abril 02, 2017

Para não dizer que não falei de flores

Dr.Francisco no café da manhã com os professores
Contrariando as previsões dos atuais ocupantes do Palácio Municipal em Lago Verde, esse blog não terá qualquer problema em elogiar os membros do governo e as iniciativas que mereçam deferência.

Não há qualquer problema em admitir por exemplo, que nesses primeiros três meses é possível avaliar de forma bastante satisfatória a atuação da Secretaria de Saúde que não tem medido esforços para colocar em funcionamento o Hospital Joana Almeida, onde podemos ver médicos plantonistas e uma diminuição inclusive das procissões da ambulância em deslocamento de pacientes para outras cidades.

Apesar do governo ser centralizador e os secretários não dispor de autonomia, ainda assim podemos ver algumas ações diferenciadas e isso pode somar na avalição dos cem dias do governo municipal.

A exemplo foi nesse domingo, 02 de abril, o prefeito Dr. Francisco-PPS em uma de suas poucas aparições públicas, reuniu por meio da Secretaria de Educação do município, dezenas de professores efetivos, onde foi apresentado o cronograma de atividades da educação para o ano de 2017 e o valor a ser pago para a categoria em referencia ao reajuste salarial.

Com base no piso nacional anunciado pelo MEC que é de 7,64%, esse reajuste segue os termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, a partir do mês de janeiro. No ano de 2017, o piso nacional do magistério é de R$ 2.298,80 e o professor que tem carga horária mínima de 40 horas semanais e formação em nível médio (modalidade curso normal) não pode receber menos do que esse valor.

Embora tenha sido aventado diversos boatos de que o reajuste pago para os professores seria acima da média nacional, boatos esses que inclusive partiram de pessoas ligadas diretamente do governo. O que prevaleceu foi o piso estipulado pelo governo federal.

Com o reajuste anunciado, falta agora pagar os competentes educadores, que estão ansiosos para terem em mãos seus vencimentos para ajudarem na economia da cidade, que está parada a dias. Além claro, de regulamentar a merenda escolar dos alunos que estão sendo os grandes prejudicados.

Nesses primeiros 100 dias, o governo já pode fazer uma avaliação prévia do desempenho das secretarias.

O prefeito pode insistir em manter todas as pastas como estão, inclusive as problemáticas.

Simples assim!



Nenhum comentário:

Postar um comentário