A Secretaria de Estado da Juventude (SEEJUV) realizou durante esta semana reunião com representantes de movimentos juvenis para reativar e organizar o sistema estadual de juventude. Essa é uma das principais metas determinadas pela gestão do governador Flávio Dino para a pasta.
Na pauta da reunião foram abordadas questões relacionadas à reestruturação e fortalecimento das organizações juvenis para que todas possam contribuir com a discussão das políticas públicas de juventude no Maranhão. Para alcançar esse objetivo, foram elencadas algumas ações a serem realizadas pelos movimentos, com o apoio da secretaria, como a identificação de todas as centrais estudantis e a criação de uma página na internet para que os movimentos compartilhem informações e experiências.
“A reanimação das juventudes para o processo do debate e construção das políticas públicas é a marca do governo Flávio Dino. Acreditamos que esse processo tem muitos significados e sentimentos e isso referenda o papel de cada um na grande contribuição do fazer dos movimentos. A formação de novos quadros, o amadurecimento do nosso papel, e dos debates é fundamental”, avaliou a secretária da Juventude, Tatiana Pereira.
Durante a reunião, ficou definido como prioridade do Fórum Estadual de Juventudes do Maranhão (Fejma), que congrega vários movimentos e entidades juvenis do estado, a atualização do cadastro desses organismos para possibilitar a reativação do Conselho Estadual de Juventude (Cejovem), formado pelo poder público e sociedade civil.
Na visão da secretária Tatiana Pereira, os órgãos de organização social têm um papel e uma missão importantes na mobilização dos atores sociais e na discussão de políticas públicas que atendam a juventude maranhense de forma plural e integral.
“O Fejma, que muito me orgulho de ter ajudado a criar, tem um papel estratégico para definir a composição do Conselho Estadual de Juventude. Para mim e para o governador Flávio Dino, é uma questão de honra, reestruturar esses espaços de debates e discussões de políticas públicas de juventude, no âmbito da sociedade civil. Por isso mesmo, essa é uma das principais metas da nossa secretaria”, enfatizou.
Marcos Leite, membro do atual colegiado do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão, avaliou como positiva a reunião. Para ele, a discussão foi importante para estreitar os laços entre a secretaria e os diversos segmentos da sociedade civil.
“O fato de conseguirmos já nessa primeira reunião, encaminharmos a reorganização do Fórum Estadual de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão, mostra que a secretária, como gestora da juventude vai dialogar com os movimentos juvenis e implantar essas políticas públicas em todo o estado”, opinou.
Fonte: Blog do Domingos Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário