janeiro 22, 2013

Roseana vende ilusões


Por: José Reinaldo Tavares
Chega a beirar a ingenuidade esperar parcerias por parte da governadora Roseana Sarney. É como acreditar em Papai Noel. Esse jogo ela faz muito bem, sempre fez. No fundo, ela joga fazendo promessas que jamais passarão disso. E só ela ganha, pois, dominando os meios de comunicação do estado e com uma filosofia totalitária que está na base do poder da oligarquia, ela divulga a versão que é melhor para ela, cuja preferida é a de ‘governadora parceira’.
A única maneira de jogar esse jogo e não perder muito é levar qualquer solicitação por escrito e divulgar cópia do pedido na imprensa. Isso a obriga a responder e mostrar suas verdadeiras intenções.
Foi o que ficou comprovado com o pedido objetivo do prefeito Edivaldo Holanda para parceria no Socorrão. Ela teve que responder que toparia administrar o hospital, desde que a prefeitura lhe repassasse os recursos. Setenta e sete milhões de reais. Uma parceria e tanto!
Fez muito bem o secretário Marcio Jerry, que imediatamente detonou a empreitada. Roseana nunca fez parcerias. O que ela faz no governo é cooptação. Nunca fará uma parceria sem imediato interesse de cooptação política.
Imaginem então no caso de São Luís em que o prefeito é parceiro político leal do atual maior adversário político do clã, Flávio Dino. Ela só cobriria Holanda de benesses se este prometesse a ela – e disso desse provas – que trocaria Flávio pela oligarquia. Então viraria herói no estado, pois tudo o que fizesse seria descrito pelo sistema Mirante de comunicações como uma gestão municipal maravilhosa. Como isso não acontecerá, o tratamento será igual ao que dedicaram a mim e ao Jackson Lago. Não há meio termo. Na hora em que ela se convencer de que Holanda não será cooptado, entrará em campo a artilharia pesada. Não adianta sonhar. O Maranhão só será democrático com a vitória da oposição unida em 2014.
Isto posto, passemos ao endividamento criminoso que Roseana Sarney submete o estado. Nenhuma dúvida resta sobre o assunto. O primeiro bilhão que pegou, também antes da eleição de governo, ninguém sabe onde foi aplicado. Total mistério. O que se sabe com certeza é que mais uma vez ela deixa para a população pagar a farra feita com dinheiro público.
Esse poderá ser diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário