julho 31, 2013

Prefeitura de Lago Verde realizará II Conferência Municipal de Cultura.


A Prefeitura Municipal de Lago Verde através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem o prazer de convidar Vossa Senhoria para a II Conferência Municipal de Cultura , cujo tema central versará sobre:“ Uma Política de Estado  para a Cultura :  Desafio do Sistema Nacional de Cultura na organização da gestão e no desenvolvimento da Cultura Brasileira”.

Data: 02/08/2013 à partir das 07:30 Horas
Local: Ginásio Poliesportivo Zequinha Costa 
Endereço: Rua Padre Vieira – SN – Lago Verde.


ROTEIRO
 
NO PERÍODO DA MANHÃ – 07h às 12h

Credenciamento dos participantes - Abertura Oficial - Exposição de produções artístico-culturais de artistas de nosso município – Presença de Autoridades de nosso município e do Palestrante e representante da Secretaria Estadual de Cultura “Emanuel” – Lanche para os participantes – Apresentações Culturais: Quadrilha “AI QUE VIDA”, Dança do Carimbó do Povoado Lago Limpo e os grupos de dança os atrevidos e os FreeStep - A presença do tocador de instrumentos musicais o Sr. Oneildo Felizardo e da professora de balé Patrícia Bastos.

NO PERÍODO DA TARDE – 13h às 17h

Apresentações Culturais: Dança Indígena do Pov. Sta Maria e apresentação do Cantor da Banda Atitude Jailson Vocal cantando Dominguinhos – Formação dos grupos de trabalhos para discussão e elaboração de propostas – Discussão, debates e elaboração das propostas – Lanche para os participantes – Eleição dos Delegados para Etapa Estadual – Discurso de Encerramento.

Mais informações
Para que o planejamento das ações culturais tenha desdobramentos efetivos na vida dos cidadãos é necessário a união de Estado, Municípios com a participação da sociedade,   juntos podem atuar em benefício da cultura, pois a  Constituição Brasileira de 1988 estabelece que para promover e proteger a cultura deve haver colaboração entre o poder  público e a comunidade. A Constituição adota as duas definições do termo cultura, que ora se aplica aos modos de criar, fazer e viver dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, ora se refere às atividades intelectuais e artísticas.

Diante do desafio de criar ações de impacto no estímulo à produção cultural que englobe todas as modalidades da expressão cultural, em suas linguagens artísticas e manifestações do município,  retende-se criar um conjunto de estratégias de planejamento de curto, médio e longo prazo com o objetivo de desenvolvimento da  área e interesse da comunidade para que possam ressaltar a nossa história,  costumes e artes. A Conferência será um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações culturais para serem desenvolvidos nos próximos anos que terá uma visão de inclusão, dando oportunidades a todos os segmentos da sociedade organizada, fortalecendo o elo e projetando maior oportunidade de sucesso para todos envolvidos com as atividades culturais.

julho 27, 2013

Grupo Sarney confirma Pré- candidatura de Luis Fernando ao Governo do Maranhão.

Reunido na manhã deste sábado (27), na residência do senador João Alberto, em São Luís, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou às principais lideranças políticas do PMDB que abriu mão de se candidatar ao Governo do Estado. Aproveitou para informar que apoiará a pré-candidatura do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, nome escolhido pelo grupo.
_Reunião-1Participaram da reunião, a governadora Roseana Sarney; os senadores José Sarney e João Alberto; o ministro do Turismo, Gastão Vieira, deputados federais Sarney Filho e Pedro Novais; presidente estadual do PMDB em exercício, Remi Ribeiro; secretário de Saúde, Ricardo Murad; e o secretário Luís Fernando Silva.
Às lideranças de seu grupo político, Edison Lobão disse que declinou de disputar as eleições de 2014 para o Governo do Estado, ao chegar à conclusão que sua presença no Ministério das Minas e Energia é essencial para o Maranhão, devido aos inúmeros projetos que estão beneficiando o estado, como a refinaria da Petrobras, as usinas termelétricas, a exploração de petróleo e gás, o Programa Luz Para Todos, entre outros investimentos. “Tudo isto faz com que a gente desista da candidatura”, frisou.
Com a desistência, o caminho ficou aberto para o secretário Luis Fernando Silva, nome que foi bem recebido pelo ministro de Minas e Energia. “Com o meu declínio, o grupo escolheu o Luís Fernando para ser o pré-candidato ao governo. Ele foi um prefeito exemplar, foi meu secretário de Estado, é leal, competente, enfim, tem todas as condições”, declarou Lobão.
O ministro disse que estará unido com o grupo em torno da pré-candidatura de Luis Fernando. “Farei todo o esforço pelo Luis Fernando. Ele é pré-candidato por unanimidade”, concluiu.
O secretário Luis Fernando Silva ressaltou que o PMDB é um grupo unido e que vinha se articulando em torno das eleições de 2014. “Se a base do partido entende que serei pré-candidato às eleições de 2014, me coloco à disposição do grupo”.
No entanto, Luis Fernando afirmou que nesse momento sua missão é na Secretaria de Infraestrutura, na execução de um dos maiores programas de obras rodoviárias do país, que tem como meta interligar todos os municípios maranhenses por estradas pavimentadas.
Ao fim da reunião, todos foram unanimes em afirmar que o grupo seguirá unido e mais fortalecido ainda para as eleições de 2014, tendo como peça fundamental o ministro Edison Lobão, por sua grande liderança política em todo o estado.

julho 26, 2013

Papa reza com irmãos da Assembleia de Deus.


O papa Francisco visita a comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade. (Tânia Rêgo/ABr)
Rio de Janeiro- Em sua caminhada pela comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da capital fluminense, o papa Francisco parou em uma igreja evangélica da Assembleia de Deus e fez uma oração com o pastor e os cristãos protestantes, informou o padre Márcio Queiroz, que acompanhou o pontífice na visita à favela.
"Caminhando pela comunidade, chegamos até a igreja evangélica. Eu mostrei a ele que eles estavam no templo, e ele pediu para ir até lá para cumprimentá-los. O papa falou com o pastor e com as pessoas que estavam lá, e os convidou a rezarem um Pai Nosso", disse.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, também comentou a parada do pontífice na Assembleia de Deus. "O papa parou em frente à igreja e rezou com os fiéis da Assembleia de Deus que estavam na porta. Até eles pediram bênção. Foi um momento ecumênico, espontâneo e muito bonito", ressaltou.
Os padres também deram mais detalhes da visita de Francisco à moradia de uma família da comunidade. Segundo Federico, a casa era muito pequena, de 5 por 4 metros e estava lotada, com mais de 20 pessoas da família.
"Estavam lá todas as gerações de uma família. Foi um momento de muita comoção. Uma das coisas mais bonitas foi que todas as crianças pequenas foram ao colo do papa e ele abençoou uma por uma. No fim, todos fizeram uma oração juntos. Foi um momento de muita espiritualidade”.

O padre Márcio explicou que a casa estava cheia porque a família da dona é da Paraíba, e todos tinham vindo ao Rio para a visita do papa. Segundo ele, havia uma criança de 15 dias de vida e uma idosa de 93 anos, e o pontífice perguntou o grau de parentesco de cada um. "Como tinha medo que alguém enfartasse, tive que ligar na noite anterior e avisar que aquela seria a casa escolhida. Quando contei, ouvi um silêncio e pensei que a dona da casa tinha desmaiado", brincou o padre.
Outro detalhe da passagem do papa pela favela destacado pelos sacerdotes foi a parte em que o papa entrou em uma capela local. "Ele ficou muito comovido, e tinha lágrimas nos olhos", disse o porta-voz do Vaticano.
O padre Queiroz informou que apresentou a mãe ao papa, e disse que ela rezava diariamente por todos os sacerdotes. Segundo ele, por causa disso, ela ganhou um terço de presente do pontífice. "Ele [o papa Francisco] estava saindo da capela e voltou para presenteá-la", declarou.

Edição: Aécio Amado

julho 23, 2013

Morre Dominguinhos ao 72 anos.

Do G1
O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan, entre outros.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha oito anos de idade, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16.
 Dominguinhos durante apresentação em São Luis do Paraitinga em 2011. (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)Dominguinhos em apresentação em São Luís do
Paraitinga (Foto: José Patrício/Estadão Conteúdo)
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco ‘Forró no Escuro’ quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no final de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 
Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”

Essa é do Facebook: Sarney Filho procura em Pio XII onde fica Satubinha.

  • Deputado Federal Sarney Filho

    Piada do Dia rs!!! Deputado Sarney Filho chega de helicóptero em Pio XII!!!
    Detalhe, apenas para perguntar onde fica a Cidade de Satubinha kkk´s
    É amigos, a família Sarney precisa visitar mais o Maranhão!!!
    Triste para a População de Satubinha que votou no Deputado Sarney Filho sendo que o mesmo nem ao menos sabe onde fica a cidadee!!!Ele volta agora, próximo às eleições !!!Claroooo kkkkkk´s.

julho 22, 2013

Lago Verde faz convênio com Faculdade e oferece curso de graduação para professores da rede Municipal.


O Prefeito Municipal de Lago Verde Raimundo Almeida, acaba de assinar  convênio com a Faculdade Evangélica - FAEME para implantar  na cidade um curso de graduação para os professores da rede municipal de ensino, onde 50% das mensalidades serão pagas pela Prefeitura Municipal.

Para melhores informações, procure a Secretária Municipal de Administração no prédio da Prefeitura Municipal ou faça sua inscrições no  período de 22 a 26/07/2013.

Fonte: ASSECOM

Papa chega ao Brasil e declara alegria por celebrar JMJ 2013

Terra

O papa Francisco já está no Brasil. O avião que trazia o pontífice - um Airbus A330, da companhia italiana Alitalia - pousou às 15h43 na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde Francisco participará da Jornada Mundial da Juventude. Esta é a primeira viagem oficial do papa argentino desde que foi anunciado como o patriarca da Igreja Católica.

Papa Francisco
Papa Francisco desembarca na Base Aérea do Galeão, no Rio
Da Base Aérea do Galeão, o Papa saiu às 16h18min em passeio em carro fechado até a Catedral Metropolitana. De lá, ele pega o papamóvel e segue até o Theatro Municipal, onde o patriarca deverá saudar o povo e, por volta das 17h30min, seguir em carro fechado até o Terceiro Comando Aéreo Regional (3º Comar). De lá, ele segue de helicóptero ao Palácio da Guanabara para um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Mais tarde, sem contato com o público, o Papa irá para a residência Assunção, no Centro de Estudos Sumaré, onde irá passar a noite.

Por conta dos trajetos, diversas vias do Rio de Janeiro sofreram bloqueios: rua Pinheiro Machado, viaduto Engenheiro Noronha, elevado 31 de Março, avenida República do Chile, avenida República do Paraguai, avenida Almirante Barroso, avenida Rio Branco, rua Araújo Porto Alegre, avenida Graça Aranha, avenida Nilo Peçanha, rua Manoel de Carvalho, avenida Treze de Maio, rua Senador Dantas, rua Lélio Gama, rua Evaristo da Veiga, rua México, rua dos Arcos, rua da Assembleia, avenida Presidente Vargas, avenida Passos, rua Buenos Aires, rua Sete de Setembro e rua São José. A dica da prefeitura para os peregrinos é que utilizem as estações Carioca e Cinelândia do Metrô para poder acessar com maior facilidade a região por onde passará o papa Francisco.

Papa declara "alegria" por celebrar JMJ 2013
Francisco embarcou no aeroporto de Fiumicino às 8h55 (horário local, 3h55 de Brasília). Minutos após o embarque, o Papa escreveu uma mensagem em seu Twitter oficial, traduzido em diversos idiomas. "Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª Jornada Mundial da Juventude", postou o pontífice, na página em português.

O pontífice, que levava pessoalmente um bolsa preta de viagem, viajou acompanhado do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, do Substituto ("número três" do Vaticano) da Secretaria de Estado, o arcebispo Giovanni Angelo Becciu, e de membros desse departamento.

Também acompanham Francisco os cardeais Marc Oullet, canadense, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina; e João Braz de Aviz, brasileiro, prefeito regional da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

Uma vez no Brasil, se unirão ao séquito papal o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta; o cardeal presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, Raymundo Damasceno Assis; o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, do qual dependem as JMJs; e o núncio, Giovanni D'Aniello.

Também o acompanham o mestre de cerimônias pontifícias, Guido Marini; seu médico pessoal, Patrizio Polisca; o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri; membros da segurança do Vaticano e mais de meia centena de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.

PPS pode ser controlado por aliados de Sarney no Maranhão.

O PPS designou os deputados Raul Jungmann (PE), Carmen Zanotto (SC) e Arnaldo Jordy (PA) para tentar convencer, ainda esta semana, o PMN a voltar atrás na decisão de cancelar a fusão que criaria o partido Mobilização Democrática (MD). Em troca da fusão, o PPS oferece ao PMN – que terá encontro da Executiva no domingo (28) – o comando dos diretórios de Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro, DF e Maranhão.

PEGOU MAL
O afastamento do PMN – logo depois de anunciar a fusão – gerou mal estar no PPS, que tenta ao menos eleger a atual bancada em 2014.

EM CIMA DO MURO
Em reunião do PPS, Soninha Francine alertou que, pelo que conhece de José Serra, ele só se decidirá sobre se filiar ao MD no último dia.

QUEM DER MOLE
Embora esteja mais inclinado para aliança com Serra, o PPS também flerta com os presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva.

(Da coluna Claudio Humberto)

Maranhão é o sexto do Nordeste no ranking de homicídios

Do G1 MA

O Maranhão ocupa a 6º posição entre os Estados do Nordeste com o maior número de homicídios. É o que se pode ver no Mapa da Violência no Brasil, divulgado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos, com dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

A pesquisa foi realizada em todas as regiões e apresenta um levantamento sobre as mortes provocadas pela violência entre 2001 e 2011.

Os números mostram o aumento dos homicídios em boa parte do país. No Maranhão, entre 2010 e 2011, foram registrados 1.753 mortes, um crescimento de 17,4% e de 193,5% em comparação a 2001. Números que colocam o Estado no sexto lugar do Nordeste em número de homicídios.

Se a comparação for feita entre 2001 e 2010, o crescimento na taxa de homicídio na população maranhense, por 100 milhabitantes, é de 153%. Na taxa por capital, São Luís apresentou uma queda de 56,1 para 55,4 homicídios por 100 mil habitantes, mas não foi suficiente para impedir que a cidade fosse apontada como a quinta mais violenta do Nordeste e a sétima do Brasil.

Na capital, o número de homicídios se manteve entre 2010 e 2011: 569 mortes, mas se comparado a 2001 cresceu 133,2%. Em 10 anos, a capital maranhense saltou de 24ª para a sétima colocação no ranking, com crescimento de 101,8% na taxa de homicídios. 

julho 21, 2013

Realizada com sucesso a VIII Conferência Mun. de Assistência Social de Lago Verde-MA

A Prefeitura Municipal de Lago Verde-MA, através da Secretaria Municipal de Assistência e o Conselho Municipal de Assistência Social realizou durante os dias 18 e 19 de julho no Auditório do PETI, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social  que teve como tema: A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS e seis eixos temáticos: O cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos e planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão de trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos beneficiados no SUAS e Regionalização. 


Estiveram presente o Prefeito Raimundo Almeida, o Vice Prefeito e Secretário de Assistência Social Randolfo Oliveira, além de gestores em Educação, saúde e representantes do segmento cível organizado. A palestrante foi  a Dra. Annova Carneiro, professora da Universidade Federal do Maranhão.


Em sua fala, o prefeito Raimundo Almeida,  disse que as Conferências é importante, pois a sociedade tem a oportunidade de opinar sobre os trabalhos executados no município, bem como propor novos rumos às políticas de assistência social.

Durante a  conferência foi feito a leitura e aprovação do Regimento, construção das propostas, painéis, debates, leitura e aprovação do Relatório da Conferência, preenchimento do formulário de avaliação e escolha dos delegados para a IX Conferência Estadual. Foram eleitos dois delegados e seus respectivos suplentes. 


Todos que prestigiaram a Conferência receberam certificados de participação. 

julho 19, 2013

Mensalão.


Por Edson Vidigal.

Querem cooptação política com o dinheiro publico mais eficaz e mais imoral e aética do que a emenda parlamentar que, não obstante aprovada pelo Congresso passando a integrar o Orçamento da União, só é liberada para sua destinação e finalidade se o seu autor, Deputado ou Senador, se comportar direitinho votando sempre com o Governo?

Além do mais é uma coisa enganosa porque induz o parlamentar a fazer crer aos seus eleitores que conseguiu verbas no Orçamento para essa ou aquela obra indispensável ao seu Município. Verba que em muitos casos não aparece.

Como o Orçamento da União no Brasil não passa, em verdade, de um enfadonho calhamaço de intenções contendo previsões de arrecadação e de despesas que nem o Judiciário ou MP levam a sério, Presidente nenhum se julga obrigado a fazer a sua parte atendendo as demandas dos parlamentares.

Por isso é que há na bica para ser aprovada uma Proposta de Emenda Constitucional tornando impositivas as emendas parlamentares e isso está deixando a Dilma aborrecida, entufada mais que normalmente, acionando um corre-corre para o Henriquinho sustar a votação do que a área econômica considera uma grande doideira.

A idéia do orçamento impositivo, que data de 2006, foi de Antonio Carlos Magalhães e até a Ideli e o Mercadante, no Senado, votaram a favor. Depois o PT e o Lula foram limando, limando, até que mais fraquinha a PEC ficou no que propõe agora – obrigatoriedade de liberação apenas das emendas feitas ao Orçamento pelos parlamentares.

Ora, ou o Governo paga indistintamente as emendas apresentadas por todos os Deputados e Senadores ou a Presidente estará passível de um impeachment porque isso configura em tese atentado contra o livre funcionamento do Poder Legislativo (CF, Art.85, II).

Depois de liderar nas pesquisas em São Luis, Imperatriz, agora é a vez de Santa Inês.


Pesquisa realizada pelo instituto DataM3 no início do mês de julho em Santa Inês mostra ótima performance de Flávio Dino (PCdoB) para as eleições de 2014. Com 59,1% das intenções de voto da cidade, Flávio Dino lidera com quase 48 pontos percentuais de vantagem em relação ao adversário.

O cenário apresentado em Santa Inês revela que 59,1% da população diz que votaria em Flávio Dino na disputa pelo governo do Estado, caso as eleições fossem hoje. 11,2% dos entrevistados disseram que votariam em Luís Fernando (PMDB), pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney. 23,1% declararam que não votariam em nenhuma das opções. Não sabe ou não responderam somaram 6,6% das pessoas ouvidas pela pesquisa.

Outras cidades também fizeram levantamento sobre intenção de votos no mês de julho. Em São Luís, a Escutec divulgou que Flávio Dino teria 43,1% contra 20,4% de Luís Fernando. Já em Imperatriz, os números levantados pelo instituto Amostragem mostram que Dino lidera com 68,3% das intenções contra 12,67% do adversário.

julho 17, 2013

O medo do grupo Sarney tem nome: Flávio Dino.


Flávio Dino.
Flávio Dino.
Vira e mexe aliados do clã Sarney – blogs, rádios e impressos – atacam de forma cruel e irreparável a quem declarou guerra contra um dos grupos que domina o Estado do Maranhão há anos.
Quando deputado federal, eleito com ‘certos’ esforços do ex-governador José Reinaldo Tavares, Flávio Dino, que antes era juiz federal, teve o nome comentado nos três poderes em virtude de encontro com membros da família Sarney quando brigava pela cadeira do executivo municipal e acabou derrotado pelo ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).
Ao passar o período das eleições municipais, o comunista iniciou dia e noite a pregação da renovação no cenário político estadual, por meio de sua candidatura ao Governo do Maranhão. E durante essa luta, ele ganhou destaque logo após eleição não só a nível estadual, mas também nacional como, por exemplo, o convite para assumir um cargo classificado como segundo escalão do Governo Dilma Rousseff.
Com um trabalho brilhante na presidência da Embratur e reconhecido pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, aliado ferrenho de José Sarney, pai da governadora do Maranhão, Flávio Dino vem demonstrando riqueza política no campo da articulação com o Diálogos pelo Maranhão. Projeto desenvolvido para ouvir a necessidade dos pobres e oprimidos esquecidos pelo poder público municipal e estadual.
Além do Diálogos, um dos grandes destaques de sua articulação chama-se Edivaldo Holanda Júnior, carregado pelos braços da oposição Castelista e eleito prefeito de São Luís.
Mesmo gerando ciúmes em Roseana, o potencial político de Flávio Dino vem ganhando espaços e assombrando nada menos que o patriarca da família: o senador José Sarney (PMDB). Grande conhecedor da política, o ex-presidente do Senado, que atua com projeções e articulações visando em 10 anos, teme a distancia que deve ser percorrida para alcançar o candidato da oposição que, segundo pesquisas, mantém média acima de 50%.
E essa distancia poderá acabar, aniquilar e escorraçar o clã Sarney do Palácio dos Leões.
 Fonte: Blog do Neto Ferreira

Raimundo Almeida Decreta convocação para a III Conferência Municipal de Cultura.

O Prefeito Municipal de Lago Verde - MA, Raimundo Almeida do (PP), com base nos artigos 215, 216 e 216-A da Constituição Federal de 1988 e no disposto no Regimento Interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura, decretou na última quinta-feira (11) a convocação para a realização da Conferência Municipal de Cultura em Lago Verde, que será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o apoio da Prefeitura Municipal.

FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

julho 15, 2013

Vem ai :VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Lago Verde-MA


A Prefeitura Municipal de Lago Verde-MA se prepara para realizar a  VIII Conferencia Municipal de Assistência Social, onde irá abordar o tema: "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS.

Este ano, a Conferencia terá seis subtemas: O cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação;  Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS; Regionalização.

A realização da VIII Conferencia Municipal de Assistência Social  não é algo isolado, faz parte de um processo amplo de dialogo e democratização e articulação e temo como objetivo contribuir com o processo de consolidação do SUAS, na implementação dos serviços socioassistencias, reunindo governo e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos anos seguintes.

São esperados  gestores, técnicos, conselheiros municipais, trabalhadores de assistência social e uma grande numero de populares, que de forma conjunta discutiram melhorias para o melhor andamento no SUAS.

A Conferencia de Assistência Social terá como palestrante a Dr. Annova Miriam Ferreira Carneiro e acontecerá nos dias 18 e 19 de Julho com abertura oficial as 16:00 do Dia 18 na sede do Peti em Lago Verde. 

Na oportunidade serão apresentadas varias atrações culturais da nossa cidade.

Imagens que falam: Flávio Dino é recebido com festa na cidade do Sarney.





Em contraste a recepção dada pelos Maranhenses a atual governadora Roseana Sarney que nos últimos dias foi alvo de criticas através de manifestações espalhada por todo o estado, em especial na capital São Luis, o Presidente da EMBRATUR, Flávio Dino foi recebido com festa na cidade de Pinheiro-Ma, cidade berço do oligarca José Sarney em mais uma etapa do Movimento Diálogos pelo Maranhão.

Em um clima de apoio a mudança e renovação, centenas de pessoas ouviram cada palavra dita por Flávio Dino, que demostrou está preparado para os novos desafios.


julho 13, 2013

Com 68,33%, Flávio Dino lidera em Imperatriz.


flavio-dino136006
Pesquisa do Instituto Amostragem aponta Flávio Dino como líder nas intenções de voto da segunda maior cidade do estado
O Instituto Amostragem divulgou dados sobre sucessão eleitoral em Imperatriz: na cidade, Flávio Dino (PCdoB) lidera em todos os cenários – seja contra o candidato Edison Lobão (PMDB) ou contra Luís Fernando Silva (PMDB). Chegando a 68,33% de intenção de votos na segunda maior cidade do Maranhão, Flávio Dino lidera as pesquisas de intenção de voto ao governo do estado em 2014.
Com 68,33% de intenções de voto contra o secretário de Infraestrutura do governo, Luís Fernando Silva, que possui 12,67%, Flávio Dino lidera as intenções de voto em Imperatriz. Neste mesmo cenário, 8,5% dos entrevistados dizem que votariam branco ou nulo e 10,5% disseram não saber ou preferiram não opinar.
Segundo a pesquisa, na disputa contra Edison Lobão, Flávio Dino possui 61,67% das intenções de voto. Já o ministro de Minas e Energia aparece com 25,67% da preferência dos entrevistados. Nulos e brancos somam 6,17% dos votos, enquanto 6,5% disseram não saber ou preferiram não responder.
A mesma pesquisa avaliou, ainda, o desempenho do Governo do Estado em Imperatriz. Quando perguntados sobre qual a avaliação que tinham sobre o governo, 60,83% dos imperatrizenses disseram não aprovar o governo Roseana Sarney, enquanto 35,67% disseram que aprovam. 3,5% não souberam ou preferiram não responder.
Os entrevistados também foram questionados sobre o que representa o melhor para o futuro do Maranhão. Para 83% deles, o melhor para o estado é a mudança e a renovação. Somente 10% disseram que a continuidade do trabalho do grupo Sarney é o melhor. 7% não sabem ou não opinam.
Esta é a primeira pesquisa Amostragem divulgada sobre o segundo maior colégio eleitoral do estado, que ouviu 600 eleitores de Imperatriz e tem margem de erro de 3,9%, para mais ou para menos.
Fonte: Jornal Pequeno/Portal Vermelho

julho 11, 2013

Ex-Prefeito de Coroatá tem direitos Políticos cassado.

Luis da Amovelar

Nesta quarta-feira (10) a juíza substituta da 3ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância,Liviane Kelly Vasconcelos, sentenciou o ex-prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar (PT) a ressarcir aos cofres públicos mais de R$ 1 milhão praticados em ilicitudes com recursos federais da educação e da saúde.

Ainda de acordo com o relatório do Ministério Público Federal, Luisinho da Amovelar ficará fora da disputa eleitoral por 8 anos, além de não poder ter nenhum tipo de relacionamento com o serviço público.

À decisão não caberá recursos.

Imagem que fala: Pequena faixa de boas vinda a nossa governadora.

Fonte da imagem: Blog Marrapá.

Imagem  mostra os manifestantes indo em direção ao Palácio dos Leões, casa da nossa governadora, talvez com essa faixa tamanho "pequena", ela se sensibilize e peça pra sair.

Movimento Diálogos pelo Maranhão está acontecendo na baixada maranhense.

Santa Helena, Cururupu, Mirinzal e Pinheiro receberão neste final de semana a caravana do movimento Diálogos pelo Maranhão. O presidente da Embratur, Flávio Dino, acompanhado de lideranças oposicionistas marcarão presença nas quatro cidades a partir da noite desta sexta (12).

Os eventos da baixada maranhense se estenderão até a noite de sábado. Em todas as edições, o movimento Diálogos pelo Maranhão buscou compartilhar experiências e discutir saídas para os problemas socioeconômicos do estado.

Para tanto, estarão reunidas lideranças comunitárias, sociais, políticas, empresariais e populares que, juntas, pensarão propostas para solucionar e superar os principais entraves ao desenvolvimento da região.

Flávio Dino destacou que é fundamental discutir os reais problemas do estado cotidianamente a fim de que se estabeleçam novas formas de ação do poder público para resolver os problemas que assolam o estado.

“É errado o pensamento de quem só quer discutir as administrações públicas no período eleitoral. A população quer ser ouvida e nós estamos fazendo este movimento para discutir com nossos conterrâneos a mudança de parâmetros na política maranhense”, disse.

A partir da análise dos dados sociais do Maranhão e de uma proposta de modelo governamental pautado no desenvolvimento regional, acompanhando os avanços observados em diversos estados do Norte e do Nordeste, o movimento lança um novo olhar sobre o Maranhão.

AS DUAS BANDAS DO MARANHÃO.

Calvet Filho é Policial Militar e mora em Rosário-MA.


Por Calvet Filho

Maranhão, meu tesouro, meu torrão!
É assim que as bandas tocam pra cá.
Todo mundo ama de coração.

Tem grupo que está mandando e outro que quer mandar.
Claro que o amor é só na época da eleição,
Quando precisa do seu voto.

Depois que passa, vem à decepção,
Do seu nome não lembram mais, eu aposto!
Os nomes já estão em evidência, tem o Luís da “sinhá”,
Se nesses 50 anos esteve tudo certo, vote nele pra continuar.

Mas pense no seu filho, que representa a esperança.
Foram 50 anos sem saúde, educação e segurança!
Não se esqueça que está prestes a soar o sino.

O grito de liberdade!

Pode até ser com o Dino,
Mas não sei se mudará a realidade.
Pois, falam muito de oligarquia, de uma família no poder.
Se for só pra mudar o nome, sem mudar pro novo,
Vamos continuar a sofrer.

Já não sei se são duas bandas, ou coloco no masculino,
São dois grupos dominantes, é Luís e o Dino,
Estado e capital, sede pelo poder, vai ser o jeito ir de 3ª via,
Chega de sofrer.

Vou apostar na força que vem de Deus, na força de quem ama,
Não tem grupo, mas tem Jesus, essa é...

Na contramão: Governadora veta criação de escolas em tempo integral no Maranhão.


Pela segunda vez, a governadora vetou o projeto de lei que institui a escola em tempo integral no ensino publico do Maranhão. A implantação do ensino em tempo integral foi uma das promessas contidas no plano de governo da atual gestão, registrado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há quatro anos, o governo estadual não implantou escola em tempo integral e vetou o projeto de lei aprovado e encaminhado pelos deputados estaduais, recentemente.

O projeto de lei, que oferecia ao aluno de rede pública o acesso ao ensino profissionalizante, reforço escolar e a prática do esporte e lazer, foi novamente vetado pela governadora, mesmo com a aprovação de todos os parlamentares. "Estados como o Ceará e Pernambuco já oferecem aos seus alunos a possibilidade de ficar mais um turno na escola. A governadora disse que o antigo Marista seria a primeira escola em tempo integral do estado. Depois que o projeto está pronto, ela veta e mais uma vez não cumpre o que prometeu", afirmou o deputado Rubens Jr. ( PC do B).

Alguns municipios maranhenses como São José de Ribamar, Porto Franco e Matões implantaram, com recursos de suas prefeituras e do governo federal, o modelo de ensino em tempo integral. A cidade de Matões,por exempol, possui 30 escolas funcionando em tempo integral, através do programa Mais Educação (PME) , do governo federal. Em apenas quatro meses de gestão, a prefeita de São Luis possui duas escolas municipais funcionando em tempo integral.