fevereiro 27, 2015

VI Semana Pedagógica de Lago Verde é realizada com sucesso

Foto: Antonio Araujo

O encerramento da VI Semana Pedagógica 2015 foi marcado por momentos de alegria, descontração, e dinâmicas entre os educadores que participaram do evento pedagógico que teve iniciam na terça-feira  (24) de Fevereiro, e encerrou em um momento festivo das atividades, nesta última sexta-feira (27/02).

De acordo com a Secretária de Educação Adeane Santos, o evento é traduzido pela integração e a vontade de acertar dos professores, objetivando um compromisso pedagógico dinâmico, a partir das discussões, propostas colocadas nessa semana de reflexão sobre a prática pedagógica. O evento também superou as expectativas, diante do número de professores que se integraram e participaram dos cursos, sobretudo com o objetivo de avançar nos novos paradigmas, a fim de construir uma proposta dinâmica para a sala de aula

As atividades relacionadas à Semana Pedagógica tiveram como tema central “Construindo, propondo e inferindo para melhoria da educação: IDEB, ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO e Cuidados no preparo da alimentação escolar; HIGIENIZAÇÃO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  E MEIO AMBIENTE LIMPO E SAUDÁVEL , esse últimos voltado  para merendeiras e ASGs”  , onde centenas de educadores se reuniram na Unidade Integrada Balão Mágico, e participam de cursos, oficinas e debate educativos ministrado pela professora Ivone Ramos que por sua vez estava acompanhada de excelentes técnicos  .

Foto Antonio Araujo

A  VI Semana Pedagógica foi uma realização Secretária de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal de Lago Verde, a solenidade de encerramento contou com a presença do Prefeito Raimundo Almeida, dos Vereadores Franklin Oliveira, Alessandro Lopes, Rosalba  Maroca, Burrego, Zé Baixote e vereador Davi. Estiveram presentes todos os Secretários Municipais, Assessores e os ex- vereadores Benedito Saraiva, Chico Maroca e Moacir Franco.


O prefeito Raimundo Almeida  participou do encerramento da   VI semana pedagógica e enalteceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que está buscando o aperfeiçoamento e qualificando os educadores. Ao falar sobre o evento, o prefeito Almeida fez uma  comparação do município de Lago Verde com as demais cidades do estado: “estamos bem avançados no sistema de ensino municipal, isso mostra o compromisso de nossa administração para com a educação.”  Almeida  ressaltou ainda que considera um momento decisivo para a valorização dos professores, para que os avanços sejam realmente eficazes e a qualidade no ensino continue fazendo a diferença .

Pré-candidato a Vereador Quinzim concede entrevista ao Blog

Lago Verde- Dando prosseguimento, o blog Lago Verde Conectado entrevista mais um pré-candidato a vereador da Cidade, com o intuito de levar aos eleitores e internautas informações sobre aqueles que poderão ser nossos representantes na Câmara  Municipal, de Janeiro de 2017 a Dezembro de 2020. 

Quais seus planos e projetos para o município? De onde surgiu a ideia de se candidatarem? já tem algum partido e coligação de Preferência? etc. São algumas das perguntas que serão feita a eles, e para todos serão feitos 10 perguntas, e todas iguais para não haver favorecimento. 

Se você pretende se candidatar a vereador em Lago Verde, e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog.


Filho de uma família tradicional politica de Lago Verde, Quinzim como é conhecido pelos amigos pretende colher o fruto que a família canuto vem plantando aos longos desses anos em nosso município. Por atuar sempre na área do esporte, Quinzim também vem apostando muito nos desportistas para conseguir uma vaga no legislativo de Lago Verde. Na manha de hoje(26), com exclusividade Quinzim Canuto concedeu ao nosso blog uma bela entrevista. Confira:

Quinzim concede entrevista ao blog

Entrevista:

Lago Verde Conectado: De onde surgiu a ideia da sua candidatura? Dá família, ou foi uma decisão apenas sua?

Quinzim: A idéia de nossa candidatura partiu de um conjunto que inclui não só minha família, como também amigos e algumas das lideranças políticas já consolidadas no município. Apresentei meu nome e prontamente foi aceito. No que me deu animo para dar inicio a essa jornada. Conseguimos unir toda nossa família nesse propósito, no que somos gratos, pois a família é sem duvidas a base de tudo! Hoje carrego a responsabilidade de decidir tudo que se trata desse projeto com eles!

Lago Verde Conectado: Você já tem algum partido e coligação de Preferência para se candidata?

 Quinzim: Sou filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB.  Em se tratando de coligações, vejo que ainda é sedo para se discutir sobre isso. Da mesma forma é em relação à questão partidária! O momento agora é buscar a consolidação do nosso nome junto a os lagoverdenses, e já estamos trabalhando pra isso.

Lago Verde Conectado: Sabemos que ainda estamos um pouco longe da próxima eleição, nesse meio tempo, Tem algum caso que venha interferir sua pré-candidatura?
QuinzimAcredito muito em Deus, entrego sempre meus planos a ele. Humanamente falando, nosso projeto tende em ir até o fim, sigo acreditando que Deus está comigo, pois só ele pode nos barrar desse sonho.

Lago Verde Conectado: Como estão as manifestações de apoio à sua candidatura a vereador? Você já está fazendo visitas à comunidade?

 Quinzim: Sim, natural que na altura do campeonato já estejamos em campo. Como falei agora pouco, já estamos buscando nossos apoios. Mesmo faltando ainda muito tempo, nossa pré-candidatura é competitiva. Não existe eleição fácil, mais com trabalho e serviços prestados, a tendência é a aceitação por parte da população ao nosso nome. Estamos otimistas e vamos continuar na busca por esses apoios.

Lago Verde Conectado: Você acha que essa próxima eleição, será uma das mais disputas de Lago Verde? Tanto no legislativo como no executivo?

Quinzim: Sem duvidas! Toda eleição tem seus desafios, suas histórias. Hoje a população está mais informada, as redes sociais “viralizou”o conceito política, e já é uma grande ferramenta para propor idéias, ajudando a desmascarar as velhas tática usadas em tempos atrás. Como disse, nenhuma eleição é fácil.
 Apresentar propostas e uma plataforma de ações será nossa bandeira, e vamos fazer isso!

Lago Verde Conectado: Qual a sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito, pelo legislativo em Lago Verde?

 Quinzim: Essa questão de analise sobre o legislativo é meio complexa, sou suspeito em qualquer opinião a respeito, sou pré- candidato a vereador. Vejo que só o povo poderá dar uma verdadeira opinião sobre o legislativo municipal. Mais posso arriscar! “Imagine uma caixa de frutas, é normal que sempre no meio das boas tenha alguma com defeitos” (sic). Nosso legislativo ainda está fechado, como cidadão o que observo é que a população não teve muitas participações. Lá a grandes nomes, que tem serviços prestados junto a os lagoverdenses, diante disso não posso generalizar que nosso legislativo esteja de um todo indo de mal a pior.

Lago Verde Conectado: Você acredita que tem boas chances de ser eleito vereador. Por quê? Chegando à Câmara, qual será a sua bandeira? Como pretende atuar?

Quinzim: Estamos confiantes! Vamos procurar fazer um bom trabalho, nesses próximos meses que antecipam o pleito, vamos buscar nos consolidar junto ao eleitorado lagoverdense que ira as urnas em 2016, apresentando nossas idéias, propostas e claro, ouvindo sugestões da população. Casa seja eleito, vamos levar para a Câmara Municipal um mandato popular, onde a participação de cada cidadão será o ponto central. Quanto nossa bandeira, vamos levantar como plataforma o POVO. Todas as bandeiras que for de interesse da população, essa será nossa! 

Lago Verde Conectado: Além de sua família, você estar contando com algum político da nossa região para apoiar sua campanha?
 Quinzim: Minha família tem um histórico político, meu pai Joaquim Canuto, meu irmão Jean Canuto, que foi candidato em 2012 onde mesmo sem fazer campanha, saiu bem votado, chagando a ser suplente da coligação e primeiro suplente do seu partido o PPS, já é uma amostra que nosso projeto tem base legal para enfrentar esse desafio. Os demais ainda estão sendo costurados e não iremos fazer feio nessas alianças! Em breve vamos todos trabalhar juntos, sem esquecer que um político pra ser político tem quer ter primeiramente o povo do seu lado.

Lago Verde Conectado:Que avaliação você faz da atual gestão do município de Lago Verde?

Quinzim: Positiva! Raimundo Almeida vai se gabaritando como um gestor que mais construiu, mais reformou e mais mudou a cara da cidade. Muito se falava em gestões passadas como sendo a “A” como a melhor e a “B” como pior. Hoje o que se ver é que Almeida dividiu a história de Lago Verde, o próximo prefeito terá a obrigação de fazer muito mais. Estou como Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, vim parar aqui por força de um acordo político, mais sou realista e taxativo: Raimundo Almeida vai encerrando seu mandato como o melhor prefeito que Lago Verde já teve. As dificuldades são muitas, claro! Mais ele ao que parece vai driblando cada uma delas com êxito. No resumo, o que vemos é um Lago Verde que respira novos horizontes. A atual gestão está fazendo jus a o slogan, “Construindo Um Novo Tempo”.


Lago Verde Conectado: Para finalizar nossa entrevista, faça suas considerações finais e deixe uma mensagem para a população de Lago Verde e para os nossos leitores em geral.

 Quinzim: Eu queria aqui agradecer em primeiro lugar a Deus por essa oportunidade. Agradecer ao Blog Lago Verde Conectado pela pelo espaço, fico honrado por ter dado essa entrevista! Queria agradecer ainda os inúmeros apoios que venho recebendo, e dizer que nosso projeto tem cada cidadão lagoverdense como foco principal. Conto com o apoio de cada amigo e amiga. Nossa luta está só começando e em breve vamos ao encontro de cada um dos que tem afinidade com nosso projeto. Estamos abertos ao diálogo, nosso meta é apresentar um plano de ação com propostas que ajudem a melhorar ainda mais a vida dos lagoverdenses, e a participação de cada um nessa empreitada e de grande importância. Temos a consciência que não será uma tarefa fácil, há bons nomes que também estão à disposição do povo, e isso é a democracia. Vamos há luta, contem comigo!
Quinzim discusando na inauguração da Praça Inácio de Macedo Brito povoado Alto do Fumaça.

Fonte: Blog Lago Verde Conectado

fevereiro 25, 2015

Projeto Comunitário Novo Tempo chega a Lago Verde


A partir desse Domingo (01 de Março de 2015,) será realizado em Lago Verde na colônia de Pescadores Z-70, Rua da Caema o “Projeto Comunitário Novo Tempo”.

Com temas e dicas pra felicidade e segredos de um casamento feliz, como educar os filhos com sucesso, palestras sobre saúde, orientações pra deixar de fumar em poucos dias, entre outras,  além de apresentações de filmes e sorteios de muitos brindes

Depois de percorrer todo Nordeste, o “Projeto Comunitário Novo Tempo” chega a nossa cidade e será mediado pelo palestrante Clenio Pereira de São Luís. O Projeto Comunitário Novo Tempo acontecerá todos os dias a partir das 19h00min.


Faça planos e participe!

fevereiro 24, 2015

Confira resultado preliminar de seletivo para professor do Estado

A Secretaria de Estado da Educação (Secuc) divulgou hoje (24) o resultado preliminar do seletivo para contratação temporária de mil professores.
Nos dois links abaixo podem ser acessados o resultado do seletivo e a consulta individual de pontuação.
Segundo a Seduc, nesta primeira fase, foram desclassificados os candidatos que não apresentaram os requisitos básicos para a disciplina pleiteada, conforme os editais 001/2015 e 002/2015 e, ainda, aqueles que não entregaram os documentos exigidos para confirmação da inscrição.
Para interposição de recurso, o candidato deverá formular pedido no site da Seduc, no prazo de 48 horas, informando o CPF e a senha gerada no momento da inscrição, além de imprimir o recurso, assinar e entregar na sede da Unidade Regional de Educação (URE) à qual o município de opção está jurisdicionado.
Fonte: Blog do Gilberto Léda

fevereiro 23, 2015

O Oscar é a sessão de terapia de Hollywood


O Oscar é a sessão de terapia de Hollywood. É só conferir os premiados de Melhor Filme de cada ano:

Em 2010, “Guerra ao Terror”: filme de baixo custo, dirigido por uma mulher, sobre o sofrimento dos “nossos soldados” no Oriente Médio. O concorrente e perdedor mais forte era “Avatar”, filme de altíssimo custo dirigido por quem? James Cameron, ex-marido da diretora de "Guerra ao Terror".

Em 2011, “O Artista”, filme que homenageia o estilo das comédias do cinema mudo.

Em 2013, “Argo”, filme em que produtores de Hollywood salvam “nossos cidadãos” sofrendo no Oriente Médio.

Em 2015, “Birdman”, reciclagem de críticas à Hollywood que sempre faz a comunidade hollywoodiana rir de si mesma. Depois das duas horas de filme, o efeito passa e eles voltam a se levar a sério.

A Academia também adora premiar filmes com temas “importantes”.

Em 2009, a farsa dos irmãos Coen sobre um judeu ou a farsa de Tarantino para matar Hitler não tinham chances perto de “Guerra ao Terror”.

Em 2010, o retrato acachapante da geração facebook (“A Rede Social”) e o incrível “Toy Story 3” perderam para “O Discurso do Rei”, filme em que um personagem Real vence suas próprias fraquezas.

Só pra lembrar que 'A Rede Social' fala de Mark Zuckerberg, um personagem real que a essa altura conhece as nossas fraquezas.

Em 2012, nem o realista “Amor” nem o espiritual “As Aventuras de Pi” nem Steven Spielberg filmando a vida de Abraham Lincoln conseguiram deter a vitória de “Argo”.

No ano seguinte, “12 Anos de Escravidão” mostrava um retrato impiedoso do escravismo. Se não fosse um filme com méritos artísticos talvez não ganhasse o prêmio máximo. Mas quem seria o coração de pedra que não lhe daria o Oscar?

Outro padrão de comportamento dos membros da Academia é premiar atores e atrizes que interpretem um personagem com alguma doença ou deficiência.

Essa tendência não é ruim quando se premiam grandes performances , como Dustin Hoffman vivendo um autista em "Rain Man" ou Daniel Day-Lewis em "Meu Pé Esquerdo".

Mas às vezes fica a impressão de que os membros votantes acreditam que as interpretações que imitam os personagens reais são muito superiores às interpretações que criam um personagem.

Pra ficar só nesse ano, o Oscar de melhor ator foi para Eddie Redmayne interpretando Stephen Hawking, e o prêmio de melhor atriz foi para Julianne Moore vivendo uma personagem que sofre do mal de Alzheimer.

O Oscar é ou não é uma sessão de terapia?

Fonte: Blog nota na pauta

FHC: Dilma adere à tática de quem rouba carteira e grita ‘pega ladrão’






Veja – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso respondeu nesta sexta-feira às declarações da presidente Dilma Rousseff, que lançou mão da velha tática petista e culpou o governo FHC por não ter iniciado uma investigação sobre os desvios na Petrobras na década de 1990. Em nota, o ex-presidente afirma que Dilma aceitou “a tática infamante da velha anedota do punguista que mete a mão no bolso da vítima, rouba e sai gritando ‘pega ladrão’.”
FHC salientou o fato de Dilma tratar do trecho da delação premiada em que o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco afirma que começou a receber propina da empresa holandesa SBM offshore em 1997, mas ignorar as demais revelações feitas por ele. “O delator a quem a presidente se referiu foi explícito em suas declarações à Justiça. Disse que a propina recebida antes de 2004 foi obtida em acordo direto entre ele e seu corruptor. Somente a partir do governo Lula a corrupção, diz ele, se tornou sistemática”, afirmou. E questiona: “Como alguém sério pode responsabilizar meu governo pela conduta imprópria individual de um funcionário se nenhuma denúncia foi feita na época?”.
Ainda segundo o ex-presidente, o petrolão não é caracterizado por desvios de conduta individuais de funcionários da Petrobras – nem são os empregados, em sua maioria, os responsáveis. “Trata-se de um processo sistemático que envolve os governos da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. Foram eles ou seus representantes na Petrobras que nomearam os diretores da empresa ora acusados de, em conluio com empreiteiras e, no caso do PT, com o tesoureiro do partido, de desviar recursos em benefício próprio ou para cofres partidários”.
O ex-presidente encerra a nota recomendando mais cuidado a Dilma diante dos fatos. “Em vez de tentar encobrir suas responsabilidades, jogando-as sobre mim, que nada tenho a ver com o caso, ela deveria fazer um exame de consciência”, afirma.
Ao tratar da delação de Barusco, a presidente se calou sobre a mais grave informação prestada pelo delator: a de que o tesoureiro do PT João Vaccari Neto recebeu até 200 milhões de dólares em propina do escândalo do petrolão.

fevereiro 20, 2015

PGE se posiciona contra lei de homenagem a pessoas vivas em prédios públicos

Maranhão da Gente, com edição.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) se manifestou contrária ao o uso do nome de pessoas vivas em logradouros públicos. A posição da PGE foi exposta em resposta a ofício encaminhado pela Procuradoria Geral da República, autora da ação onde é requerida a inconstitucionalidade de emenda inserida na Constituição Estadual em 2003, autorizando o uso do nome de pessoas vivas em logradouros públicos,
A Procuradoria Geral do Estado se manifestou favorável a Ação Direta de Inconstitucionalidade, nº 5181, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de revogar o parágrafo nono do artigo 19 da Constituição do Estado do Maranhão que autoriza este tipo de procedimento.
No Maranhão, a prática é adotada com frequência ao longo de diversas décadas e ainda se tornou norma respaldada pela Constituição Estadual e foi isto que motivou o procurador Geral da República Rodrigo Janot, a ingressar com ação questionando a constitucionalidade da emenda acrescida a Constituição Estadual em 2003, através da Emenda Constitucional de nº 37.
Na ação, ajuizada em dezembro de 2014, o Procurador Geral da República argumenta que a Constituição do Maranhão, ao permitir a atribuição do nome de pessoas vivas a obras e logradouros públicos viola o princípio constitucional da impessoalidade, garantindo a promoção individual a custas do patrimônio público.
No oficio onde se manifesta favorável ao prosseguimento da ação, o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia, ressalta que apesar da Constituição determinar que os órgãos de representação judicial do poder Executivo a defender norma contestada judicialmente, através de Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal firmou jurisprudência permitindo exceções quando se trata de casos de flagrante inconstitucionalidade da norma contestada.
A manifestação da Procuradoria Geral do Estado a respeito do caso alinha-se à medida de caráter legal tomada pelo governador Flávio Dino (PC do B) que dentre as primeiras iniciativas anunciadas ainda no dia da posse incluiu o Decreto de nº 30.618. Este decreto veda a atribuição do nome de pessoas vivas a logradouros públicos e ainda permite que por iniciativa de secretários de estado ou qualquer agente público que exerça cargo de direção, chefia e assessoramento no âmbito do Poder Executivo possa solicitar a alteração atualmente atribuída a diversos logradouros públicos. Por conta disto, surgiram inclusive mobilizações construídas nas redes sociais pedem a mudança dos nomes da Maternidade Marly Sarney e do Estádio João Castelo, o “Castelão”, sugerindo que estes locais sejam rebatizados respectivamente com os nomes da médica e líder comunista Maria Aragão e de Canhoteiro, um dos maiores jogadores da história do futebol maranhense e brasileiro.
Puxadinho Jurídico
A prática de batizar logradouros públicos com pessoas vivas, vedada pela Constituição de 1988 por ferir o princípio da impessoalidade, vem sendo utilizada com frequência há várias décadas no estado do Maranhão. Em 1994, quando houve a criação de 78 novos municípios, algumas cidades foram batizadas com os nomes de políticos. Na ocasião, para driblar a proibição constitucional, a Assembleia Legislativa do Estado incluiu uma emenda abrindo exceções para o caso de pessoas vivas consagradas notória e internacionalmente”.
Este “puxadinho jurídico”, viabilizado pela Assembleia Legislativa permitiu inclusive que o governador Ribamar Fiquene, que sancionou a lei relativa a criação de novos municípios em novembro de 1994, tivesse o próprio nome batizando uma das cidades recém criadas, privilégio também assegurado ao seu antecessor, o ex-governador Edson Lobão, eleito naquele ano para Senado Federal.
Tanto Lobão, quanto Fiquene eram filiados ao PFL, (atual DEM), mesma legenda de Roseana Sarney, eleita em 1994 para o primeiro mandato e cujo nome foi utilizado para batizar o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Reeleita em 1998, Roseana Sarney deixou o governo do Estado em 2002, mas um deputado do mesmo partido da governadora, Mercial Arruda foi o relator de uma emenda, encaminhada à Assembleia Legislativa em 2001 autorizando o batismo de bens públicos com o nome de pessoas vivas que além de serem consagradas notória e internacionalmente como ilustres tenham prestados relevantes serviços à comunidade na qual está localizada a obra ou logradouro”. Ao defender a aprovação da emenda, o deputado Pavão Filho argumentou que era mais justo as pessoas receberem homenagens enquanto estão vivas.

fevereiro 12, 2015

MORROS – Revoltada, população faz protesto contra prefeita para evitar destruição de campo.




Os moradores do bairro Vargem, zona urbana da cidade de Morros, se irritaram com a decisão da prefeitura em destruir um campo de futebol para a construção de uma quadra esportiva no bairro.

Para evitar isso, a população se reuniu na tarde desta quarta-feira (11) e simplesmente não deixou a máquina da prefeitura (FOTO) proceder com o serviço.

Segundo informações postadas no Portal do Munim, a prefeita Silvana Malheiros (PDT) conseguiu um convênio federal para a construção de uma quadra no município, no entanto, o que a população protesta, é que a gestora quer construir dentro do único campo de futebol do bairro.

Indignados com isso, os moradores cavaram a rua, tocaram fogo em pneus e pedaços e pau e não deixaram a máquina trabalhar.

Ainda segundo informações, a comunidade convocou a prefeita para uma reunião no bairro e tratar do assunto, mas ninguém da prefeitura compareceu.


Enquanto isso, o problema segue...

Informações: Bacabeira em Foco

fevereiro 11, 2015

Juventude agora tem vez: Flávio Dino assina Projeto de Lei do Programa ‘CNH Jovem’

CNH Jovem
Maranhão da Gente
O governador do Maranhão, Flávio Dino, assinou agora há pouco no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o Projeto de Lei que institui o Programa “CNH Jovem”. Até o fim do ano estamos prevendo que 2000 mil jovens participaram deste Programa”, disse o governador no ato da assinatura do programa.
O Projeto de Lei que cria o Programa “CNH” jovem prevê que estudantes oriundos da rede pública em idade para possuir a primeira habilitação serão selecionados por meio do Enem ou sorteio.
Também participaram do ato de assinatura do Projeto de Lei, a Secretária Estadual de Juventude Tatiana Pereira e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Antônio Nunes .

fevereiro 10, 2015

Raimundo Almeida fala o motivo de não realizar o carnaval em Lago Verde


O ano começou difícil para diversas cidades. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, 90% dos Executivos brasileiros estão em crise. E em período de economia, a folia de Momo aparece como um dos primeiros itens na hora dos cortes. A cada dia cresce o número de cidades que anunciam não apenas reduções, mas também o cancelamento das festividades do carnaval.
Em Lago Verde o prefeito Raimundo Almeida (PP) anunciou esta semana o cancelamento da folia momesca.  Ficou definido que o poder público municipal não vai arcar com a festa popular, por entender que a festa tem um custo elevado e que existem outras demandas a serem priorizadas como educação, saúde e infraestrutura urbana, pois são áreas que não devem ser deixada de lado, afirma o prefeito.

“Sabemos que o carnaval é uma tradição nacional, no entanto como gestor municipal tenho a responsabilidade com o erário público. Vamos priorizar áreas importantes. E já começamos quando optamos por colocar todo o quadro de funcionários em dia, bem como os alugueis e fornecedores da prefeitura. Peço a compreensão de todos, e entendo que o melhor agora é preparar o município para os novos desafios”.



Governo Flávio Dino é aprovado por 77% dos maranhenses, diz pesquisa


Governo de Flávio Dino tem aprovação de 77% dos maranhenses
















O índice de aprovação da nova administração do Governo do Estado é de 77%, segundo pesquisa do Instituto Exata/TV Guará/Record News. O índice foi divulgado na tarde desta terça-feira (10) pela emissora, apontando que 13% não aprovam e 10% não sabem ou não responderam. A pesquisa de alcance estadual revelou que a aprovação do Governo é alta entre os maranhenses.

Realizada entre os dias 5 e 8 de fevereiro de 2015 em todas as regiões do Estado e ouvindo 1.408 pessoas, a pesquisa revelou ainda que a percepção do desempenho pessoal do governador Flávio Dino à frente da administração também é alta.

Para 78% dos entrevistados, Flávio Dino tem bom desempenho no exercício da função de governador, contra 12% que acham que ele não tem bom desempenho e 10% não opinaram. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A última pesquisa de avaliação do Governo do Estado ainda sob administração da ex-governadora, realizada e divulgada em setembro de 2014 pelo instituto Exata, revelou que 64% dos maranhenses não aprovavam a gestão de Roseana Sarney naquela data, outros 32% aprovavam e 6% não souberam avaliar ou preferiram não responder.

Maranhão no rumo certo

Para o secretário de Estado de Articulação Política, Márcio Jerry, os índices revelam que o maranhense tem recebido bem as ações do Governo do Estado. As iniciativas governamentais foram tomadas desde o dia 1º de janeiro, com foco na melhoria dos serviços públicos, da Segurança, Saúde e Educação.

“Temos consciência de que há muito a ser feito e estamos começando pelas prioridades. O Governador tem tido muita sensibilidade com a garantia dos direitos dos cidadãos, com a melhoria das condições de Segurança e da promoção da Educação Pública com qualidade,” afirmou Márcio Jerry ao Portal Vermelho, em entrevista.

Já no mês de janeiro, Flávio Dino buscou solucionar os problemas mais urgentes relativos ao abandono de serviços públicos. Segundo o governador, a prioridade da administração é revitalizar as áreas de atuação do Estado que foram sucateadas ao longo dos últimos anos.

Na gama de iniciativas realizadas no 1º mês de administração, destacam-se atuação nos setores da Segurança Pública com articulação para aumento do efetivo e do policiamento nas ruas; 10 medidas emergenciais voltadas para a qualificação da Educação Pública e dos professores da rede de ensino estadual; ações conjuntas para combate à desigualdade social nas cidades com menor desempenho nos indicadores de qualidade de vida.

Vereador Plinio Oliveira e Grupo Oliveira promove torneio na zona rural de Lago Açu.

Vereador Plinio (de camisa amarela) ladeado pelo time feminino

Aconteceu nos dias 07 e 08 de Fevereiro na zona rural do município de Conceição do Lago Açu o primeiro torneio de futebol com o apoio todo especial do Vereador Plinio Oliveira e Grupo Oliveira. O evento contou com a presença de 06 times femininos e 12 masculinos, e teve a participação de dezenas de pessoas que vieram dos povoados Centro do Meio, Olho D’águas da Lapela, Centrinho, Envira, Matinha e Terra de Areia. Todos da zona rural de Conceição do Lago Açu.


Time campeão levantado a taça com o vereador Plinio 


“Mesmo diante de muitas dificuldades vividas pelos  moradores dessas comunidades, vamos tentando mudar a situação. Sabemos que não podemos fazer tudo e nem resolver todos os problemas de imediato, mas o que posso fazer não êxito em fazer. Muitas coisas ainda serão realizadas, é claro que não me refiro as obras grandes, mas sim aquelas que estiverem dentro das minhas possibilidades como vereador". palavra de Plinio Oliveira (PHS).

fevereiro 09, 2015

Se insistir no erro, Dilma pavimentará saída do PT do poder

Blog do Kennedy
Se insistir nos erros políticos e econômicas, a presidente Dilma Rousseff deverá ter um segundo mandato pior do que o primeiro. Também pavimentará a eventual saída do PT do poder na eleição presidente de 2018.
Apontada pelo Datafolha no final de semana, a queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff já era esperada. Motivos: medidas como o ajuste fiscal e o reajuste de tarifas controladas pelo poder público. Com a Operação Lava Jato, pesou também uma agenda negativa que foge ao controle do governo.
No entanto, erros da presidente acentuaram a queda. O governo conseguiu piorar o que já seria ruim. Dilma demorou a anunciar medidas do ajuste fiscal. Na sequência do anúncio, a equipe se retraiu, e Dilma não explicou aos eleitores por que tais medidas, que contrariavam o discurso de campanha, seriam necessárias.
Após a posse, só fez novo discurso na reunião ministerial, quase um mês depois. É muito tempo de silêncio. Um presidente tem de liderar, explicar as razões de medidas duras. Isso passa por uma relação frequente e transparente com a imprensa e por discursos mais frequentes. O ex-presidente Lula, nas crise de 2008/2009 e do mensalão, fazia praticamente um discurso por dia e dava mais entrevistas do que Dilma.
De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana, a popularidade da presidente despencou de dezembro para cá. O índice de ótimo/bom caiu de 42% para 23%. A taxa de ruim/péssimo subiu de 24% para 44%. E aumentou o pessimismo em relação à economia.
A presidente escuta pouco, decide sozinha e não quer enfrentar a realidade. Errou ao tentar isolar o PMDB e perdeu a eleição para a presidência da Câmara. Errou ao indicar para a Petrobras alguém que, na largada, trouxe expectativas negativas e não positivas para o futuro da empresa.
A ideia de isolar o PMDB é de uma ingenuidade que um presidente da República não pode ter. Na Petrobras, perdeu uma oportunidade de começar a recuperar a empresa. Agora, fragilizada, tem de aprovar medidas impopulares no Congresso. Um presidente fraco fica mais sujeito a chantagens. Talvez tenha de fazer mais concessões para aprovar as medidas do ajuste.
Dilma precisa resolver um problema de cada vez. Fechar um acordo definitivo com o PMDB. Fazer o debate político em defesa das medidas que considera necessárias. Em algum momento, corrigir o erro que cometeu na demissão de Graça Foster da Petrobras. Precisa ampliar sua interlocução política e empresarial. Ouvir mais, como prometeu que faria depois da eleição e não cumpriu.

fevereiro 05, 2015

Atenção políticos: compra de adversários também resulta em perda de mandato


              Compra de apoio político implica em perda de mandato, decide o TSE

O tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nessa terça-feira (3) sobre um caso que pontua um marco no Direito Eleitoral.

Os ministros do TSE decidiram pela cassação dos mandatos de um prefeito e do vice-prefeito da cidade de Crissiumal, no Rio Grande do Sul. A fundamentação para a cassação dos mandatos foi o abuso do poder econômico. A diferença nesse caso é que a alegação não foi a tradicional compra de votos, mas sim a compra de apoio político.

O prefeito Walter Luis Heck (PSB) e o seu vice, Ivano Adelar Zorzo (PP) foram acusados de oferecer dinheiro e cargos públicos a candidatos e vereadores da coligação adversária para que desistissem de concorrer e os apoiassem.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul já havia cassado os mandatos dos dois políticos e a decisão foi mantida ontem pelo TSE. O prefeito Walter Heck teve declarada a inelegibilidade pelo período de oito anos, a contar de 2012.

O presidente do TSE, ministro Dias Tóffoli, acentuou que a decisão muda o entendimento da Corte, “que sempre foi um tanto quanto liberal nesses aspectos”. Afirmou que “este julgamento dá uma jurisprudência mais apertada, mais rigorosa no que diz respeito a esses acordos políticos envolvendo trocas não só de cargos, mas de favores e valores monetários”.

Ao votar, o ministro Gilmar Mendes falou sobre o valor do tempo de televisão no horário eleitoral gratuito. Segundo ele cada minuto “estaria custando nas negociações algo como R$ 10 milhões, o que deve nos fazer pensar em mudanças no próprio modelo de disposição do tempo de distribuição gratuita do horário eleitoral”.

Com informações do TSE
 

‘Falar a verdade não faz bem neste governo’, diz Aécio sobre Foster

Dida Sampaio/Estadão
Folha de São Paulo – O senador tucano Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, afirmou nesta quarta-feira (4) que, mesmo tendo protegido a presidente Dilma Rousseff por mais de um ano, a presidente da Petrobras, Graça Foster, deixa a estatal por ter “falado a verdade” ao admitir prejuízos bilionários.
“O curioso na saída de Graça Foster da presidência da Petrobras é que depois de mais de um ano fazendo de tudo para proteger a presidente da República, sua amiga Dilma Rousseff, a presidente Graça Foster resolveu falar a verdade e, há poucos dias, admitiu no balanço da empresa uma perda de ativos de mais de R$88 bilhões. No mesmo momento, admitiu um prejuízo de mais de R$ 2,5 bilhões pelo início das obras feitas irresponsavelmente nas refinarias do Ceará e do Maranhão. Falar a verdade não faz bem a ninguém neste governo”, escreveu Aécio em sua página no Facebook.
Na noite desta terça (3), Aécio havia acusado Dilma de “fritar” Graça ao decidir trocar somente agora o comando da estatal. Para o tucano, Dilma desgastou a “melhor amiga” para substituí-la quando percebeu que sua presença na Petrobras seria “insustentável”.
“Em um gesto de pouca generosidade com sua amiga, a presidente permitiu que ela [Graça] assumisse uma responsabilidade que não é dela. Ela não teve condições de administrar a empresa. Ser amigo da presidente é pior do que ser seu adversário”, disse o tucano.
RENÚNCIA
Graça Foster e cinco diretores renunciaram na manhã desta quarta. Em comunicado ao mercado emitido na manhã desta quarta, a Petrobras afirma que “o Conselho de Administração se reunirá na próxima sexta-feira, dia 06.02.2015, para eleger nova Diretoria face à renúncia da Presidente e de cinco Diretores”.
Nesta terça, Graça passou a tarde reunida com Dilma no Palácio do Planalto. No encontro, segundo a Folha apurou, ela apresentou as cartas de renúncia dos diretores.
A presidente argumentou que precisava de mais tempo para achar substitutos e fecharam a saída após a publicação do prejuízo decorrente de corrupção na estatal.
No entanto, ao retornar ao Rio e conversar com os diretores, eles rejeitaram o cronograma proposto pelo governo e exigiram deixar a empresa nesta quarta. Segundo a Folha apurou, a presidente da estatal, no entanto, conseguiu que as demissões fossem na sexta-feira (6), na reunião do Conselho de Administração.