Será realizado no próximo dia 15 de abril, em São Luís o “I Seminário Internacional sobre Bullying Escolar e Cultura de Paz” que reunirá especialistas e estudiosos da Espanha, Portugal, e dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia para uma discussão sobre violência escolar. O evento acontece das 8h às 19h no Auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa do Maranhão.
O foco desse encontro é o “Bullying Escolar”, que tem recebido a atenção da mídia no mundo todo, e que no Brasil já começa a sensibilizar a sociedade e o poder público para a questão, em virtude do aumento progressivo da violência nas escolas públicas e particulares.
Esforços conjuntos da Organização Não-Governamental Plan Brasil, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Conselhos de Direitos, Secretarias de Estado e Municípios do Maranhão, entre outros atores sociais, conseguiram, no final de 2010, a aprovação da Lei Estadual de Enfrentamento ao Bullying Escolar, de autoria da Deputada Eliziane Gama (PPS). A referida lei foi sancionada pela Governadora do Maranhão no dia 17 de novembro, sendo publicada no diário oficial no dia seguinte.
Esta foi uma entre tantas conquistas alcançadas pelo Comitê Estadual de Combate ao Bullying. Também foram aprovadas as leis municipais de combate ao bullying em Codó e Timbiras, cidades da Região dos Cocais Maranhenses. Toda essa mobilização começou há pouco mais de dois anos, quando a ONG Plan lançou a Campanha Mundial Aprender Sem Medo. No Brasil, logo após o lançamento da campanha, a Plan encomendou a primeira pesquisa nacional sobre bullying escolar, com uma amostragem de mais de 5 mil alunos.
Da assessoria da deputada
Nenhum comentário:
Postar um comentário