Situações como estas são vividas em todas as cidades do Brasil e já faz parte do processo eleitoral.
Em Lago Verde não é diferente, faltando pouco mais de 8 meses para o dia "D", já podemos observar o mapa das eleições em nossa cidade.
No momento temos 5 pré-candidatos a prefeito,e mais de 70 a vereadores, que de acordo com o ditado popular vão brigar com unhas e dentes por uma das 11 vagas que o pode legislativo terá aparte de 2013.
Na corrida para sentar na cadeira do palácio Joaquim Pinto de Oliveira a briga vai ser de foice. É candidato de tudo que é tipo, novos e velhos na politica local, tem ex-prefeito, ex-primeira dama,ex-secretario e até vereador de mandato, todos querendo usufruir da cadeira hora ocupada por Raimundo Almeida, que ao que parece, não pretende abrir mão de continuar no comando do Município.
Com a situação atual, podemos dizer que o mapa politico em nossa cidade começa a se desenhar, mais isso não nos dar garantias que não ira mudar. Em Lago Verde é comum na reta final grupos que hora juram de pés juntos que não abeiram nem pra um trem, se desfazer e apoiar outros, claro que acompanhado de um bom acordo e algumas regalias!
São muitos os comentários e apostas para saber quem de fato será o candidato da oposição, uma vez que a mesma insiste em colocar na cabeça do eleitor lagoverdenese que terá 4 pré-candidatos a prefeito,coisa quase que impossível se levarmos em consideração o histórico politico em nossa cidade.
De um lado temos o ex-prefeito Chico Coco,que durante duas gestões reinou em Lago Verde e agora parece amargar um desprezo descomungal dos seus ex seguidores, tudo porque deixou sua base a ver navios a alguns meses atrás, sem falar que o mesmo é considerado politico ficha suja, pois o mesmo tem algumas contas reprovados pela Justiça.
Em outra situação está a ex-primeira dama Erica Revil, mulher do ex-todo poderoso Luis Revil, que também teve seus anos de gloria em 3 gestões Municipais, a mesma é nova no campo politico,tem como seu principal cabo eleitoral o seu marido Luis Revil e família, que se coloca como uma faca de dois gumos na sua campanha da mulher, o mesmo tem demostrado um verdadeiro declínio de liderança, tem suado para reverter esse quadro,sem sucessos!
É visto pela nova geração de votantes como um dos piores gestores de que Lago Verde, que mesmo não tendo acompanhado seu reinado, são bem informados por seus pais,avos,tios etc.
Erica Revil nas ultimas pesquisas encontra-se em segundo lugar, mais está em constante queda devido a falta de apoio dos movimentos sociais e lideranças politicas, e na altura do campeonato dificilmente conseguirá reverter esse quadro.
Outro nome oposicional é o Vereador e presidente da Camará Marlon Costa, vereador de primeiro mandado, foi visto como principal articulador da cassação do prefeito Raimundo Almeida, que acompanhado dos Vereadores Zé Baixoto, Jackson, Edilsa, Chico Maroca e Seu Erre, tipico de um golpe militar de estado, afastaram Raimundo Almeida por 8 meses e 20 dias da prefeitura, na época Lago Verde viveu o maior caus econômicos de sua história, esse período considerado como momento negro de nossa história atingiu desde o usuário do bolsa família ao comerciante local ,gerando grandes prejuízos e que até hoje é lembrado por todos na cidade.
Marlon Costa se diz candidato a prefeito pelo PTC,tem em seu grupo alguns vereadores de mandato e mesmo assim amarga seus 2,7%
O mesmo terá muita dificuldade em encarar a população da cidade,dificilmente fará uma campanha corpo a corpo com o eleitorado,seu nome tem forte rejeição e isso o gabarita como forte desistente ao posto e a cadeira no palácio da cidade.
Israel Franco, ex secretario de agricultura,sindicalista,o único mandando que exerceu foi de vereador quando ainda tinha 21 anos de idade ,é hoje um dos nomes que estão na briga pela executivo.O mesmo a tempos colocou sua banda na rua, foi um dos primeiros pré-candidatos a correr atras de apoio para seu sonho, e mesmo assim não tem alavancado crescimento que possa gabarita-lo como principal candidato da oposição, nos últimos dias teve uma grande perca, um de seus nomes para disputar uma vaga na camará municipal, desistiu de sua candidata,corre rumores que o motivo foi a falta de apoio e quebra de compromisso hora firmado entre eles.
Israel Franco o cobra verde,tem feito sua pré-campanha direcionada as associações e movimentos sindicais, segundo o mesmo,tem o apoio já declarado da presidente da colonia de pescadores Lalita. Israel Franco garante que não abandonará seu projeto rumo a prefeitura municipal,mesmo amargado uma péssima colocação na disputa.
Na ala governista de Lago Verde, Raimundo Almeida atual prefeito é o único nome indicado pelo grupo para continuar no comando do município;tem forte liderança, provada varias vezes ao longo dos últimos meses, recentemente a justiça deu parecer favorável a ele no que diz respeito a um processo movido pela oposição que pedia seu afastamento por não ter prestado contas; a justiça intendeu que o mesmo não poderia prestar contas no período indicado no processo, pois o mesmo não estava no cargo (diga-se os 8 meses e 20 dias que esteve fora do comando do município).
Raimundo Almeida entrará na corrida pela sua releição com uma considerável grupo politico, tem forte apoio popular,principalmente na sede onde nas ultimas indicações está em primeiro lugar. A maior defesa de seu nome está no fato de que o mesmo foi afastado e prejudicando sua gestão,tirando assim seu direito de governar como os prefeitos passados.
Hoje o atual prefeito e visto como o maior nome para vencer as eleições em outubro, sua futura coligação poderá lançar o maior numero de candidatos a vereadores que juntado a lideres políticos que já declararam apoio a sua reeleição. Pesa contra ele o fato de está no comando atualmente,e como todos sabemos,toda Administração por melhor ou pior que seja tem seu desgaste natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário