Uma das coligações da oposição para deputado estadual, PPS, PROS, PP e SDD, pode eleger de 3 a 4 deputados, segundo calculo dos presidente dos partidos envolvidos nesta coligação, e Calvet Filho e Vieira Lima poderão ser um dos tais.
A coligação tem 78 mil candidatos registrados no TRE, e o coeficiente eleitoral deverá chegar a casa dos 60 mil votos para eleger o primeiro deputado. Na coligação, os nomes mais cotados para vencer são: A esposa do deputado federal Zé Vieira, Patrícia Vieira (PROS); o empresário Wellington do Curso (PPS); o do ex-vereador de São Luis, Vieira Lima (PPS); do ex-candidato a prefeito de Rosário, Calvet Filho (PPS) e Cabo Campos (PP).
Cinco nomes devem disputar estas vagas, na visam política do titular do blog.
Calvet Filho e Vieira Lima são evangélicos da Igreja Assembléia de Deus, e ambos detêm apoios da classe evangélica no estado. Vieira Lima tem como reduto principal a grande ilha, já Calvet Filho tem a cidade de Rosário e região do Munim como base eleitoral.
Segundo levantamento feito, a coligação deve atingir a casa dos 200 mil votos ou mais. Se somar todo essa votação e dividir por 60, dará 3 eleitos, ficando na sobra apenas 20 mil votos. Sendo assim, a coligação elege diretamente 3 deputados, podendo eleger o quarto com a sobra de votos. Se por acaso a coligação atingir mais de 200 mil votos, o quarto deputado poderá ser eleito facilmente.
Diante desse cálculo, Calvet Filho poderá chegar à cadeira de deputado estadual se conseguir uma média de 15 mil votos. Da mesma forma Vieira Lima.
Suponhamos que 20 dos 78 candidatos atinjam, por baixo, 10 mil votos. 20 x 10 é 200. Só aí é 200 mil votos. Agora, somando esse valor com os outros 58 candidatos, aqueles que por ventura tirarem de 5 mil votos para cima ou para baixo.
O certo é que a coligação é Light. Ou seja, todos os candidatos estão no mesmo patamar, e nenhum deles possui mandato eletivo.
Fonte: Blog Bacabeira em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário