julho 27, 2011

SER CHEFE X SER LIDER

O blog publica um ótimo artigo do site RH Portal. Para reflexão...

Uma das fortes diferenças que percebo de cara entre chefe e líder é que o chefe busca quase o tempo todo surpreender o funcionário fazendo alguma coisa errada. Ao passo que o líder tenta surpreender o colaborador fazendo alguma coisa correta. E aí ele aproveita para elevar a auto-estima da pessoa dando parabéns de público. Percebo ainda que serve para fazer com quê o individuo melhore sua criatividade.


Outro dia um líder percebeu o funcionário fazendo uma coisa certa de maneira inovadora e não teve dúvida, foi lá e olhou nos olhos do colega e disse:- Gosto muito de trabalhar com você! Perceba leitor o poder deste reconhecimento e ainda de público. Só líder consegue ter um taco desses. Você ganha a atenção do cara, ele se sente parte do seu time e vai dar mais de si.Isso é motivar. Líderes conseguem praticar com inteligência levantar a auto-estima dos seus pares hierarquicamente inferiores.

 - E aí professor quando o cara erra, bato nele?  


Conheci um líder que na hora de enquadrar o funcionário ele tinha uma postura incrível. Primeiro ele chamava o colaborador e mostrava – Olha o que aconteceu... e dizia que a atitude ou omissão, desleixo, descuido, enfim; displicência havia prejudicado o trabalho de toda a equipe. Tanto que ele ficou sabendo pelo cliente. Tudo que fazemos aqui atrás do palco acaba na frente do cliente. Não deixava passar tempo, tentava acertar antes que as coisas ficassem mais estremecidas. Dizia ainda – Isso não pode mais acontecer aqui você pisou na bola, fiquei triste por tomar conhecimento através de outros.   


Acreditei em você e você amarelou. Isso tudo a sós, sem os outros colegas perceberem. Encarava o subordinado e permanecia calado por alguns segundos. Aqui para o subordinado a percepção era de horas e não segundos devido aquele emudecimento. E por último ele passava a mão por cima do ombro da pessoa e dizia.  


Vamos consertar isso – Estou junto com você pois continuo acreditando que você é capaz de se sair melhor. Sabem que aqui o enquadrado voltava a respirar melhor e não raro dizia:     


- Sei que vou melhorar. Percebam que ele não se ausentava de assumir responsabilidades. Essa é a vantagem de não fazer carnaval no erro do colega e sim de usar de linguagem assertiva.  

Conheci um técnico que quando o jogador errava a falta, o pênalti, após o jogo ele convidava o profissional a pegar a bola e a bater duzentas vezes até se afirmar novamente para melhorar o desempenho.     

...Estes são exemplos de posturas de quem conseguirá liderar seres humanos na empresa que vai sobreviver.

Autor: Cléber Machado - é consultor de empresas nas áreas de motivação, qualidade e vendas. Conferencista nacional, colunista de TV, com passagem pela Band, TVE, Guaíba e atualmente NET SUL. Autor dos Vídeos de sucesso "O Profissional do 3º Milênio " e "O Paladino da Motivação". Também autor do livro "Passando dos trinta - É Tempo de Reciclar". Em seus seminários não desfilam apenas o consultor de empresas, aparecem também o comunicador e o acadêmico de psicologia (ULBRA) que fala ao vencedor que está dentro de cada ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário