ferida mortal foi curada" vs 12, promovendo a adoração a Satanás por meio do decreto dominical.


    3. Apocalipse 17 trata especificamente do poder politico-religioso perseguidor,apresentado em Dn 7:8,25; Ap 12 e 13, que atuou durante 1260 anos e que novamente se levantaria no tempo do fim.
    O capitulo declara que as sete cabeças do poder politico-religioso, por meio do qual a igreja católica romana mantem sua autoridade,são sete reis ( os papas voltaram a ser reis desde 1929 e o atual logo será coroado rei).
    Um dos sete anjos que tem as sete taças (prontas para serem derramadas)afirma que após as sete cabeças, ou sete reis, se levantará o oitavo, que se unirá com dez lideres mundiais, os quais recerão poder como reis e juntos atuam com a besta durante uma hora (15 dias).

    " Tem estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e e a autoridade que posseum.
    Pelejarão eles contra o cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é Senhor dos senhores i o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele". Ap 17:11-14

    Bem, não temos como negar a existência desse relato profético. Restando a nós apenas ser prudentes e seguir o conselhor para vigiarmos (ficarmos atentos aos acontecimentos comparado-os ao relato bíblico).
    Não vejo necessidade de criticarmos uns aos outros ou de nos degladiarmos diante de tal profecia.
    Lógicamente, teremos evidências, no decorrer dos acontecimentos, se o atual papa é ou não o oitavo, que fará parte do poder perseguidor.
    Apenas continuemos nosso caminho de oração, busca pelo Espírito Santo e Cumprimento da missão.

    Particularmente acredito, como os irmãos Alberto, Amim e Vanderlei, que devemos "evitar interpretações especulativas sem o devido suporte bíblico, e nos manter fiéis a orientação divina a respeito das profecias. Como adventistas, somos um movimento religioso fundamentado sobre a profecia apocalíptica e é dessa mesma profecia que podemos buscar orientações sobre os eventos descritos nas Escrituras que estão ainda por vir. Ao fazer assim, podemos também esperar usufruir as bênçãos provenientes da firme orientação bíblica acerca do futuro, como está escrito: "Bem aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3) Timm, Alberto R.; Rodor, Amim A.; Dorneles, Vanderlei, eds. O Futuro: A Visão Adventista dos Últimos Acontecimentos.

    Irmão José

    ResponderExcluir