outubro 19, 2016

Secretário de Meio Ambiente de Lago Verde presta contas de suas ações e diz: " foi dado os primeiros passos".


"Faze o que estiver em mente , pois o senhor está contigo."
2 SAMUEL 7:3


COM DEDICAÇÃO E TRABALHO, DEIXAMOS AQUI NOSSA MARCA A FRENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE LAGO VERDE.


Apresento aqui algumas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lago Verde ao longo desses quatro anos onde estivemos a frente da pasta:
1. Em parceria com o Ministério Público, Sociedade Cível Organizada, Sindicatos e vereadores, realizamos o primeiro Encontro de lideres Rural de Lago Verde, realizado no Pov. Nova Conquista. Na oportunidade discutimos com os Órgãos competentes a questão do desmatamento no município, bem como as os cuidados com as queimadas. Desse encontro saiu à parceria com o Ministério Público e Fundo da Amazônia na prevenção dessas problemáticas na região do município.

2. Em parceria com a Defesa Cível do Maranhão criamos a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Cível- COMPDEC. Órgão responsável de Coordenar as ações de proteção a desastres naturais no município. A COMPDEC foi criada e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.
3. Com parceria firmada com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lago Verde instalou no prédio da Prefeitura Municipal o primeiro Pluviômetro Automático no Município, que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Outros locais devem receber novos pluviômetros a parte de 2017, a exemplo os povoados de Mangueira, Constâncio, Santa Luzia, Nova Conquista, Santa Maria, Andiroral e Companhia. A proposta já foi aprovada pelo Cemaden, esperando apenas o processo de instalações dos mesmos.

Representando o município de Lago Verde no I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente do Maranhão.

4. Por meio do Fundo Nacional da Amazônia, Lago Verde irá receber em breve cursos profissionalizantes nas áreas de Gestão Ambiental. Os cursos serão destinados a jovens que com idade de 18 a 26 anos da rede municipal de ensino.
5. Através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Recursos Naturais do Maranhão, Lago Verde por meio da Prefeitura Municipal irá em breve fazer o Cadastro Ambiental Rural, que é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

6. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Conlagos- Maranhão iniciou a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Lago Verde. Já foram realizadas três Audiências Publicas com a presença da sociedade civil, sindicatos, Ministério público, câmara de vereadores entre outras entidades competentes. Em fase final, o Plano Municipal de Saneamento Básico seguira para a sua aprovação na Câmara de Vereadores , aprovado será sancionado pelo Prefeito. Uma das principais sugestões do Plano de Saneamento Básico de Lago Verde será entre outras ações, acabar com o Lixão no município.


Em parceria com a AGED-MA fizemos o recolhimento de todas as embalagens de agrotóxicos no município. 

Essas são algumas das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Lago Verde, que agradece ao empenho de cada um que se dedicou a esse importante trabalho, que ao iniciarmos do zero, demos os primeiros passos ;  e que agora temos a oportunidade de entregar ao próximo gestor para que continue, melhore e crie novas alternativas para a área Ambiental e sua prevenções no município.


Vamos a Luta!
Jean Canuto
Se.Adjunto de Meio Ambiente
Lago Verde-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário